2º Ano Ensino Médio - Noturno - Propriedades Coligativas.
TEMA: OSMOSE
Fatos em que ocorrem devido ao fenômeno osmótico
Colocando glóbulos vermelhos do sangue em água pura, notamos, utilizando o microscópio, que os glóbulos vão inchando e chegam mesmo a arrebentar. Por que acontece isso? Porque a água atravessa a
membrana do glóbulo e penetra na célula mais rapidamente do que os líquidos celulares conseguem
sair, o que aumenta o volume de líquido no interior do glóbulo e determina seu inchaço. Por outro lado,
colocando-se os glóbulos vermelhos em água fortemente salgada, eles murcham. Por quê? Porque nesse caso os líquidos da célula saem mais rapidamente do que a água consegue entrar, o que esvazia parcialmente o glóbulo e determina seu enrugamento. Outro exemplo: costumamos mergulhar os caules
das flores em água, depois de colhidas, para mantê-las viçosas por mais tempo, porque a água penetra
pelo caule e mantém as flores intumescidas. Por outro lado, se mergulhássemos os caules em água
salgada, as flores murchariam rapidamente, pois acabariam perdendo água para a solução salgada.
Fonte: FELTRE, RICARDO. Química Físico-Química – 6 ed. – São Paulo: Editora: Moderna, 2004
ATIVIDADES
1 — (UECE) Os nossos ancestrais descobriram que a carne, quando era tratada com cloreto de sódio,
ficava preservada do ataque bacteriano. Esse processo primitivo de conservação é usado até
hoje e a conservação é por:
a) oxidorredução
b) anticatálise
c) ação bactericida
d) osmose
2 — (PUC-RS) A figura a seguir representa um frasco contendo duas soluções de glicose de
concentrações diferentes, separadas por uma membrana semipermeável (m.s.p.):
Exercício de osmose
Pela análise da figura, pode-se afirmar que, após algum tempo, ocorre:
a) aumento do nível da solução A.
b) aumento da concentração da solução B.
c) aumento da concentração da solução A.
d) diminuição do nível da solução B.
e) diminuição da concentração da solução A.
3 — (UFRS) Entre os fatos referidos a seguir:
I. Uma solução de sal de cozinha em água pode permanecer líquida mesmo quando resfriada
até cerca de -20 °C, sendo tal propriedade utilizada na fabricação de sorvete.
II. O açúcar adicionado à salada de frutas provoca um aumento no volume do caldo.
III. A adição de sal de cozinha à carne bovina é utilizada na fabricação de charque.
IV. O ponto de ebulição da água do mar é maior que o ponto de ebulição da água pura.
Aqueles que podem ser explicados pela mesma propriedade coligativa são:
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I e IV.
e) Apenas II e IV.
4 — (UFSC) Ao colocar-se uma célula vegetal normal numa solução salina concentrada,
observar-se-á que ela começará a “enrugar” e a “murchar”.
Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:
a) A célula vegetal encontra-se num meio hipotônico em relação à sua própria
concentração salina.
b) Há uma diferença de pressão, dita osmótica, entre a solução celular e a solução salina
do meio.
c) Há um fluxo de solvente do interior da célula para a solução salina do meio.
d) Quanto maior for a concentração da solução salina externa, menor será o fluxo de solvente
da célula para o meio.
e) O fluxo de solvente ocorre através de membranas semipermeáveis.
5 — Agora responda o desafio mencionado na introdução do plano de aula. Justifique sua resposta
com os conceitos abordados durante todo o processo das atividades.
Desafio: Faça uma pesquisa sobre a importação de alimentos e cite outros alimentos que provavelmente
eram conservados com o uso do sal. Escreva quais os tipos de conservação usados hoje em dia para
exportar alimentos para outros países. Descreva como cada tipo de conservante funciona.
Faça um texto respondendo as questões e associando com os conceitos de propriedades coligativas
abordados ao longo das atividades propostas
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