1º Ano Ensino Médio - Noturno - Separação de Misturas Homógenas


Conceitos Básicos 

As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas. É preciso utilizar métodos especiais de separação, como a destilação simples e a fracionada. Ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido. 
(Fonte: Site Brasil Escola) 

Atividade 1- (UFPB – 2004) Os processos de destilação são muito usados nas indústrias. Por exemplo, nos engenhos, a fabricação da cachaça é feita destilando-se o caldo fermentado num alambique. Relacione as partes de um alambique (Figura 1) com as peças que constituem um aparelho para destilação simples (Figura 2), representadas abaixo, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Fornalha                                      (?) Béquer. 
(2) Tacho de aquecimento                (?) Balão de fundo redondo. 
(3) Serpentina de resfriamento         (?) Bico de Bunsen. 
(4) Recipiente coletor                       (?) Condensador.

A sequência numérica correta é: 

a) 4,1,3,2 
b) 3,1,2,4 
c) 2,4,1,3 
d) 2,3,1,4
e) 4,2,1,3 


Atividade 2- (Unifor-CE) Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente B da mistura por meio de uma: 

a) centrifugação 
b) sifonação
c) decantação 
d) filtração 
e) destilação

Atividade 3- Qual dos processos a seguir é o mais indicado para separar uma mistura de água e álcool? 

a. Destilação simples. 
b. Destilação fracionada. 
c. Decantação. 
d. Separação magnética. 
e. Centrifugação. 

Atividade 4- (UFPI) Após a liquefação do ar atmosférico, o nitrogênio-N2 é separado dos demais componentes do ar através de: 

a. destilação simples. 
b. destilação fracionada. 
c. cristalização fracionada. 
d. difusão através de membrana. 
e. centrifugação 

Atividade 5- Observe as três aparelhagens abaixo, qual seria a mais indicada para separar uma mistura homogênea? Justifique sua resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.