2º Ano Ensino Médio - Noturno - Propriedades Coligativas.
TEMA: TONOSCOPIA
REFLEXÃO
A alimentação dos tripulantes da esquadra de Pedro Álvares Cabral
Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral e sua frota, vindos de Portugal, desembarcaram em
terras brasileiras. O objetivo inicial era estabelecer um entreposto para as viagens às Índias. Nessa
época, a navegação para terras distantes durava semanas ou até meses. Um dos diversos desafios
que essas viagens apresentavam era a conservação dos alimentos para o consumo durante todo
o percurso.
A viagem de Portugal até Ilhéus de Coroa Vermelha, atual Santa Cruz Cabrália (BA), durou 44 dias,
e a tripulação contava com cerca de 1.500 pessoas. Como o pão embolorava rapidamente, ele era
substituído, nessas longas jornadas, por um tipo de bolacha (ou biscoito) feita de farinha de trigo, água
e sal. Às vezes estavam presentes queijo, azeite, sal, arroz, grão-de-bico, carnes bovinas, suína e de
peixes. Alguns desses alimentos eram conservados em barricas cheias de sal, de modo que ficassem
próprios para consumo.
Certamente, você já viu um alimento estragar: uma fruta ou algo preparado em casa que acabou
se deteriorando. Agora, imagine quais as necessidades de conservação de alimentos que são
exportados. O Brasil é um grande exportador de carne (principalmente bovina e suína), mas também
importa carnes nobres da Argentina. Como o produto é conservado até chegar ao seu destino?
Será que o sal é a única opção para a conservação de alimentos como as carnes?
Fonte: CISCATO C. A. M; PEREIRA, L. F; CHEMELLO, E; PROTTI, P. B.
Química: Ciscato, Pereira, Chemello e Protti. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Conceitos Básicos
Pressão máxima de vapor de um líquido puro
É claro que você já notou que uma poça d’água acaba evaporando depois de certo tempo. Por que
essa evaporação ocorre se a água somente ferve (ao nível do mar) a 100 ° C? Porque, em qualquer
temperatura, as moléculas de qualquer líquido estão sempre em movimento; algumas moléculas,
porém, têm velocidades maiores do que outras e, por isso, conseguem “escapar” do líquido, passando
para a atmosfera. É assim que se explica o fenômeno da evaporação da água da poça d‘água. Do mesmo
modo se explica por que a roupa molhada seca num varal.
Vamos imaginar agora uma experiência na qual o líquido é colocado em um recipiente fechado em que,
inicialmente, existia vácuo. Notamos que: de início, o líquido evapora rapidamente; depois, evapora
cada vez mais devagar; e, por fim, pára (ao menos aparentemente) de evaporar.
Fonte: FELTRE, Ricardo. Química Físico-Química – 6 ed. – São Paulo: Editora: Moderna, 2004
O que aconteceu?
sam
para a fase de vapor. Ocorre, porém, que o recipiente está fechado, e consequentemente as partículas
“não têm para onde fugir”. Na fase gasosa, as partículas se movimentam em alta velocidade, chocam-se
entre si e contra as paredes do recipiente e algumas retornam à fase líquida. A partir de certo instante,
o número de partículas que “escapam” se iguala ao número de partículas que retornam ao líquido, por
unidade de tempo; então, a partir desse instante, tudo se passa como se a evaporação tivesse parado; na
verdade, porém, continua ocorrendo evaporação e condensação, acontecendo apenas que a velocidade
de evaporação do líquido se torna igual à velocidade de condensação de seus vapores. Nesse instante,
dizemos que se estabeleceu um equilíbrio dinâmico entre o líquido e seus vapores. Dizemos, também,
que os vapores do líquido chegaram ao estado de vapores saturados (ou vapores saturantes) e que foi
alcançada a pressão (ou tensão) máxima de vapor do líquido, na temperatura da experiência.
Fonte: DIAS, Diogo Lopes. "O que é tonoscopia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-quee-tonoscopia.htm. Acesso em 04 de maio de 2020
ATIVIDADES
1 — (FCMSCSP) À mesma temperatura, qual das soluções aquosas indicadas abaixo
tem maior pressão de vapor?
a) Solução 0,01 mol/L de hidróxido de potássio.
b) Solução 0,01 mol/L de cloreto de cálcio.
c) Solução 0,1 mol/L de cloreto de sódio.
d) Solução 0,1 mol/L de sacarose.
e) Solução 0,2 mol/L de glicose.
2 — (VUNESP-SP) A uma dada temperatura, possui a menor pressão de vapor a solução aquosa:
a) 0,1 mol/L de C12H22O11.
b) 0,2 mol/L de C12H22O11.
c) 0,1 mol/L de HCℓ.
d) 0,2 mol/L de HCℓ.
e) 0,1 mol/L de NaOH.
3 — (UFSC) Observe a figura abaixo e selecione as opções corretas:
a) A dissolução do soluto, no líquido puro, diminui a pressão de vapor do líquido.
b) A pressão de vapor do líquido em solução é maior que a do líquido puro.
c) A pressão de vapor do líquido não varia após a dissolução do soluto.
d) Na mesma temperatura, a pressão de vapor do líquido puro é maior que a do líquido
em solução.
e) O abaixamento da pressão de vapor do líquido na solução é diretamente proporcional à sua
fração em quantidade de matéria.
4 — (VUNESP-SP) No gráfico a seguir as curvas I, II, III e IV correspondem à variação de pressão de
vapor em função da temperatura de dois líquidos puros e das respectivas soluções de mesma
concentração de um mesmo sal nesses dois líquidos. O ponto de ebulição de um dos líquidos é 90 °C.
Utilizando os números das curvas respectivas:
a) Indicar quais curvas correspondem aos líquidos puros. Indicar entre os dois qual é o líquido
mais volátil e justificar.
b) Indicar quais curvas correspondem às soluções. Justificar.
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