2º Ano Ensino Médio - Noturno - Compreensão e produção de texto.

1 — Leia atentamente e responda: 

À GARRAFA 

Contigo adquiro a astúcia 
de conter e de conter-me. 
Teu estreito gargalo 
é uma lição de angústia. 
Por translúcida pões 
o dentro fora e o fora dentro 
para que a forma se cumpra 
e o espaço ressoe. 
Até que, farta da constante 
prisão da forma, saltes 
da mão para o chão 
e te estilhaces, suicida,
numa explosão 
de diamantes. 

PAES, J. Paes. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. 

a) A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, é expressado através de quê?” 

2 — Leia atentamente: 

CARTA AO TOM 74 

Rua Nascimento Silva, cento e sete 
Você ensinando pra Elizete 
As canções de canção do amor demais 
Lembra que tempo feliz 
Ah, que saudade, Ipanema era só felicidade 
Era como se o amor doesse em paz 
Nossa famosa garota nem sabia 
A que ponto a cidade turvaria Esse 
Rio de amor que se perdeu 
Mesmo a tristeza da gente era mais bela 
E além disso se via da janela 
Um cantinho de céu e o Redentor 
É, meu amigo, só resta uma certeza, 
É preciso acabar com essa tristeza 
É preciso inventar de novo o amor 

MORAES, V.; TOQUINHO. Bossa Nova, sua história, sua gente. São Paulo: Universal; Philips, 1975
 (fragmento)

O trecho da canção de Toquinho e Vinícius de Moraes apresenta marcas do gênero textual carta, possibilitando a interação entre o eu poético e o interlocutor. Qual o tom utilizado entre os dois? E qual o assunto tratado na canção?”

3 — Explique a relação sugerida no texto entre o conhecimento teórico e o prático.



Agora, liste o conhecimento de mundo e conhecimento linguístico que você ativou para compreender a mensagem veiculada no texto.. 

a) Conhecimentos de mundo: 

b) Conhecimentos linguísticos: 

C) Explicite os sentidos que o autor do texto quis evidenciar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.