2º Ano Ensino Médio - Noturno - Biodiversidade / Linguagens da vida.

TEMA: O NÚCLEO CELULAR


O núcleo contém nucleoplasma, substância onde fica mergulhado o material genético e as estruturas que são importantes para que desempenhe suas funções, como os nucléolos. E também há a carioteca ou membrana celular, que delimita o núcleo e envolve o material genético. 
A membrana que envolve o núcleo é chamada de carioteca, tem natureza semelhante às restante membranas celulares, ou seja, dupla camada de lipídios e proteínas. A membrana mais externa está ligada ao retículo endoplasmático e muitas vezes possui ribossomos aderidos. No lado interno da membrana interior há uma rede de proteínas (lâmina nuclear) que ajudam na sustentação da carioteca e participam do processo de divisão celular, contribuindo para a fragmentação e reconstituição do núcleo.
Existem poros na carioteca que são importantes para controlar a entrada e saída de substâncias. 
As moléculas de DNA associadas às proteínas histonas compõem a cromatina. A cromatina pode estar mais densa, mais enrolada, sendo chamada heterocromatina que se diferencia da região de consistência mais frouxa, a eucromatina. O conjuntos dos  cromossomos  que constituem cada espécie é o cariótipo; no ser humano, por exemplo, são 22 pares de cromossomos autossômicos e 1 par de cromossomos sexuais. Os cromossomos humanos, por exemplo, têm forma e tamanho típicos o que facilita a sua identificação.

Os nucléolos são corpos densos e arredondados compostos de proteínas, com RNA e DNA associados. É nessa região do núcleo onde são fabricadas as moléculas de RNA ribossômico que se associam a certas proteínas para formar as subunidades que compõem os ribossomos. Essas subunidades ribossômicas ficam armazenadas no nucléolo e saem no momento de realização da síntese proteica. 

Divisão Celular: Nos organismos unicelulares a divisão celular representa a reprodução desses seres. Já nos multicelulares a divisão é importante para o crescimento e desenvolvimento do organismo. O surgimento de uma nova célula e todo processo de divisão é chamado de ciclo celular. A divisão celular em que a célula origina duas células-filhas idênticas é denominado mitose. Os cromossomos se tornam tão condensados que podem inclusive ser vistos ao microscópio. Depois ocorrem diversas fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase até que são originadas duas novas células. Já quando na divisão a célula origina células-filhas com a metade do número de cromossomos o processo é chamado de meiose. Na meiose acontecem dois ciclos de divisões consecutivas, chamadas de Meiose I e Meiose II. 

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/nucleo-celular/ Acesso em 07 de maio de 2020.


ATIVIDADES

1 — (UEL) A organela citoplasmática que se origina a partir do nucléolo e que sintetiza proteínas é o: 

a) ribossomo. 
b) centríolo. 
c) lisossomo. 
d) cloroplasto. 
e) complexo de Golgi. 

2 — (UFF) Diversas proteínas, como as histonas e várias enzimas, embora sintetizadas no citoplasma, são encontradas no núcleo. A passagem destas macromoléculas pelo envoltório nuclear é possível porque: 

a) ocorre um mecanismo específico de endocitose que permite a passagem de certas macromoléculas; 
b) o envoltório nuclear possui poros que permitem a passagem de macromoléculas; 
c) ocorre um mecanismo específico de pinocitose que permite o englobamento de algumas macromoléculas; 
d) existe, neste envoltório, um mecanismo de transporte simultâneo e oposto de ácido ribonucléico e proteínas; 
e) existem transportadores nas membranas externa e interna do envoltório nuclear que realizam o transporte das macromoléculas, passando pelo lúmen do envoltório. 

3 — (UFSM) Associe as colunas Coluna 1 Coluna 2:
4 — (PUC-RJ) A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que: 

a) um núcleo saudável de uma célula possui sempre uma forma redonda e se encontra em seu centro, pois assim controla igualmente toda a célula. 
b) no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear. 
c) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA. 
d) além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros organóides, como os ribossomos e o retículo. 
e) é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis, já que são seres unicelulares.  

5 — (FUVEST) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “as bactérias não têm núcleo nem DNA.” Você concorda com o estudante? Justifique. 

6 — (FUVEST) Por que a ausência de nucléolo compromete a síntese de proteínas em uma célula eucarionte? 

7 — (UNICAMP) Comente a frase: “Cromossomos e cromatina são dois estados morfológicos dos mesmos componentes celulares de eucariotos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.