2º Ano Ensino Médio - Noturno - Identidade

Caro estudante, 

Você já ouvir falar em Educação Interdimensional? Pois bem, a Educação Interdimensional busca a valorização das várias dimensões do ser humano, superando valorização somente do cognitivo. Essas dimensões são quatro: 

— o LOGOS (pensamento, razão, a ciência); 
— o PATHOS (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros); 
— o EROS (impulsos, corporeidade) e; 
— o MYTHUS (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e o mal). 
Você já parou para pensar que todas essas dimensões fazem parte de cada pessoa? 
Mas entre as dimensões citadas, a dimensão transcendental do ser humano — O MYTHUS — será o foco desta aula, objetivando que você reflita sobre o sentido que se atribui a vida

1 — Meu sentido da Vida. 

Você já se perguntou qual o sentido da vida para você? 
Na verdade, existem vários e diferentes sentidos que as pessoas dão à vida. Você já parou para pensar nos valores que você possui e dar às coisas e pessoas que fazem parte da sua vida? Sobre isso, você acha comum a valorização das pessoas a partir do que elas possuem e não o que elas são? 

Os valores e princípios que orientam a relação humana, tais como afeto e respeito pelo outro, algumas vezes são deixados de lado, causando o que Antônio Carlos Gomes da Costa (1940– 2011) (veja quem foi esse educador na sessão para “Para Saber Mais”) chama de “crise de uma época.” Ao mesmo tempo em que se vive essa crise na relação humana, existem pessoas que buscam outro sentido para as suas vidas, ativando a dimensão transcendental que ressignifica a própria natureza humana. 

Sobre a transcendentalidade é importante dizer que nesta aula, esse tema não será abordado do ponto de vista de religião alguma. A transcendentalidade tratada aqui, diz respeito à natureza humana do ser humano, consciência de si mesmo, a busca de sentido da vida. 

A importância de refletir sobre a dimensão transcendente da vida perpassa, portanto, pela busca de sentido existencial. É buscar no interior de si mesmo, o que significa a forma de ser e estar no mundo. Sobre isso, você já pensou sobre o que dar SIGNIFICADO e SENTIDO à sua existência neste mundo? Para algumas pessoas, por exemplo, fazer o bem e ser solidário é o que mais dá sentido à vida.

Sendo assim, escreva no seu Portfólio sobre o sentido da vida para você. Depois, que tal conversar sobre o conteúdo dessa aula para alguém da sua casa? Procure saber dessa pessoa escolhida por você, qual o sentido que ela atribui a própria vida.

2 — Considerando o que escreveu na questão nº 1, você acha que age de acordo do que faz sentido para você? A pergunta parece descabida? Hum... Será? Nesses tempos de Skype, Whatsapp, Facebook e Instagram, nem tudo sobre o que as pessoas falam e fazem, podem ter um real sentido para elas, não é verdade? Existe uma grande possibilidade das suas atitudes estarem seguindo tendências que não condizem com o que elas são. Você já pensou nisso? 

3 — Seguindo o raciocínio da questão anterior, pense na importância que você deu aos principais acontecimentos que ocorreram na sua vida. Pensar sobre isso ajudará você a descobrir também, o que é importante para você e qual é sua fonte de significado da vida
É a consciência de si mesmo, do que o rodeia, que trará a resposta para você.
Minha bandeira pessoal 

1 — Convido você a construir a sua bandeira pessoal. Assim como um país tem a sua bandeira, você deverá ter a sua, como uma representação daquilo que você considera imprescindível para a realização do seu Projeto de Vida. Leias as instruções antes de começar a preencher os quadrantes da bandeira que segue na sequência. 

Instruções para preenchimento de cada quadrante da bandeira
• “Sei”: sobre o que você sabe fazer hoje. Ex: Dançar, costurar, cozinhar e escrever poemas
• Não quero”: preencha essa parte com o que você não têm interesse em desenvolver, pois considera que isso não influenciará no seu Projetos de Vida. Ex: Dirigir e falar em público; 
• “Quero”: preencher com o que deseja dominar. Ex: Saber escrever um livro, ser organizado saber planejar e entender de educação financeira. 
• “Não sei”: preencher esse quadrante com o que você quer desenvolver e que considera importante para a realização do seu Projeto de Vida. Ex: Ser empático (se colocar no lugar do outro), trabalhar em grupo e fazer trabalhos manuais.
Essa atividade tem como objetivo que você reconheça aquilo que você domina bem e motivá-lo a aproveitar as oportunidades para aprendê-las. Isso contribuirá com a construção de seu Projeto de Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.