1º Ano Ensino Médio - Noturno - Valores.
ATIVIDADES
2 — Agora escolha uma das situações apresentadas anteriormente, leia e discuta sobre elas com alguém que mora com você, seguindo as orientações:
a) Busque saber da pessoa escolhida o que ela faria em tal situação e o porquê de suas decisões.
b) Discuta com a pessoa cada uma das decisões apresentadas por ela e, em consenso, defina qual é a decisão mais adequada a ser tomada.
c) Procure identificar alguns valores envolvidos em cada situação.
Continuando a refletir sobre moral e ética, pense nas proposições a seguir.
3 — A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. É uma referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos e nações, à humanidade etc. A respeito disso, você conhece algum documento que trate legalmente de princípios humanitários? Qual(is)? Fale um pouco sobre ele(s).
4 — De acordo com o seu entendimento, a quem a falta de ética e moral mais prejudica?
5 — Para você, onde a ética está fazendo mais falta atualmente? Por quê?
6 — Partindo do pressuposto de que todos nós temos princípios e valores para avaliar e julgar determinada situação e decidir sobre ela, podemos afirmar que todos nós estamos submetidos à ética. Escreva um breve texto argumentativo sobre o que é ser “antiético” — contrário a uma ética que um grupo compartilha e aceita — e o que é ser imoral — colidir com determinados princípios e costumes de uma sociedade.
Comentários
Postar um comentário