1º Ano Ensino Médio - Noturno — Artes visuais: contextos e práticas.

ATIVIDADES

REPRESENTATIVIDADE E IMAGINAÇÃO 

Na Idade Média, as principais obras produzidas na Europa tinham o objetivo de representar as histórias bíblicas nas igrejas e castelos. Tendo em vista que a maioria da população era analfabeta, os desenhos, esculturas e pinturas facilitavam os ensinamentos dos valores cristãos católicos. Os artistas atuavam também na realização de obras decorativas com os temas mitológicos ou exaltando o reinado dos reis. Nesse sentido, ficavam longos períodos desenvolvendo as encomendas e envolvidos com as construções de igrejas. 

Porém, com o Renascimento o artista teve mais autonomia para criar, refletindo os ideais daquela sociedade. Por esse motivo, a obra de um artista só seria considerada elevada e bela se nela houvesse uma racionalidade expressa por meio da criatividade, imaginação e subjetividade. Dentro desse período renascentista as obras deveriam ser desenvolvidas por meio de estudos matemáticos e da anatomia humana. 

1 — Diante dessas definições, classifique as imagens abaixo como Idade Média ou Renascentista.


Figura 1: 
Figura 2: 
Figura 3: 
Figura 4: 

2 — Escolha uma das imagens e descreva o que está representado nela, indicando qual o possível discurso/interpretação da obra. 

3 —A partir do contexto que foi criado (Medieval ou Renascentista), discorra sobre a função social (da obra escolhida na questão 2) de acordo com o texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?