2º Ano Ensino Médio - Propriedades Coligativas.

TEMA: CRIOSCOPIA

 

ATIVIDADES

1 — (UFPE 2002) Por que a adição de certos aditivos na água dos radiadores de carros evita que ocorra o superaquecimento da mesma, e também o seu congelamento, quando comparada com a da água pura? 
a) Porque a água mais o aditivo formam uma solução que apresenta pontos de ebulição e de fusão maiores que os da água pura. 
b) Porque a solução formada (água + aditivo) apresenta pressão de vapor maior que a água pura, o que causa um aumento no ponto de ebulição e de fusão. 
c) Porque o aditivo reage com a superfície metálica do radiador, que passa então a absorver energia mais eficientemente, diminuindo, portanto, os pontos de ebulição e de fusão quando comparados com a água pura. 
d) Porque o aditivo diminui a pressão de vapor da solução formada com relação à água pura, causando um aumento do ponto de ebulição e uma diminuição do ponto de fusão. 
e) Porque o aditivo diminui a capacidade calorífica da água, causando uma diminuição do ponto de fusão e de ebulição. 

2 — (UFMG) Num congelador há cinco formas que contêm líquidos diferentes para fazer gelo e picolés de limão. Se as formas forem colocadas, ao mesmo tempo, no congelador e estiverem, inicialmente, a mesma temperatura, vai-se congelar primeiro a forma que contém 500 mL de: 
a) água pura. 
b) solução, em água, contendo 50 mL de suco de limão. 
c) solução, em água, contendo 100 mL de suco de limão. 
d) solução, em água, contendo 50 mL de suco de limão e 50 g de açúcar. 
e) solução, em água, contendo 100 mL de suco de limão e 50 g de açúcar.

3 — (MACK-SP) A solução aquosa bem diluída que possui menor temperatura de solidificação é a de:
4 — (UNICAMP-SP) Considere quatro garrafas térmicas contendo: 
Garrafa 1: 20 gramas de água líquida e 80 gramas de gelo picado. 
Garrafa 2: 70 gramas de solução aquosa 0,5 mol.dm-3 em sacarose e 30 gramas de gelo picado. 
Garrafa 3: 50 gramas de água líquida e 50 gramas de gelo picado. 
Garrafa 4: 70 gramas de solução aquosa 0,5 mol.dm-3 de NaCl e 30 gramas de gelo picado. 

O conteúdo de cada garrafa está em equilíbrio térmico, isto é, em cada caso a temperatura do sólido é igual à do líquido. 
a) Considere que as temperaturas T1 , T2 , T3 e T4 correspondem, respectivamente, às garrafas 1, 2, 3 e 4. Ordene essas temperaturas de maneira crescente, usando os símbolos adequados dentre os seguintes: >, <, ≥, ≤, =. 

b) Justifique a escolha da menor temperatura

5 — Investigue e explique algumas situações cotidianas. 

• Por que se acrescenta sal ao gelo para gelar cerveja em lata? 

• Por que se joga sal nas estradas com neve?

• Por que as águas dos oceanos não congelam totalmente, mesmo em locais muito frios, com a temperatura abaixo de 0 °C? 

• Por que a água presente nos sorvetes e picolés industrializados, bem como em cosméticos, como cremes hidratantes, não congela em regiões muito frias? 

• O que se pode fazer em lugares onde o inverno é bem rigoroso para que a água dos radiadores dos carros não congele? 

EXPERIMENTO GELO E SAL 

Você vai precisar de: 
• Gelo 
• Sal grosso 
• Copo 
• 2 sacos plásticos de tamanhos diferentes, com fecho 
• Copinho descartável para café (50 ml) 
• Água 

Mãos à obra 
Quebre o gelo em pequenos pedaços. Você pode usar um liquidificador ou enrolar os cubos de gelo em um pano velho e bater com um objeto pesado. Coloque um copo cheio de gelo moído no saco plástico grande. Encha o mesmo copo com sal e adicione-o aos poucos no saco grande, misturando bem ao gelo moído. Continue misturando até que todo o gelo tenha derretido. 
Coloque um pouco de água (um copinho descartável para café cheio) no saco plástico pequeno, feche-o e coloque-o dentro do saco maior contendo a mistura de gelo e sal assim que ela tiver derretido. Aguarde alguns minutos e observe o interior do saco menor.

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