1º Ano Ensino Médio - Noturno - Que lugares eu ocupo?

Caro estudante! 

A adolescência é a fase mais conturbada da vida dos seres humanos por ser o período de transição entre a infância e a idade adulta. Nessa fase ainda imperam atitudes de uma criança,mas, ao mesmo tempo, é esperada do adolescente uma postura adulta, ou seja, de uma fase ainda por vir. Nessa aula, você refletirá sobre suas funções em diversos grupos sociais como a família, a escola, entre outros. Haja vista que: “Nos dias atuais, a família e a escola constituem os dois espaços principais de socialização das novas gerações. É sobretudo por meio dessas duas instituições que os jovens de hoje constroem sua identidade, formam seus valores e preparam-se para a vida adulta, em particular a vida profissional”. 

Agora siga para a atividade que tem como objetivo conhecer a origem da necessidade da relação entre os seres humanos e entender a importância da família e da escola para vida em sociedade. 

Atividade 1: Eu e os outros 

Leio o texto “Família e escola” : 

“Comparados a outros seres, somos um animal frágil: possuímos reduzida força física, não temos muita velocidade de deslocamento, nossa pele é pouco resistente ao clima e agressões, não nadamos bem e não voamos, não resistimos mais do que alguns dias sem água e alimento, nossa infância é muito demorada e temos de ser cuidados por longo tempo. Ora, vivemos em um planeta que oferece condições de vida muito especializadas; um animal como nós não teria chance nas regiões polares, nas desérticas, nas florestas equatoriais, nas de inverno inclemente, nos oceanos, etc. [...] 

O que vai nos diferenciar, de fato, é que só o animal humano é capaz de ação transformadora consciente, ou seja, é capaz de agir intencionalmente (e não apenas instintivamente ou por reflexo condicionado) em busca de uma mudança no ambiente que o favoreça. Essa ação transformadora consciente é exclusiva do ser humano e a chamamos trabalho ou práxis; é consequência de um agir intencional que tem por finalidade a alteração da realidade de modo a moldá-la às nossas carências e inventar o ambiente humano. [...] 

Se o trabalho é o instrumento, qual é o nome do efeito de sua realização? Nós o denominamos Cultura (conjunto dos resultados da ação do humano sobre o mundo por intermédio do trabalho). [...] 

[...] Em suma, o Homem não nasce humano e, sim, torna-se humano na vida social e histórica, no interior da Cultura. [...]

[...] Um dos produtos ideais da cultura são os valores, por nós criados para o existir humano, pois, quando os inventamos, estruturamos uma hierarquia para as coisas e acontecimentos, de modo a estabelecer uma ordem na qual tudo se localize e encontre seu lugar apropriado. 

[...] O principal canal de conservação e inovação dos valores e conhecimentos são as instituições sociais como a família e a Igreja, o mercado profissional, a mídia, a escola etc.[...] ao contrário dos outros seres vivos, nós os humanos, dependemos profundamente de processos educativos para nossa sobrevivência (não carregamos em nosso equipamento genético instruções suficientes para a produção da existência) e, desse prisma, a Educação é instrumento basilar para nós. 

No entanto, a Educação pode ser compreendida em duas categorias centrais: educação vivencial e espontânea, o “vivendo e aprendendo” (dado que estar vivo é uma contínua situação de ensino/aprendizado), e educação intencional ou proposital, deliberada e organizada em locais predeterminados e com instrumentos específicos (representada pela Escola e, cada vez mais, pela mídia). ” 

Conforme o texto apresentado, a espécie humana enfrenta muitas dificuldades de adaptação e sobrevivência, mas se serve de sua inteligência para criar maneiras de compensar suas fraquezas. Considerando sua leitura e reflexão, responda às perguntas que seguem abaixo: 

a) Já nascemos seres sociais? Por quê? 
b) Segundo o texto, somos seres frágeis. Por que ele afirma isso? 
c) O que nos diferencia dos outros seres vivos? 
d) Segundo o texto, qual a importância da educação para o ser humano? Argumente se você está de acordo ou não com o que aborda o texto? 

Não esqueça de fazer seus registros, anotações e consultas ao dicionário. Em seguida vá para a próxima atividade que tem o objetivo despertar à vontade de atuar no espaço em que vive. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?