3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Arte - Conhecimento e Expressão Artes Visuais.

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ARTE 

No século XX, a arte em relação: 
No início do século XX, período de grandes transformações sociais, políticas e econômicas, surgem artistas que se desvinculam das formas tradicionais de expressão, conhecidos como “artistas de vanguarda”. Influenciados pelas descobertas arqueológicas, pelos saberes antropológicos, pelas ciências exatas, pela psicologia e pela psicanálise, eles afirmam que o acaso e o inconsciente estão sempre presentes nos processos de produção artística: por isso, segundo eles, o artista não tem total controle sobre sua criação. Por causa dessa postura, a arte se abre para a experimentação de novos materiais, tornando-se livre, inclusive, para dessacralizar a obra de arte e para relativizar o conceito de beleza. 
Na contemporaneidade, é entendido, como artista, aquele que pensa sobre arte e que desenvolve um percurso poético, ou seja, que se propõe a criar de forma intencional e reflexiva. Para isso, não é necessário ter habilidades técnicas nem uma personalidade excêntrica, mas sim conhecer arte e se deixar levar para a experiência estética e pelo prazer que ela causa em si nos outros. 
Os artistas passam a utilizar em seus trabalhos materiais inusitados e objetos já prontos, industrializados ou artesanais. Além disso, apropriam-se das linguagens tecnológicas e dos produtos da indústria cultural como uma forma de crítica. 
Gradativamente, os teóricos de arte reconhecem e valorizam as mais diversas formas de arte, erudita ou não, e passam a conceituar as manifestações artísticas como possuidoras de múltiplos sentidos, que são dados pelo artista, pela obra e pelo público, em constante diálogo. São criadas obras abertas, que estimulam os observadores a interagir com elas, recriando-as. 
Assim, os artistas atuais também passam a questionar os modos de circulação da arte, fazendo performances e happenings: aquelas são intervenções cuidadosamente elaboradas, que mesclam as artes visuais com a música e o teatro; estas aliam o planejado com o improviso e envolvem a participação do espectador. São eventos que geralmente se desenrolam fora de teatros, museus e galerias, locais alternativos onde o artista procura expor sua arte e intervir no espaço. 
Fonte texto: Todas as artes: volume único: arte para o ensino médio/POUGY Eliana, VILELA, André. 1, ed.—São Paulo: Ática, 2016- p:,23.de 175 

Imagem: escultura com material reciclado



ATIVIDADES

01 – O século XX é um período de grandes transformações sociais, de acordo com o texto, como é entendido um artista da contemporaneidade? 

02 – Durante toda essa unidade, abordamos as questões ambientais, no texto da semana 4, o autor cita como alguns artistas manipulam alguns objetos para a sua produção artística. Escreva sobre esses materiais, e porque optaram por fazer uso desses tipos de materiais. 

03 – A arte contemporânea aborda temas como: preservação do meio ambiente, critica a comercialização da arte como mercadoria, envolvem o espectador em suas produções, mesclam as artes visuais com a música, teatro e a dança. Você considera esses acontecimentos como um ponto positivo ou negativo para a posteridade? Justifique sua resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.