1º Ano Ensino Médio - Noturno - Artes visuais: contextos e práticas.

ATIVIDADES

ARTE NA CONTEMPORANEIDADE: ENTRE A CRÍTICA E A RELAÇÃO 

A fim de romper com os cânones das artes, os artistas do século XIX estudavam em escolas tradicionais de arte onde aprendiam as técnicas clássicas de artes visuais. Porém, ao se formarem, criavam obras usando técnicas diferentes das aprendidas nas escolas. 
Nesse período emergiram diversos movimentos estéticos que foram considerados rebeldes e excêntricos para a época. O papel do crítico de arte ganhou força a fim de avaliar as criações e legitimar tais obras como arte ou não. Esse cenário influenciou também o público, que começou a exercitar essa ‘crítica à arte’ como uma maneira de fruir e ter contato com as obras. Isto é, ao interagir com o objeto artístico o público busca perceber se a obra se enquadra em algum estilo específico de produção, qual técnica está sendo utilizada, se há um bom acabamento, etc. 

Entretanto, os artistas do século XX até os dias de hoje querem questionar esses padrões estéticos perfeccionais, ligados a uma técnica que deve ser muito bem executada. A arte pensada a partir dessa época buscou experimentar materiais diversificados explorando a criatividade e a casualidade. Isso quer dizer, que o artista buscava liberdade para criar, este não se apega as demandas sociais e ideais de beleza; buscava se expressar por meio de sua criação, para isso recorria ao uso de materiais considerados inusitados para a época que nunca foram pensados como uma possibilidade artística. Essas obras de arte buscavam instigar o público para problematizar e refletir sobre o teor da obra e quais questões poderiam estar por trás daquela proposta. Desse modo, as criações se tornaram “obras abertas” passíveis de serem manipuladas e alteradas pelo público, a fim de que os espectadores reflitam e problematizem, junto com os artistas, as questões da arte na atualidade. Em outras palavras, o espectador torna-se coautor da experiência estética a lidar com as perspectivas provocadas pelo artista. 

Observe algumas imagens da obra “Através” de Cildo Meireles instalada no Inhotim — Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico — em Brumadinho/MG.




1 — Leia o texto extraído do site do museu Inhotim sobre a obra “Através” de Cildo Meireles e responda as questões:


a) Quais objetos e matérias compõem a obra? 

b) De que maneira o público interage com a obra?

c) Com base no texto, essa obra pode ser considerada uma Arte Contemporânea? Justifique sua resposta. 

d) Quais as reflexões que o artista gostaria de provocar no público?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.