1º Ano Ensino Médio - Noturno - Diversidades e desigualdades na sociedade contemporânea.

DESIGUALDADE SOCIAL 

A Desigualdade social é o fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe de renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida. 
Inúmeros dados e estudos apontam que a desigualdade social e econômica cresce em todo o mundo. Dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) revelam que 1% dos mais ricos detêm 40% dos bens globais. Um relatório da ONG Oxfam demonstra também que as 85 pessoas mais ricas do mundo possuem uma renda equivalente às 3,5 bilhões de pessoas mais pobres. 
Diante desse panorama, que gera inúmeros excluídos e miseráveis em todo o mundo, surge a questão: o que causa a desigualdade social? A grande questão é que, desde as construções das civilizações durante o período neolítico, quando as sociedades passaram a viver dos excedentes que produziam, as diferenças sociais começaram a surgir. O problema, nesse caso, é a intensificação da pobreza e da falta de equidade nas condições oferecidas para que os diferentes indivíduos possam produzir suas próprias condições de sobrevivência. 
O teórico Jean-Jacques Rousseau afirmava que a desigualdade é um fenômeno que tende a sempre se intensificar no contexto social. As famílias mais pobres possuem um menor acesso à instrução e às informações necessárias para alavancar um desenvolvimento próprio, enquanto os grupos mais ricos possuem um maior nível estrutural para investirem e multiplicarem sua renda e os largos benefícios advindos dela. Para Rousseau, o que causa a desigualdade é exatamente a divisão social do trabalho, com a criação da propriedade e dos bens particulares e não distribuíveis. 
Outro pensador famoso por categorizar essa questão foi Karl Marx. Ele enxergava a sociedade a partir da luta de classes e via a desigualdade manifestada a partir dos desequilíbrios entre a burguesia e os trabalhadores, haja vista que a primeira era a detentora dos meios de produção, controlando e retendo a maior parte dos lucros sobre os bens produzidos a partir do trabalho coletivo. Essa lógica, perpetuada pela mais-valia, concentrava a renda e marginalizava os cidadãos, além de criar o exército de reserva de desempregados, que garantia uma concorrência entre os próprios trabalhadores, privando-os de sua emancipação. 
Fonte: Disponivel em : https://alunosonline.uol.com.br/sociologia/desigualdade-social.html 

CONCEITOS BÁSICOS SOBRE DESIGUALDADE SOCIAL 

Conceitos de Meritocracia 

Meritocracia é um  sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. A origem etimológica da palavra meritocracia vem do latim meritum, que significa “mérito”, unida ao sufixo grego  cracía, que quer dizer “poder”. Assim, o significado literal de meritocracia seria “poder do mérito”. 
De acordo com a definição “pura” da meritocracia, o processo de alavancamento profissional e social é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações. A  meritocracia  é um modelo de distribuição de recursos, prêmios ou vantagens, cujo critério único a ser considerado é o desempenho e as aptidões individuais de cada pessoa. Como uma das ideias que fundamenta moralmente o liberalismo, a meritocracia é um princípio essencial de justiça nas sociedades ocidentais modernas. A partir dessa ideia é que se justifica e se legitima a forma como os recursos estão distribuídos na sociedade. Segundo essa tese, a mobilidade social  deve ser um resultado exclusivo dos esforços individuais através da qualificação e do trabalho


Mobilidade Social 

Possibilidade de um indivíduo migrar de um grupo social para outro. Existem dois modelos de mobilidade: ascensão social (migração de um grupo em posição socialmente inferior para uma superior) e declínio ou queda social (passagem de um grupo socialmente superior para outro inferior). A mobilidade pode ser obtida mediante esforços ou conquistas individuais (como nas sociedades de classes) ou por concessões de grupos superiores (como nas sociedades estamentais). No modelo de castas não existe a possibilidade de ocorrer mobilidade social. Os indivíduos nascem e permanecem no mesmo grupo social até a sua morte. 

Status social 

Construção da noção de prestígio a partir de características individuais. Conceito determinado pela configuração de prestígio social presente em características individuais. Assim como os elementos que determinam as desigualdades sociais, a noção de status também é construída socialmente. 
O status pode ser “adquirido” (quando conquistado por ações individuais reconhecidas coletivamente, como, por exemplo, a profissão) ou “atribuído” (mediante características individuais que não podem ser transformadas, como a etnia). 
Alguns dos principais elementos que determinam status na sociedade brasileira são renda, etnia, gênero, formação educacional, local de moradia e profissão. Os indivíduos que não possuem as características geradoras de status acabam por ser estigmatizados nas relações sociais. 

Estratificação social
Conceito que analisa a existência de grupos hierarquicamente estabelecidos em uma sociedade. A estratificação social pode ser explicada por diversos elementos, como, por exemplo, renda, religião, origem ou etnia. Os elementos que configuram a estrutura hierárquica de um povo são construídos socialmente, sendo sociologicamente explicados a partir de um determinado contexto. A expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada.

 FORMAS DE MEDIR A DESIGUALDADE, ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANOS — IDH 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de “desenvolvimento humano” e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos em nível nacional.

Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc. IDH — Mundo


IDH — Brasil

Banco Mundial alerta para desigualdades de renda no Brasil 
Em 1971, o economista holandês Jan Pen publicou um célebre tratado sobre a distribuição de renda no Reino Unido, no qual descreveu um desfile reunindo das pessoas mais pobres, na abertura, às mais ricas, no fim. Daí surgiu o termo “O Desfile de Pen”. Neste mês, um estudo do Banco Mundial para a América Latina e Caribe propôs o mesmo exercício para o Brasil, colocando na Sapucaí “o desfile mais estranho da história”. “Por muito tempo, só se veriam pessoas incrivelmente pequenas (apenas alguns centímetros de altura), um incrível desfile de anões. Levaria mais de 45 minutos para os participantes alcançarem a mesma altura que os espectadores. Nos minutos finais, gigantes incríveis, mais altos do que montanhas, apareceriam”, descreve o relatório, produzido pelo Gabinete do Economista-Chefe da regional do Banco Mundial. O encerramento seria feito pelos milionários brasileiros, que teriam dois terços de seus corpos a 100 km acima do nível do mar.

Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/news/infographic/2018/10/17/brazil-the-strangest-parade-history . Acesso 15/06/2020 


ATIVIDADES

1 — Caracterize, compare e dê exemplos de diversidades humanas e desigualdades sociais. 

2 — Quais as principais características das desigualdades apresentadas em nosso texto? 

3 — Cite pelo menos três características comuns às desigualdades. 

4 — Vivemos em um mundo de igualdade de condições? 

5 — Diante dos vários espaços de sociabilidade, todos têm o mesmo acesso aos mesmos bens materiais? 

6 — Pesquise dados sobre a divisão da riqueza (distribuição da renda) no Brasil e no mundo. 

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