1º Ano Ensino Médio - Noturno - Que lugares eu ocupo?
Caro estudante!
A adolescência é a fase mais conturbada da vida dos seres humanos por ser o período de
transição entre a infância e a idade adulta. Nessa fase ainda imperam atitudes de uma
criança,mas, ao mesmo tempo, é esperada do adolescente uma postura adulta, ou seja, de uma
fase ainda por vir. Nessa aula, você refletirá sobre suas funções em diversos grupos sociais
como a família, a escola, entre outros. Haja vista que: “Nos dias atuais, a família e a escola
constituem os dois espaços principais de socialização das novas gerações. É sobretudo por
meio dessas duas instituições que os jovens de hoje constroem sua identidade, formam seus
valores e preparam-se para a vida adulta, em particular a vida profissional”.
Agora siga para a atividade que tem como objetivo conhecer a origem da necessidade da
relação entre os seres humanos e entender a importância da família e da escola para vida em
sociedade.
Atividade 1: Eu e os outros
Leio o texto “Família e escola” :
“Comparados a outros seres, somos um
animal frágil: possuímos reduzida força física, não temos muita velocidade de deslocamento,
nossa pele é pouco resistente ao clima e agressões, não nadamos bem e não voamos, não
resistimos mais do que alguns dias sem água e alimento, nossa infância é muito demorada e
temos de ser cuidados por longo tempo. Ora, vivemos em um planeta que oferece condições de
vida muito especializadas; um animal como nós não teria chance nas regiões polares, nas
desérticas, nas florestas equatoriais, nas de inverno inclemente, nos oceanos, etc. [...]
O que vai nos diferenciar, de fato, é que só o animal humano é capaz de ação transformadora
consciente, ou seja, é capaz de agir intencionalmente (e não apenas instintivamente ou por
reflexo condicionado) em busca de uma mudança no ambiente que o favoreça. Essa ação
transformadora consciente é exclusiva do ser humano e a chamamos trabalho ou práxis; é
consequência de um agir intencional que tem por finalidade a alteração da realidade de modo a
moldá-la às nossas carências e inventar o ambiente humano. [...]
Se o trabalho é o instrumento, qual é o nome do efeito de sua realização? Nós o denominamos
Cultura (conjunto dos resultados da ação do humano sobre o mundo por intermédio do
trabalho). [...]
[...] Em suma, o Homem não nasce humano e, sim, torna-se humano na vida social e histórica,
no interior da Cultura. [...]
[...] Um dos produtos ideais da cultura são os valores, por nós criados para o existir humano,
pois, quando os inventamos, estruturamos uma hierarquia para as coisas e acontecimentos, de
modo a estabelecer uma ordem na qual tudo se localize e encontre seu lugar apropriado.
[...] O principal canal de conservação e inovação dos valores e conhecimentos são as
instituições sociais como a família e a Igreja, o mercado profissional, a mídia, a escola etc.[...]
ao contrário dos outros seres vivos, nós os humanos, dependemos profundamente de
processos educativos para nossa sobrevivência (não carregamos em nosso equipamento
genético instruções suficientes para a produção da existência) e, desse prisma, a Educação é
instrumento basilar para nós.
No entanto, a Educação pode ser compreendida em duas categorias centrais: educação
vivencial e espontânea, o “vivendo e aprendendo” (dado que estar vivo é uma contínua situação
de ensino/aprendizado), e educação intencional ou proposital, deliberada e organizada em
locais predeterminados e com instrumentos específicos (representada pela Escola e, cada vez
mais, pela mídia). ”
Conforme o texto apresentado, a espécie humana enfrenta muitas dificuldades de adaptação e
sobrevivência, mas se serve de sua inteligência para criar maneiras de compensar suas
fraquezas. Considerando sua leitura e reflexão, responda às perguntas que seguem abaixo:
a) Já nascemos seres sociais? Por quê?
b) Segundo o texto, somos seres frágeis. Por que ele afirma isso?
c) O que nos diferencia dos outros seres vivos?
d) Segundo o texto, qual a importância da educação para o ser humano? Argumente se você
está de acordo ou não com o que aborda o texto?
Não esqueça de fazer seus registros, anotações e consultas ao dicionário. Em seguida vá para a
próxima atividade que tem o objetivo despertar à vontade de atuar no espaço em que vive.
Comentários
Postar um comentário