3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Educação Física - Esporte.

O ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL, CULTURAL E POLÍTICO 

Em todo momento de nossa vida, mesmo que involuntariamente, nos defrontamos com o esporte. Não só nos momentos em que ele nos é apresentado pela mídia de modo geral, mas em nossa vida diária uma vez que sua base é o movimento. A necessidade de movimentar é inerente à nossa condição humana e nos acompanha desde os primórdios de nossa existência nesse planeta. 
Os egípcios, por exemplo, já praticavam esgrimas e remo. Os gregos, como influenciadores da cultura e do corpo, tinha o esporte como uma forma de educar suas crianças iniciando a prática do mesmo aos 6 anos de idade. Dada a importância que as atividades corporais tinham, os gregos criaram os jogos olímpicos, que recebiam esse nome por acontecer em olímpia, aconteciam a cada 4 anos e tinham o intuito de homenagear o deus Zeus. A importância dos jogos era tamanha que tréguas eram declaradas no período dos jogos e um estado de paz acontecia entre os estados gregos no período.
Com a dominação grega pelos romanos os jogos foram proibidos e o esporte era usado pelos romanos dentro da política de pão e circo, talvez a mais antiga manobra de massa utilizando o esporte. 
O surgimento do esporte moderno é influenciado pelo processo de industrialização e o esporte começa a ganhar uma formalização levando ao ganho do termo denominado anteriormente. Assim as práticas começam a ganhar regras específicas e universais, buscam igualdades entre os praticantes, campos específicos de prática. Berço da revolução industrial a Inglaterra desenvolve seu esporte nas escolas estatais e nas igrejas, que utilizavam de campos próximos para atrair fiéis e também com o surgimento de associações que visavam organizar as regras e competições. Somado a isso a influência britânica como potência mundial difundiu esse modelo ao redor do mundo. 
Os jogos olímpicos da era moderna nasceram através do desejo do Humanista Pierre de Coubertin de promover a paz através do esporte, sua visão estava intimamente ligada aos jogos gregos onde aconteceu fato semelhante. Assim ele uniu representantes de vários países na França para a criação dos jogos olímpicos da era moderna, que tiveram início em 1896 em Atenas, Grécia. No princípio os jogos não tinham a visibilidade de hoje, até perdendo em importância para outros eventos. Mas com as notícias vinda do orgulho dos atletas em empunhar a bandeira de seus países nas vitórias conquistadas foram atraindo a atenção dos governos e assim os mesmos começaram a ganhar os contornos políticos. O primeiro país a tentar tirar proveito disso foi a Alemanha com os jogos de 36, onde a ideia de Hitler era mostrar a superioridade da raça ariana, o que ele não contava era que um atleta negro, Jesse Owens, fosse o grande nome daqueles jogos, vencedor de 4 medalhas e ofuscando os atletas alemães. Uma história famosa é a de que, ao saber que teria que entregar a medalha de ouro a um atleta negro, Hitler deixou o estádio para não ter que fazê-lo. Pós segunda guerra mundial temos o início da guerra fria entre EUA x URSS, a mesma tem seu auge no final do anos 70 e início dos 80, influenciando diretamente no esporte onde nas olimpíadas de moscou 80 os EUA lideram um boicote do bloco capitalista, ocorrendo uma retaliação do bloco comunista em Los Angeles 84. Assim a performance começa a ser a tônica da preparação dos atletas, pois mostrar a superioridade sobre as outras nações eram de extrema importância. Mesmo com o fim da união soviética no final de da década de 90 ainda vemos o esporte como forma de demonstração de poderio nacional, observamos que ainda há rivalidades que vão muito além da disputa esportiva. Podemos citar o exemplo de EUA X IRÃ quando temos jogos entre equipes desses países sempre há o temor e uma preocupação maior com a segurança, visto que os mesmos são inimigos históricos. 
Não só mundialmente com os jogos olímpicos, mas internamente o esporte também é utilizado como forma de manipulação da população, exemplo esse é a ditadura Brasileira que tomou o poder em 64. Na tentativa de propagandear o modelo de Brasil grande o governo utilizou o futebol como instrumento, influenciando diretamente na seleção brasileira e usando a mesma como veículo de propaganda para angariar apoio ao regime, isso feito com o aval da CBF(CBD na época). 
Percebe-se que desde os primórdios da humanidade o esporte esteve inerente ao nosso desenvolvimento, desde o simples movimento de andar até a nossa formação enquanto nação. Quem acha que em nada o esporte influencia a sua vida comente um ledo engano. No simples ato de caminhar, você se torna um praticante. 
(Texto adaptado) Disponível em: . Acesso em 10/08/2020.

ATIVIDADES

01 – Barcelona é uma cidade da região da Catalunha na Espanha, ao receber as olimpíadas de 1992 a cidade se preparou, mudando radicalmente toda as suas estruturas, após os jogos a cidade se tornou moderna e um importante polo turístico da Espanha. No período de 2 anos tivemos em nosso país os dois maiores eventos esportivos do mundo, a copa do mundo e os jogos olímpicos em 2014 e 2016 respectivamente. Na sua opinião assim como Barcelona o Brasil soube aproveitar esse momento? Justifique sua resposta. 

