2º Ano Ensino Médio - Noturno - Compreensão e produção de texto.

1 — Leia o texto e responda o que se pede. 

Samba de uma nota só 
Antônio Carlos Jobim 

Eis aqui este sambinha 
Feito numa nota só, 
Outras notas vão entrar 
Mas a base é uma só. 

Essa outra é consequência 
Do que acabo de dizer 
Como sou a consequência inevitável de você. 

Quanta gente existe por aí 
Que fala tanto e não diz nada, 
Ou quase nada. 
Já me utilizei de toda escala 
E no final não sobrou nada, 
Não deu em nada 

E voltei pra minha nota 
Como eu volto pra você 
Vou contar com uma nota 
Como eu gosto de você. 
E quem quer todas as notas 
Ré-Mi-Fá-Só-Lá-Si-Dó 
Fica sempre sem nenhuma 
Fique numa nota só. 

Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/tom-jobim/samba-de-uma-nota-so/letra/ Acesso em 18/06/2020. 

Nesse exemplo, podemos concluir que o autor utilizou qual função? Justifique sua resposta.

2 — Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:

Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade em relação a Carlos Drummond de Andrade por: 

a) reiteração de imagens 
b) oposição de ideias 
c) falta de criatividade 
d) negação dos versos e) ausência de recursos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.