2º Ano Ensino Médio - Noturno - Cidadania e Civismo.
Educação para Trânsito
A inclusão desse tema como abordagem transversal aos componentes curriculares torna-se imprescindível, visto que o trabalho permanente na escola possibilitará mudanças de comportamento
que venham contribuir para a segurança das crianças e jovens no espaço público. É necessário compreender a importância do Trânsito como parte integrante do cotidiano das pessoas em relação a sua
necessidade de locomoção, comunicação e, sobretudo, convívio social no espaço público. Desta forma
a promoção da saúde se faz pela discussão de estratégias coletivas e pessoais para melhorar as condições de vida. A perspectiva aqui proposta é que o trabalho com questões de TRÂNSITO propicie uma
reflexão sobre a organização social que vivemos na contemporaneidade e como ela contribui ou prejudica a construção de qualidade de vida nas pequenas e grandes cidades.
GENTILEZA GERA GENTILEZA
O trânsito de uma cidade reflete muito sobre o grau de educação das pessoas e de como elas se
relacionam. Certos de que temos que conviver diariamente com a lei da física que diz: dois corpos não
podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, alguém tem que ceder. Com o deslocamento de pessoas cada vez mais intenso nos centros urbanos, nos deparamos constantemente com
situações atípicas como desrespeito ao espaço dos pedestres (considerados os mais vulneráveis no
trânsito), fechamento de cruzamentos por parte de motoristas, buzinas acionadas com fúria, falta de
respeito à faixa exclusiva para ciclistas, dentre outros comportamentos que sinalizam que nosso trânsito se transformou em um verdadeiro campo de batalha.
Seria ótimo se pudéssemos desfrutar de comportamentos tão simples como: ser gentil dentro dos
ônibus, respeitar a fila, dar passagem a outro motorista que está sinalizando a intenção de mudar de
faixa, não fechar um cruzamento, não gritar ou fazer gestos impróprios para os demais usuários do
trânsito, aguardar a travessia de pedestres sem buzinar e simplesmente pedir desculpas quando errar.
Será que eu cedo meu lugar para pessoas idosas ou grávidas no transporte público?
Qual o papel das crianças e dos jovens no trânsito dos centros urbanos? Afinal aprendemos desde
cedo que não devemos atravessar o sinal vermelho para pedestre, olhar para os dois lados ao atravessar
a rua, usar o cinto de segurança no carro independente de ser motorista ou passageiro, não usar o celular quando estiver atravessando a rua, etc. As pequenas gentilezas começam quando respeitamos as
regras e leis de trânsito, pois antes de ter uma habilitação para dirigir somos todos pedestres. A questão é, porque não respeitamos as leis, se estas nos protegem enquanto cidadãos que se locomovem
nas cidades?
Seja você um responsável pelas pequenas gentilezas, respeite as leis de trânsito e se proteja.
Fonte: própria.
ATIVIDADES
Vamos Refletir...
No desenho acima o autor utilizou uma charge, que tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira,
os acontecimentos atuais que despertam o interesse público.
Reflita sobre esta charge, analisando qual foi a mensagem de cunho social que o autor quis transmitir e escreva sua opinião sobre as questões abaixo:
1 — Você já viu alguma situação semelhante?
2 — Esta situação acontece com frequência?
3 — O que poderia ser feito a respeito?
1 — Faça uma pesquisa sobre os espaços e vias públicas destinadas aos ciclistas em sua cidade. Estes espaços seguem as legislações de trânsito? Explique o que acontece.
2 — Você acha que a bicicleta deveria ter mais espaço e ser mais utilizada no trânsito? Por quê? Quais
as vantagens do uso da bicicleta na cidade?
3 — Descreva quais são os equipamentos de segurança que os ciclistas devem utilizar.
4 — Você conhece alguma regra de trânsito específica para ciclistas? Cite algumas.
5 — Apresente os benefícios para a saúde de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, esporte
ou atividade física.
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