2º Ano Ensino Médio - Noturno - Contagem e Análise de Dados.
Vamos analisar a situação apresentada abaixo:
Agora, vamos refletir considerando outra situação:
Reescrever os parágrafos, após o segundo quadro tracejado, pelo o que segue.
Assim, no exemplo acima, se considerarmos os elementos: Pedro, Camila, Vera e Paulo, vamos escrever os
arranjos desses 4 elementos tomados 2 a 2:
(Pedro, Camila), (Pedro, Vera), (Pedro, Paulo),
(Camila, Pedro), (Vera, Pedro), (Paulo, Pedro),
(Camila, Vera), (Camila, Paulo), (Vera, Paulo)
(Vera, Camila), (Paulo, Camila), (Paulo, Vera)
Agora é sua vez! Veja os exemplos e resolva os problemas em seguida.
1 — Formar todas as possíveis combinações de dois elementos, escolhidos dentre os elementos do
conjunto {1,3,5,7,9}.
Solução:As combinações de 5 elementos tomados 2 a 2 são os agrupamentos formados por 2
elementos distintos dentre os 5 elementos, em que a ordem dos elementos não é considerada.
Assim, as combinações dos algarismos 1, 3, 5, 7 e 9 tomados 2 a 2 são os conjuntos formados por
dois algarismos dentre os algarismos dados: {1, 3}, {1, 5}, {1, 7}, {1, 9}, {3, 5}, {3, 7}, {3, 9}, {5, 7}, {5, 9} e
{7, 9}.
2 — Formar os arranjos dos algarismos 1, 3, 5 e 7 tomados 3 a 3.
Solução:
Os arranjos de 4 elementos tomados 3 a 3 são os agrupamentos formados por 3
elementos distintos dentre os 4 elementos, em que a ordem é considerada. Assim, os arranjos
dos algarismos 1, 3, 5 e 7 tomados 3 a 3 são as sucessões ou sequências formadas por três
algarismos distintos dentre os algarismos dados:
(1, 3, 5) (1, 3, 7) (1, 5, 7) (3, 5, 7)
(1, 5, 3) (1, 7, 3) (1, 7, 5) (3, 7, 5)
(3, 5, 1) (3, 1, 7) (5, 7, 1) (5, 3, 7)
(3, 1, 5) (3, 7, 1) (5, 1, 7) (5, 7, 3)
(5, 3, 1) (7, 1, 3) (7, 1, 5) (7, 3, 5)
(5, 1, 3) (7, 3, 1) (7, 5, 1) (7, 5, 3)
3 — Analisar as situações abaixo e corresponder de acordo com o tipo de problema apresentado
4 — Formar as combinações das letras a, b, c, d tomadas duas a duas.
5 — Formar os arranjos das letras a, b, c, d tomadas duas a duas.
6 — Formar as combinações dos algarismos 2, 4, 6 e 8 tomados três a três.
7 — Formar os arranjos dos algarismos 2, 4, 6, e 8 tomados três a três.
8 — Zoe, Oto, Eva, Bia e Edu fizeram um trabalho em grupo, somente dois deles terão que fazer a
apresentação para a turma.
a) Escreva todas as possibilidades de escolha dos dois que farão a apresentação do trabalho.
b) Cada uma destas possibilidades corresponde a um arranjo ou a uma combinação dos
5 alunos tomados dois a dois?
9 — (ENEM 2009) Doze times se inscreveram em um torneio de futebol amador. O jogo de abertura
do torneio foi escolhido da seguinte forma: primeiro foram sorteados 4 times para compor o
Grupo A. Em seguida, entre os times do Grupo A, foram sorteados 2 times para realizar o jogo de
abertura do torneio, sendo que o primeiro deles jogaria em seu próprio campo, e o segundo seria
o time visitante.
A quantidade total de escolhas possíveis para o Grupo A e a quantidade total de escolhas dos
times do jogo de abertura pode ser calculada através de
a) uma combinação e um arranjo, respectivamente.
b) um arranjo e uma combinação, respectivamente.
c) duas combinações.
d) dois arranjos.
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