2º Ano Ensino Médio - Noturno - Propriedades Coligativas.

TEMA: TONOSCOPIA

REFLEXÃO 

A alimentação dos tripulantes da esquadra de Pedro Álvares Cabral 

Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral e sua frota, vindos de Portugal, desembarcaram em terras brasileiras. O objetivo inicial era estabelecer um entreposto para as viagens às Índias. Nessa época, a navegação para terras distantes durava semanas ou até meses. Um dos diversos desafios que essas viagens apresentavam era a conservação dos alimentos para o consumo durante todo o percurso. 
A viagem de Portugal até Ilhéus de Coroa Vermelha, atual Santa Cruz Cabrália (BA), durou 44 dias, e a tripulação contava com cerca de 1.500 pessoas. Como o pão embolorava rapidamente, ele era substituído, nessas longas jornadas, por um tipo de bolacha (ou biscoito) feita de farinha de trigo, água e sal. Às vezes estavam presentes queijo, azeite, sal, arroz, grão-de-bico, carnes bovinas, suína e de peixes. Alguns desses alimentos eram conservados em barricas cheias de sal, de modo que ficassem próprios para consumo. 
Certamente, você já viu um alimento estragar: uma fruta ou algo preparado em casa que acabou se deteriorando. Agora, imagine quais as necessidades de conservação de alimentos que são exportados. O Brasil é um grande exportador de carne (principalmente bovina e suína), mas também importa carnes nobres da Argentina. Como o produto é conservado até chegar ao seu destino? Será que o sal é a única opção para a conservação de alimentos como as carnes? 

Fonte: CISCATO C. A. M; PEREIRA, L. F; CHEMELLO, E; PROTTI, P. B. Química: Ciscato, Pereira, Chemello e Protti. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2016. 

Conceitos Básicos 

Pressão máxima de vapor de um líquido puro 

É claro que você já notou que uma poça d’água acaba evaporando depois de certo tempo. Por que essa evaporação ocorre se a água somente ferve (ao nível do mar) a 100 ° C? Porque, em qualquer temperatura, as moléculas de qualquer líquido estão sempre em movimento; algumas moléculas, porém, têm velocidades maiores do que outras e, por isso, conseguem “escapar” do líquido, passando para a atmosfera. É assim que se explica o fenômeno da evaporação da água da poça d‘água. Do mesmo modo se explica por que a roupa molhada seca num varal. Vamos imaginar agora uma experiência na qual o líquido é colocado em um recipiente fechado em que, inicialmente, existia vácuo. Notamos que: de início, o líquido evapora rapidamente; depois, evapora cada vez mais devagar; e, por fim, pára (ao menos aparentemente) de evaporar. 
Fonte: FELTRE, Ricardo. Química Físico-Química – 6 ed. – São Paulo: Editora: Moderna, 2004  

O que aconteceu? 

sam para a fase de vapor. Ocorre, porém, que o recipiente está fechado, e consequentemente as partículas “não têm para onde fugir”. Na fase gasosa, as partículas se movimentam em alta velocidade, chocam-se entre si e contra as paredes do recipiente e algumas retornam à fase líquida. A partir de certo instante, o número de partículas que “escapam” se iguala ao número de partículas que retornam ao líquido, por unidade de tempo; então, a partir desse instante, tudo se passa como se a evaporação tivesse parado; na verdade, porém, continua ocorrendo evaporação e condensação, acontecendo apenas que a velocidade de evaporação do líquido se torna igual à velocidade de condensação de seus vapores. Nesse instante, dizemos que se estabeleceu um equilíbrio dinâmico entre o líquido e seus vapores. Dizemos, também, que os vapores do líquido chegaram ao estado de vapores saturados (ou vapores saturantes) e que foi alcançada a pressão (ou tensão) máxima de vapor do líquido, na temperatura da experiência. 

Fonte: DIAS, Diogo Lopes. "O que é tonoscopia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-quee-tonoscopia.htm. Acesso em 04 de maio de 2020

ATIVIDADES

1 — (FCMSCSP) À mesma temperatura, qual das soluções aquosas indicadas abaixo tem maior pressão de vapor? 

a) Solução 0,01 mol/L de hidróxido de potássio. 
b) Solução 0,01 mol/L de cloreto de cálcio. 
c) Solução 0,1 mol/L de cloreto de sódio. 
d) Solução 0,1 mol/L de sacarose. 
e) Solução 0,2 mol/L de glicose. 

2 — (VUNESP-SP) A uma dada temperatura, possui a menor pressão de vapor a solução aquosa: 

a) 0,1 mol/L de C12H22O11. 
b) 0,2 mol/L de C12H22O11. 
c) 0,1 mol/L de HCℓ. 
d) 0,2 mol/L de HCℓ. 
e) 0,1 mol/L de NaOH. 

3 — (UFSC) Observe a figura abaixo e selecione as opções corretas:
a) A dissolução do soluto, no líquido puro, diminui a pressão de vapor do líquido.
b) A pressão de vapor do líquido em solução é maior que a do líquido puro. 
c) A pressão de vapor do líquido não varia após a dissolução do soluto. 
d) Na mesma temperatura, a pressão de vapor do líquido puro é maior que a do líquido em solução. 
e) O abaixamento da pressão de vapor do líquido na solução é diretamente proporcional à sua fração em quantidade de matéria. 

4 — (VUNESP-SP) No gráfico a seguir as curvas I, II, III e IV correspondem à variação de pressão de vapor em função da temperatura de dois líquidos puros e das respectivas soluções de mesma concentração de um mesmo sal nesses dois líquidos. O ponto de ebulição de um dos líquidos é 90 °C.
 
Utilizando os números das curvas respectivas: 

a) Indicar quais curvas correspondem aos líquidos puros. Indicar entre os dois qual é o líquido mais volátil e justificar. 

b) Indicar quais curvas correspondem às soluções. Justificar.



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