1º Ano Ensino Médio - Noturno - Linguagem e Língua
ATIVIDADES
1 — Leia a explicação abaixo:
A Língua como fenômeno social de interação verbal
Na concepção de linguagem de Bakhtin, a língua é vista com um fenômeno social, histórico e
ideológico, no qual “a palavra está sempre carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico
ou vivencial”. (1991: 95) Para ele, a verdadeira essência da linguagem é a interação verbal, realizada
pela enunciação. Aprender a falar significa aprender a construir enunciações.
A língua, em seu uso prático, está vinculada ao seu conteúdo ideológico, sendo assim, seus
signos são variáveis e flexíveis, apresentando um caráter mutável, histórico e polissêmico.
Qual o motivo do autor do texto ter utilizado a variante linguística própria daquele grupo social?
2 — Leia o texto abaixo:
A PRAIA DE FRENTE PRA CASA DA VÓ
Eu queria surfar. Então vamo nessa: a praia ideal que eu idealizo no caso particularizado de
minha pessoa, em primeiramente, seria de frente para a casa da vó, com vista para o meu quarto.
Ia ter umas plantaçãozinha de água de coco e, invés de chão de areia, eu botava uns gramadão
presidente. Assim, o Zé, eu e os cara não fica grudando quando vai dar os rolé de Corcel!
(...) Então, vamo nessa: na praia dos sonhos que eu falei “É o sooonho!”, teria menas água
salgada! (Menas porque água é feminina) Eu ia consegui ficar em pé na minha triquilha tigrada,
sair do back side, subir no lip, trabalhar a espuma, iiiiihhhhaaaaaaaaa! (...)
Fonte: Peterson Foca. Personagem “cult” de Sobrinhos do Ataíde, programa veiculado pela Rádio 89,1 FM de São Paulo.
Eu ia consegui ficar em pé na minha triquilha tigrada, sair do back side, subir no lip, trabalhar
a espuma, iiiiihhhhaaaaaaaaa! (...), as expressões destacadas são gírias próprias de que grupo
social?
3 — Leia o texto e faça o que se pede.
Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais em qual
passagem?
a) “Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2)
b) “Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3)
c) “Que devora a voz do morto” (v. 9)
d) “lobo-bolo/Tipo pra rimar com ouro de tolo?” (v. 11-12)
e) “Tease me, tease me outra vez” (v. 14)
4 — Compare os textos I e II a seguir, que tratam de aspectos ligados a variedades da língua
portuguesa no mundo e no Brasil.
Os textos abordam o contato da língua portuguesa com outras línguas e processos de variação e
de mudança decorridos desse contato. Da comparação entre os textos, conclui-se que a posição
de João de Barros (Texto II), em relação aos usos sociais da linguagem, revela:
a) Atitude crítica do autor quanto à gramática que as nações a serviço de Portugal possuíam
e, ao mesmo tempo, de benevolência quanto ao conhecimento que os povos tinham de
suas línguas.
b) Atitude preconceituosa relativa a vícios culturais das nações sob domínio português, dado o
interesse dos falantes dessas línguas em copiar a língua do império, o que implicou a falência
do idioma falado em Portugal.
c) O desejo de conservar, em Portugal, as estruturas da variante padrão da língua grega — em
oposição às consideradas bárbaras —, em vista da necessidade de preservação do padrão de
correção dessa língua à época.
d) Adesão à concepção de língua como entidade homogênea e invariável, e negação da ideia de
que a língua portuguesa pertence a outros povos.
e) Atitude crítica, que se estende à própria língua portuguesa, por se tratar de sistema que
não disporia de elementos necessários para a plena inserção sociocultural de falantes não
nativos do português.
JUSTIFIQUE A OPÇÃO ESCOLHIDA.
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