1º Ano Ensino Médio - Noturno - Linguagem e Língua

ATIVIDADES


O assunto tratado no fragmento I é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se marcas linguísticas próprias do uso 
a) regional, pela presença do léxico de determinada região do Brasil. 
b) literário, pela conformidade com as normas da gramática. 
c) técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos. 
d) coloquial, por meio do registro de informalidade. 
e) oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade. 

A partir da leitura do fragmento II, podemos inferir que uma língua é: 
a) conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcança maior valor social e passa a ser considerada exemplar. 
b) sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do léxico. 
c) a modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas produzidas pelos falantes. 
d) A língua padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um sistema linguístico.

Qual é o ponto de vista defendido pelo autor sobre as variedades linguísticas? 

3 — Leia a tirinha abaixo:
A norma-padrão está vinculada à ideia de língua modelo, seguindo as regras gramaticais de acordo com o momento histórico e com a sociedade. 
Quanto às variantes linguísticas presentes no texto, a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida por meio 
a) do emprego do pronome demonstrativo “esse” em “Por que o senhor publicou esse livro?”. 
b) do emprego do pronome pessoal oblíquo em “Meu filho, um escritor publica um livro para parar de escrevê-lo!”. 
c) do emprego do vocativo “Meu filho”, que confere à fala distanciamento do interlocutor. 
d) da necessária repetição do conectivo no último quadrinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?