2º Ano Ensino Médio - Noturno - Compreensão e produção de texto.
1 — Leia o texto e responda o que se pede.
Samba de uma nota só
Antônio Carlos Jobim
Eis aqui este sambinha
Feito numa nota só,
Outras notas vão entrar
Mas a base é uma só.
Essa outra é consequência
Do que acabo de dizer
Como sou a consequência inevitável de você.
Quanta gente existe por aí
Que fala tanto e não diz nada,
Ou quase nada.
Já me utilizei de toda escala
E no final não sobrou nada,
Não deu em nada
E voltei pra minha nota
Como eu volto pra você
Vou contar com uma nota
Como eu gosto de você.
E quem quer todas as notas
Ré-Mi-Fá-Só-Lá-Si-Dó
Fica sempre sem nenhuma
Fique numa nota só.
Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/tom-jobim/samba-de-uma-nota-so/letra/
Acesso em 18/06/2020.
Nesse exemplo, podemos concluir que o autor utilizou qual função? Justifique sua resposta.
2 — Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens
lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a
denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:
Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade em relação a Carlos Drummond de
Andrade por:
a) reiteração de imagens
b) oposição de ideias
c) falta de criatividade
d) negação dos versos
e) ausência de recursos
Comentários
Postar um comentário