3º Ano Ensino Médio - Noturno - Compreensão e Produção de Texto. - Artigo de opinião, carta argumentativa, dissertação argumentativa, dissertação expositiva.

ATIVIDADES

1 — Leia o texto a seguir. 

Concurso público atrai brasileiros em busca de bons salários e estabilidade. 
§ 1º O mercado de concursos cresce mais de 40% ao ano no Brasil. A previsão é de que até 2016 sejam abertas 400 mil vagas em concursos federais, estaduais e municipais. Estabilidade e bons salários são o que mais atrai os brasileiros para essas vagas. Segundo o IBGE, a remuneração na carreira pública supera em 92% a da iniciativa privada. Os salários variam de R$ 1,8 mil a R$ 23 mil. 
§ 2º A concorrência é grande: 12 milhões de brasileiros se preparam para disputar uma vaga no serviço público, segundo a Associação Nacional de Proteção aos Concursos. Nas salas de aula dos cursos preparatórios é fácil encontrar quem largou tudo pelo mesmo sonho. Para passar em um concurso, muitos estudam mais de 12 horas por dia. 
§ 3º Ficar entre os primeiros colocados, porém, nem sempre garante a tão sonhada estabilidade. Quando a seleção é para formar um cadastro de reserva não há um número definido de vagas. A instituição pode convocar os aprovados em até quatro anos. Depois disso, o processo é cancelado. 
§ 4º A engenheira agrônoma Valéria Silva passou em primeiro lugar em um concurso de cadastro de reserva do Banco do Nordeste. Após três anos de aprovação, ela já perdeu a esperança de receber o salário de R$ 3,5 mil: “O objetivo de você passar em um concurso é ser convocada e assumir seu cargo. Querendo ou não você fica frustrado”. 
§ 5º Um projeto de lei aprovado no Senado acaba com os concursos só para cadastro de reserva ou com oferta simbólica de vagas. A regra valerá apenas para as instituições federais, por isso, não beneficiaria candidatos como o economista Álvaro de Menezes, que aguarda ser chamado para o cargo de técnico administrativo no Ministério Público do Maranhão. “Você fica naquela expectativa: ‘Será que eu vou ser chamado? Será que eu não vou ser chamado?’ Vou estudar para outro, porque eu não vou esperar”, afirma. 
§ 6º Para alguns, a espera valeu a pena. A técnica bancária Germana Cardoso foi convocada dois anos após a seleção. “Eu estou na Caixa Econômica, que foi um concurso com 100% de cadastro de reserva. Realmente, ele chamou muita gente e continua chamando. Só aqui em Fortaleza já foram chamadas mais de 150 pessoas”, diz. 
(Disponível em: http://goo.gl/vvmdL7. Acesso em: 15/11/2015.) 

O objetivo do texto “Concurso público atrai brasileiros em busca de bons salários e estabilidade” é: 
a) alertar a população sobre os concursos que têm como objetivo a arrecadação de dinheiro. 
b) apresentar a pesquisa desenvolvida pela Associação Nacional de Proteção aos Concursos. 
c) informar a população sobre a busca cada vez maior dos brasileiros por concursos públicos. 
d) persuadir os cidadãos a abandonar a iniciativa privada e estudar para os concursos públicos.
Considerando os elementos apresentados nessa charge e os fatos explorados por ela, qual crítica social é feita? 
a) Censura-se a aspiração do menino de querer se tornar um funcionário público. 
b) Critica-se a necessidade de se preparar as crianças para a escolha de uma profissão. 
c) Recrimina-se a ironia usada pelo menino ao se dirigir a uma pessoa mais velha. 
d) Repreende-se a busca da população brasileira pela aprovação em concursos públicos. 

3 — (FATEC 2013) Leia o texto para responder às questões. 

O LABIRINTO DOS MANUAIS 

Há alguns meses troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”, decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho. O manual tentava prever todas as possibilidades. Virou um labirinto de instruções! 
Na semana seguinte, tentei baixar o som da campainha. Só aumentava. Buscava o vibracall, não achava. Era só alguém me chamar e todo mundo em torno saía correndo, pensando que era o alarme de incêndio! Quem me salvou foi um motorista de táxi. 
— Manual só confunde — disse didaticamente. — Dá uma de curioso. 
Insisti e finalmente descobri que estava no vibracall há meses! O único problema é que agora não consigo botar a campainha de volta! 
Atualmente, estou de computador novo. Fiz o que toda pessoa minuciosa faria. Comprei um livro. Na capa, a promessa: “Rápido e fácil” — um guia prático, simples e colorido! Resolvi: “Vou seguir cada instrução, página por página. Do que adianta ter um supercomputador se não sei usá-lo?”. Quando cheguei à página 20, minha cabeça latejava. O livro tem 342! Cada vez que olho, dá vontade de chorar! Não seria melhor gastar o tempo relendo Guerra e Paz*?
Tudo foi criado para simplificar. Mas até o microondas ficou difícil. A não ser que eu queira fazer pipoca, que possui sua tecla própria. Mas não posso me alimentar só de pipoca! Ainda se emagrecesse... E o fax com secretária eletrônica? O anterior era simples. Eu apertava um botão e apagava as mensagens. O atual exige que eu toque em um, depois em outro para confirmar, e de novo no primeiro! Outro dia, a luzinha estava piscando. Tentei ouvir a mensagem. A secretária disparou todas as mensagens, desde o início do ano! 
Eu sei que para a garotada que está aí tudo parece muito simples. Mas o mundo é para todos, não é? Talvez alguém dê aulas para entender manuais! Ou o jeito seria aprender só aquilo de que tenho realmente necessidade, e não usar todas as funções. É o que a maioria das pessoas acaba fazendo! 

*Livro do escritor russo Liev Tolstói. Com mais de mil páginas e centenas de personagens, é considerada uma das maiores obras da história da literatura. 
(Walcyr Carrasco, Veja SP, 19.09.2007. Adaptado). 

Pelos comentários feitos pelo narrador, pode-se concluir, corretamente, que: 
a) A leitura de obras-primas da literatura é atividade mais produtiva do que utilizar celulares e computadores. 
b) Os manuais cujas diversas instruções os usuários não conseguem compreender e pôr em prática são improdutivos. 
c) A vendedora foi convincente, pois o narrador comprou o celular, embora duvidasse das qualidades prometidas pelo aparelho. 
d) O manual sobre computadores, ao contrário de outros do gênero, cumpria a promessa assumida nos dizeres impressos na capa. 
e) Os jovens deveriam ensinar computação aos mais velhos, pois, dessa forma, estes últimos entenderiam as funções básicas do equipamentO.

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