1º Ano Ensino Médio - Noturno - Identidade

1 — Meu sentido da Vida. 

Você já se perguntou qual o sentido da vida para você? Na verdade, existem vários e diferentes sentidos que as pessoas dão à vida. Você já parou para pensar nos valores que você possui e dar às coisas e pessoas que fazem parte da sua vida? Sobre isso, você acha comum a valorização das pessoas a partir do que elas possuem e não o que elas são? 

Os valores e princípios que orientam a relação humana, tais como afeto e respeito pelo outro, algumas vezes são deixados de lado, causando o que Antônio Carlos Gomes da Costa (1940-2011) (veja quem foi esse educador na sessão para “Para Saber Mais”) chama de “crise de uma época.” Ao mesmo tempo em que se vive essa crise na relação humana, existem pessoas que buscam outro sentido para as suas vidas, ativando a dimensão transcendental que ressignifica a própria natureza humana. 

Sobre a transcendentalidade é importante dizer que nesta aula, esse tema não será abordado do ponto de vista de religião alguma. A transcendentalidade tratada aqui, diz respeito à natureza humana do ser humano, consciência de si mesmo, a busca de sentido da vida. 

A importância de refletir sobre a dimensão transcendente da vida perpassa, portanto, pela busca de sentido existencial. É buscar no interior de si mesmo, o que significa a forma de ser e estar no mundo. Sobre isso, você já pensou sobre o que dar SIGNIFICADO e SENTIDO à sua existência neste mundo? Para algumas pessoas, por exemplo, fazer o bem e ser solidário é o que mais dá sentido à vida. 

 Sendo assim, escreva no seu Portifólio sobre o sentido da vida para você. Depois, que tal conversar sobre o conteúdo dessa aula para alguém da sua casa? Procure saber dessa pessoa escolhida por você, qual o sentido que ela atribui a própria vida. 

2 — Considerando o que escreveu na questão nº 1, você acha que age de acordo do que faz sentido para você? A pergunta parece descabida? Hum... Será? Nesses tempos de Skype, Whatsapp, Facebook e Instagram, nem tudo sobre o que as pessoas falam e fazem, podem ter um real sentido para elas, não é verdade? Existe uma grande possibilidade das suas atitudes estarem seguindo tendências que não condizem com o que elas são. Você já pensou nisso? 

3 — Seguindo o raciocínio da questão anterior, pense na importância que você deu aos principais acontecimentos que ocorreram na sua vida. Pensar sobre isso ajudará você a descobrir também, o que é importante para você e qual é sua fonte de significado da vida. 

É a consciência de si mesmo, do que o rodeia, que trará a resposta para você.

Como a grande maioria das estudantes de moda, Ana (Larissa Manoela) tinha o sonho de se tornar uma estilista de muito sucesso. Porém, ao receber uma proposta de ser influenciadora digital de uma marca renomada, ela larga a faculdade para investir todo o seu tempo na página digital criando publicações. O trabalho que a princípio seria incrível, foi ficando cada vez mais nocivo para ela mesma: certo dia, de tanto ter os olhos somente na tela do celular, a jovem sofre um sério acidente de carro, o que a leva a deixar sua função de influenciadora de lado e passar um tempo na casa de seu avô Germano (Erasmo Carlos), no interior da cidade. Nessa volta às origens, Ana entra em um profundo processo de autoconhecimento e estabelece mais proximidade e afeto pela sua família e por ela própria. 
Disponível em: . Acesso em: abril de 2020. 

PARA SABER MAIS: 

• Quem foi Antônio Carlos Gomes da Costa (1940-2011)? Mineiro, nasceu ao final dos anos 40, professor experiente e prestigiado. Trabalhou com crianças e adolescentes, inclusive na Febem de Minas Gerais. Foi um dos participantes do grupo de redação do ECA — Estatuto da Criança e do Adolescente. Foi um influente colaborador na concepção do Modelo da Escola da Escolha. 

Um pré-requisito importante para a construção do Projeto de Vida, além do autoconhecimento, é ter consciência dos seus talentos para que você possa explorá-los ao seu favor. Ao fazer isso, você amplia as suas oportunidades de crescimento e atuação no mundo. Portanto, as atividades que seguem nesta aula tem como objetivo possibilitar a identificação dos seus talentos e necessidades de aprendizagens.

ATIVIDADES

Minha bandeira pessoal 
1 — Convido você a construir a sua bandeira pessoal. Assim como um país tem a sua bandeira, você deverá ter a sua, como uma representação daquilo que você considera imprescindível para a realização do seu Projeto de Vida. Leias as instruções antes de começar a preencher os quadrantes da bandeira que segue na sequência. 
Instruções para preenchimento de cada quadrante da bandeira: 
“Sei”: sobre o que você sabe fazer hoje. Ex: Dançar, costurar, cozinhar e escrever poemas. 
“Não quero”: preencha essa parte com o que você não têm interesse em desenvolver, pois considera que isso não influenciará no seu Projetos de Vida. Ex: Dirigir e falar em público; 
“Quero”: preencher com o que deseja dominar. Ex: Saber escrever um livro, ser organizado, saber planejar e entender de educação financeira. 
“Não sei”: preencher esse quadrante com o que você quer desenvolver e que considera importante para a realização do seu Projeto de Vida. Ex: Ser empático (se colocar no lugar do outro), trabalhar em grupo e fazer trabalhos manuais.
Essa atividade tem como objetivo que você reconheça aquilo que você domina bem e motivá-lo a aproveitar as oportunidades para aprendê-las. Isso contribuirá com a construção de seu Projeto de Vida.

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente. 
Disponível em: . Acesso em: abril de 2020. 

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