1º Ano Ensino Médio - Artes visuais: contextos e práticas.
ATIVIDADES
A ARTE E O ESPECTADOR
No período Moderno, a Arte deixa de meramente comunicar preceitos religiosos ou afirmar o poder
e as conquistas das monarquias. Além disso, sua produção não fica restrita a uma exatidão técnica,
matemática ou anatômica.
Nesse período, a Arte é produzida para propiciar uma experiência estética no espectador, na pessoa que
aprecia a obra. A experiência estética é entendida como a potencialidade da obra causar no apreciador:
análises, reflexões e pensamentos sobre si mesmo, sobre a sociedade, bem como, levá-lo a refletir
sobre o contexto de criação da peça artística. Ou seja, ao vivenciar a experiência estética o espectador,
além de se emocionar, precisa mobilizar conhecimentos prévios para ler e interpretar a obra.
.
Nesse sentido, a Arte deixa de cumprir uma função de comunicação de uma história, fato do passado,
crença, valores cívicos e éticos. Sua intenção é despertar no espectador a interação com a obra,
desencadeando análises e produção de conhecimento por meio da reflexão de si e da sociedade.
1 — Observe a pintura (A persistência da memória (1931) de Salvador Dali) e responda às questões:
a) Descreva a imagem: o que você vê nela?
b) Para você, essa pintura é uma obra de arte? Por quê?
c) Que sensações a imagem te provoca?
d) O que você faria se fosse um crítico de arte e recebesse essa obra para ser avaliada?
Comentários
Postar um comentário