3º Ano Ensino Médio - Noturno - Recepção e Produção de Textos Orais e Escritos de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira.

Tópicos/Habilidades: Informação específica e objetivos do leitor 
Na atividade anterior, vimos o pronunciamento de Barack Obama aos formandos norte americanos. Dois dos conselhos dele aos formandos são: 

“I hope that…you decide to ground yourself in values that last. Like honesty, hard work, responsibility, fairness, generosity, respect for others. You won’t get it right every time, you’ll make mistakes like we all do. But if you listen to the truth that’s inside yourself — even when it’s hard, even when it’s inconvenient — people will notice. They’ll gravitate towards you, and you’ll be part of the solution instead of part of the problem.” 
Lastly, the former president urged graduating seniors to focus on building a sense of community with one another, adding: “If we’re gonna get through these difficult times, if we’re gonna create a world where everybody has opportunities to find a job and afford college, if we’re gonna save the environment and defeat future pandemics, then we’re gonna have to do it together.” 
Trecho da matéria da TEEN VOGUE, disponível em: https://www.teenvogue.com/story/barack-obama-2020-commencement-speechgraduate-together#intcid=recommendations_teen-vogue-bottom-recirc_b6d86e53-645a-4ee6-aac1-267c935e74da_text2vec1-mab. Acesso em: 17 jun. 2020. 

A partir da leitura do texto, responda: 

1 — Baseados em que Barack Obama deseja que os formandos cresçam, conforme dito por ele no primeiro conselho no texto acima? 

2 — Durante esta fase de crescimento, qual a posição de Barack Obama em relação aos erros? De acordo com ele, o que é importante nesse processo? 

3 — O que Barack Obama espera que o mundo possa oferecer a todos no futuro? 

Temos que planejar nosso futuro e nossos projetos de vida sem deixar de sermos felizes hoje, pois nossas ações e sentimentos de agora serão primordiais para as conquistas futuras. 
Leia os trechos da música 

“Live like there’s no tomorrow”, de Selena Gomez. A versão completa está disponível em: https://www.vagalume.com.br/selena-gomez/live-like-theres-no-tomorrow. html. Acesso em: 17 jun. 2020. 

Live Like There’s no Tomorrow 
Selena Gomez 

The choice is in our hands 

And we can find a way 
To do anything, if we try to 

Live like there’s no tomorrow ‘
Cause all we have is here, right now 
Love like it’s all that we know 
The only chance that we ever found 
Believe in what we feel inside 

Believe and it will never die 
Don’t ever let this life pass us by 
Live like there’s no tomorrow 
… 
Be here by my side 
We’ll do this together 
Just you and me 
Nothing is impossible 
Nothing is impossible 

Com base na leitura e interpretação da canção, responda: 

4 — Qual a mensagem principal da música “Live Like There’s no Tomorrow”? 

5 — A partir de sua interpretação da canção, escreva sua opinião sobre o que é dito nos versos: 

“The choice is in our hands / 
And we can find a way / To do anything, if we try to”?

Tópicos/Habilidades: Características básicas do discurso oral em vários gêneros textuais 

O texto aqui trazido de Obama foi um pronunciamento em uma formatura que aconteceu de forma on-line. O outro texto é de uma música. Em ambos, podemos identificar traços de informalidade ao usar a Língua Inglesa e características do discurso oral (hesitações, indicadores de interrupção e de mudança de turno, coloquialismo, contrações). 

6 — Identifique e sublinhe nos textos os traços dessa informalidade. (Se preciso, pesquise no seu livro de inglês esses traços e características). 

Tópicos/habilidades: Relação entre textos escritos 

7 — Qual relação podemos fazer entre a fala de Obama para os concluintes do Ensino Médio e a canção de Selena Gomez?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.