1º Ano Ensino Médio - Noturno - História da Vida.

TEMA: EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS 

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS... 

A Teoria da Evolução descreve o desenvolvimento das espécies que habitavam ou habitam o planeta Terra. Assim, as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações ao longo do tempo e transmitiram novas características aos seus descendentes. Charles Darwin, autor de “Origem das Espécies”  (1859) é um dos grandes nomes sobre teorias relacionadas ao evolucionismo. A sua teoria baseia-se na seleção natural das espécies e é aceita até hoje. 

Quais são as teorias da evolução? 

• Criacionismo A Teoria da Criação ou “Criacionismo” aponta para a origem do Universo e da vida através de explicações mítico-religiosas, as quais não estariam sujeitas às evoluções ou transformações ocorridas na evolução das espécies e sim de um Criador. O criacionismo destaca-se como oposta à ciência evolutiva, sendo discutido por diversas civilizações e gerando diversas hipóteses acerca da criação do mundo, sendo que cada religião o abordou de diferentes maneiras. 

• Lamarckismo O naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) foi muito importante para o desenvolvimento das ideias evolucionistas, tendo publicado o livro “Filosofia Zoológica” com suas conclusões em 1809. O conjunto de suas teorias é denominado de “Lamarckismo”. Ele propunha a “Lei do uso e desuso” que consistia no desenvolvimento ou atrofiamento de partes do corpo, de acordo com seu uso ou desuso, respectivamente. Com isso, tais características seriam passadas ao longo do tempo para as gerações seguintes, o que ele explicou na “Lei da transmissão dos caracteres adquiridos”. 

• Darwinismo A teoria da evolução das espécies tem como principal articulador o naturalista britânico  Charles Darwin  (1809-1882) sendo o conjunto de suas teorias evolutivas nomeada de “Darwinismo”. Darwin afirmou que os seres vivos, inclusive o homem, descendem de ancestrais comuns, que modificam-se ao longo do tempo. Assim, as espécies existentes foram evoluindo de espécies mais simples que viveram antigamente. 

A  seleção natural  foi o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria. Desse modo, somente as espécies adaptadas às pressões do ambiente, são capazes de sobreviver, se reproduzir e gerar descendentes.

Para Lamarck, a evolução se dava pelo uso e desuso de partes do corpo. Enquanto isso, Darwin acreditava que o ambiente atuava na seleção das características vantajosas. A partir de suas observações e pesquisas, as principais ideias de Darwin foram: 

— Indivíduos de uma mesma espécie apresentam diferenças entre si, resultado de variações entre as suas características; 
— Indivíduos com características vantajosas às condições do ambiente possuem mais chances de sobreviver do que aqueles que não apresentam tais características; 
— Indivíduos com características vantajosas também possuem mais chances de deixar descendentes. 

Quando falamos da teoria da evolução de Charles Darwin não podemos deixar de mencionar outro personagem, o naturalista britânico Alfred Russel Wallace (1823-1913). Ele desenvolveu uma teoria semelhante a de Darwin sobre a evolução das espécies. Wallace enviou a Darwin os seus manuscritos e em 1858 a teoria da evolução foi publicada no nome dos dois naturalistas. Porém, por Charles Darwin ser mais reconhecido, acabou por receber o mérito e prestígio de criador da teoria. 
Texto disponível em: https://www.todamateria.com.br/teoria-da-evolucao/

ATIVIDADES

1 — Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva. 

Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo. 
a) Seleção natural e mutação. 
b) Lei do uso e desuso e seleção natural. 
c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade. 
d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso. 
e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos. 

2 — Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta: 
a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais. 
b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil. 
c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu. 
d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14. 
e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça. 

3 — Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural: 
a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive. 
b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem. 
c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes. 
d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural

4 — (UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação
ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois
deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu
uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa
informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:
a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe
que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características
adquiridas são transmitidas aos descendentes.
b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que
pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de
características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que
pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por
alterações genéticas intrínsecas.
d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe
que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
e) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que
pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.

5 — (Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os
seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin:
a) mutação e seleção natural.
b) mutação e adaptação.
c) mutação e recombinação gênica.
d) recombinação gênica e seleção natural.
e) adaptação e seleção natural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.