2º Ano Ensino Médio - Noturno - Compreensão e produção de texto.

1 — Leia o texto abaixo e faça o que se pede. 
DAIQUIRI - CACO GALHARDO
Na tirinha, há uma forte crítica a um comportamento habitual na sociedade contemporânea. Que crítica é essa? 

2 — Leia o texto jornalístico abaixo e responda. 

Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem traumas. Bastante interessante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor médio. 
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado). 

O texto foi publicado em uma revista de grande circulação na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifesta-se acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer sua argumentação, o autor do texto 

a) faz uma síntese do que foi abordado na reportagem. 
b) discute problemas conjugais que conduzem à separação. 
c) aborda a importância dos advogados em processos de separação. 
d) oferece dicas para orientar as pessoas em processos de separação. 
e) rebate o enfoque dado ao tema pela reportagem, lançando novas ideias.

3 — Considere as seguintes características: 

1. Texto expressionista de subjetividade exacerbada. 
. Predominância da forma narrativa e humanização do relato. 
3. Texto de natureza impressionista e objetividade dos fatos narrados. 
4. Predominância da forma descritiva e desumanização do relato. 
5. Texto literário e alta subjetividade. 

São estabelecidas para o gênero reportagem as características: 

a) 1 e 3 apenas. 
b) 2 e 3 apenas. 
c) 2, 3 e 4 apenas. 
d) 3, 4 e 5 apenas. 
e) 1 e 2 apenas. 

4 — São características do gênero reportagem: 

a) Comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é predominantemente coloquial. 
b) Seu principal objetivo é transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse. 
c) Texto jornalístico divulgado nos meios de comunicação de massa, informa fatos de interesse público, cuja linguagem deve ser objetiva e clara. 
 A linguagem é sua principal característica, pois há uma preocupação com a seleção e a combinação vocabular. Sua linguagem é predominantemente subjetiva

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