1º Ano Ensino Médio - Artes visuais: contextos e práticas.

ATIVIDADES

A ARTE E O ESPECTADOR 

No período Moderno, a Arte deixa de meramente comunicar preceitos religiosos ou afirmar o poder e as conquistas das monarquias. Além disso, sua produção não fica restrita a uma exatidão técnica, matemática ou anatômica. 
Nesse período, a Arte é produzida para propiciar uma experiência estética no espectador, na pessoa que aprecia a obra. A experiência estética é entendida como a potencialidade da obra causar no apreciador: análises, reflexões e pensamentos sobre si mesmo, sobre a sociedade, bem como, levá-lo a refletir sobre o contexto de criação da peça artística. Ou seja, ao vivenciar a experiência estética o espectador, além de se emocionar, precisa mobilizar conhecimentos prévios para ler e interpretar a obra. . 

Nesse sentido, a Arte deixa de cumprir uma função de comunicação de uma história, fato do passado, crença, valores cívicos e éticos. Sua intenção é despertar no espectador a interação com a obra, desencadeando análises e produção de conhecimento por meio da reflexão de si e da sociedade. 

1 — Observe a pintura (A persistência da memória (1931) de Salvador Dali) e responda às questões:


a) Descreva a imagem: o que você vê nela?

b) Para você, essa pintura é uma obra de arte? Por quê? 

c) Que sensações a imagem te provoca? d) O que você faria se fosse um crítico de arte e recebesse essa obra para ser avaliada?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?