2º Ano Ensino Médio - Noturno — Luz, Som e Calor.

ATIVIDADES

1 — Sobre espelhos planos que tal iniciar as atividades buscando no seu material didático ou na internet um experimento para verificar a formação de imagem em um espelho plano, lembrando que qualquer atividade experimental deve ser supervisionada por um responsável. Como sugestão você pode seguir os roteiros de experimento disponíveis na página “https://app.uff. br/riuff/bitstream/1/5961/2/JSS-PRODUTO-FINAL.pdf”. Anote suas observações, conclusões e dúvidas para discutir nos canais disponíveis que você poderá acessar de casa. 

2 — Agora que você já aplicou alguns conceitos, vamos reforçar algumas definições. Descreva com suas palavras as definições dos conceitos abaixo: 
a) Classificação das imagens. 
b) Imagem real e virtual. 
c) Imagem direta e invertida. 
d) Acoplamento de espelhos e sua principal aplicação. 
e) Reversão de imagem em espelho plano. 

3 — Uma pessoa deseja observar por completo um prédio de 101 m de altura num espelho plano de 1,0 m, situado a 50 m do prédio. Qual a distância mínima que a pessoa deve ficar do espelho? 4 — Desenhe os raios notáveis ao incidir em espelhos esféricos côncavo e convexo.

5 — A imagem ao lado é virtual, direta e maior que objeto. Essa imagem foi formada em um espelho côncavo em que o objeto, a mão de uma pessoa, está posicionado entre o foco e o vértice do espelho. Assim como na imagem ao lado, faça a representação utilizando os raios notáveis das imagens formadas no espelho côncavo quando o objeto é colocado: 
a) antes do ponto C, centro de curvatura do espelho. 
b) no ponto C, centro de curvatura do espelho. 
c) entre o ponto C e F, centro e foco. 
d) no ponto F, foco principal do espelho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?