02 – Você sabia que o esporte coletivo nacional mais vitorioso do Brasil não é o futebol? Essa honra é do voleibol, que só de medalhas olímpicas de ouro soma 8 sendo o que futebol tem apenas Considerando o contexto nacional e o uso do esporte como ascensão social a que você atribui o fato do vôlei não ter a mesma expansão na mídia que o futebol. Comente em um parágrafo. 

03 – A desigualdade social no país é gritante, sendo o Brasil considerado um dos países mais desiguais do mundo. Sendo o futebol como uma chance importante de ascensão social, muitos depositam toda sua energia no intuito de se tornar jogador profissional. Alguns especialistas consideram que vem daí a força do futebol nacional. Apresente uma justificativa para que tantas crianças e jovens sonham em ser jogadores de futebol. 

ATIVIDADE 2: Responda as questões. 

01 – Os Jogos Olímpicos funcionavam num contexto muito mais amplo, porque representavam a unidade do Estado grego. Os gregos deixaram para a humanidade um legado único na história de todas as civilizações: o esporte. Não só diversas modalidades de competição que acabariam por tirar o sentido trágico das arenas que sacrificavam pessoas, como a noção da integração dos povos a partir das competições esportivas. A cada quatro anos, os gregos das mais diversas cidades Estado reuniam-se na cidade de Olímpia para a realização de várias competições esportivas. O evento era por isso chamado de Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Os jogos funcionavam como uma celebração em honra a Zeus, o mais importante deus grego. O evento incluía provas de diversas modalidades esportivas, muitas delas ainda hoje praticadas em todo o mundo, como corridas, saltos, arremessos e lutas corporais. Para a Grécia, os Jogos Olímpicos tinham tamanha importância que chegavam a interromper as guerras entre as cidades, num ritual conhecido por trégua sagrada. O argumento era para não prejudicar a realização das competições. 
Numa comparação entre as competições atuais e as antigas Olimpíadas, assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA. 
a. Na Grécia Antiga, os vencedores das competições se transformavam em autênticos heróis e eram conduzidos às suas cidades em carros puxados por imponentes cavalos. 
b. Quase sempre, os campeões das cidades-Estado tinham regalias para o resto de suas vidas, já que os gregos acreditavam que deviam a eles a extinção da peste terrível, pois seus feitos acalmavam a ira dos deuses do Olimpo. c. Atualmente, os Jogos Olímpicos se dividem em Olimpíadas de Verão e Olimpíadas de Inverno. As de Verão ocorrem em uma grande cidade e as de Inverno em uma área montanhosa coberta de neve. d. Quando os romanos incorporaram à sua cultura as tradições gregas, os jogos mudaram de cenário. A explicação era que os dois povos tinham ideias bem diferentes a respeito do esporte: para os gregos, importava mais o espetáculo em si (quer dizer, as competições valiam mais como uma festa para se assistir); para os romanos, importava a participação de qualquer pessoa com saúde e disposição para correr e arremessar discos, mesmo que não fosse uma campeã. e. Há registros de que os próprios imperadores, de vez em quando, tomavam parte em algumas provas para satisfazer sua vaidade. E, claro, ganham de qualquer jeito, com manipulações deles mesmos ou empurrão daqueles que os cercavam. 
Disponível por: . Acesso em 11 de agosto de 2020. 

02 – Na tabela a seguir é apresentada uma análise detalhada de três marcas nos 100 metros rasos do velocista jamaicano Usain Bolt.


Considerando os dados apresentados na tabela, avalie as afirmações a seguir. 
I. Se Usain Bolt igualasse suas melhores marcas das três competições em cada trecho da prova nas Olimpíadas, ele concluiria a prova com tempo abaixo de 9,53 s. 
II. A velocidade de reação foi o fator determinante para que Usain Bolt alcançasse sua melhor marca. 
III. A desaceleração de Usain Bolt nos últimos 20 metros nas provas pode ser explicada pela redução na capacidade de produzir energia pela via anaeróbia lática. 
IV. Usain Bolt alcançou a velocidade máxima de corrida nas três competições no trecho compreendido entre 20 e 40 metros. 

É correto apenas o que se afirma em 
(A) I e II. 
(B) I e IV. 
(C) II e III. 
(D) I, III e IV. (E) II, III e IV. 
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/637021 acesso em 15/08/2020 

ATIVIDADE 3: A partir da análise dos gráficos responda:


ATIVIDADE 4: 

Após a análise do gráfico Ocorrências de doping nas modalidades esportivas, responda: 

(A) Desde 1968 foram registrados casos de doping nos esportes, sendo no atletismo forma 42 ocorrências e 37 no levantamento de peso. Apresente argumentos que na sua opinião houve mais casos nestas duas modalidades. 

(B) Argumente a favor ou contra o uso de substâncias proibidas por atletas. Justifique sua resposta. 

(C) A partir de seus conhecimentos escreva os problemas de saúde que podem acontecer por pessoas que abusam de substância proibidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?