1º Ano Ensino Médio - Noturno - Primeira Lei de Newton

VETORES 

São segmentos de reta orientados usados para representar grandezas vetoriais, diferenciando
as das grandezas escalares. Ou seja, vetores são setas. 

Grandezas escalares são aquelas que apenas seus valores numéricos são suficientes para termos todas as informações necessárias sobre elas. Alguns exemplos são: tempo; comprimento; densidade; carga elétrica; temperatura.

Já para as grandezas vetoriais seus valores numéricos não passam todas as informações a seu respeito. É necessário se saber “para onde” a grandeza “aponta”. Alguns exemplos são: força; deslocamento; velocidade; campo magnético; aceleração. 

Vetores são representados por setas e são compostos por: 

Módulo: valor numérico da grandeza. 
Direção: reta onde o vetor se encontra, como uma reta vertical ou reta horizontal. 
Sentido: orientação do vetor na reta. Um vetor com direção vertical pode apresentar sentido para cima ou sentido para baixo. 

Direção é aquilo que existe de comum num feixe de retas paralelas. Podemos percorrer uma direção em dois sentidos, portanto, para cada direção existem dois sentidos. 

SOMA DE VETORES 

Em sistemas com dois ou mais vetores de mesma grandeza (forças ou campos, por exemplo) podemos substituir o conjunto de vetores por um único vetor, que causaria o mesmo efeito que aquele conjunto todo. Este é chamado de vetor resultante. Para determinarmos o módulo do vetor resultante utilizamos métodos diferentes conforme a direção e o sentido de cada vetor. Supondo dois vetores, A e B, podemos calcular o módulo do vetor resultante de três maneiras, inicialmente: 

Somamos vetores com mesma direção e mesmo sentido: 

R = A + B 

Subtraímos vetores com mesma direção e sentidos opostos: 

R = A - B 

Quando os vetores são perpendiculares, calculamos o módulo do vetor resultante pelo Teorema de Pitágoras: 

R = A + B²

Para determinar a direção e o sentido do vetor resultante, podemos reposicionar os vetores A e B, de forma que o início de um coincida com o fim do outro. A direção e o sentido do vetor resultante são definidos ao ligarmos o início do primeiro vetor com o final do último.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?