3ª Ano Ensino Médio - Noturno - Energia.

Desenvolvendo o tema: Variações da 1ª Lei de Mendel 

A 1ª lei de Mendel considera um par de alelos situado em cromossomos homólogos. No caso das cobaias utilizadas, há dois alelos; um dominante (B), que condiciona pêlo preto, e o recessivo (b), responsável pela determinação de pelo branco. Assim, em um indivíduo heterozigoto, a pelagem é preta. Assim, em um indivíduo heterozigoto, a pelagem é preta. Esse indivíduo gera dois tipos de gametas (B e B), nas mesmas proporções (50% de cada). 
Veremos agora casos de características determinadas por um par de alelos, os quais também se separam na formação dos gametas. No entanto, veremos nesse modelo, como: 
- genes que podem provocar a morte do indivíduo (Alelos letais) 
- genes que podem determinar mais de uma característica (Pleiotropia) 
- heterozigoto sem a manifestação usual de um alelo dominante (Dominância incompleta e Codominância) 
Além disso, serão estudados os casos de gêmeos, de penetrância incompleta e de expressividade variável.

Pleiotropia 
Nos casos dos camundongos, o alelo A condiciona duas características: coloração amarela do pelo (quando se encontra em heterozigose) e morte quando em homozigose). Esse alelo é um exemplo de Pleiotropia. 
Pleiotropia é a capacidade de um alelo determinar mais de uma característica. 
Outro exemplo de pleiotropia é a fenilcetonúria, doença hereditária associada a um alelo recessivo. 


O diagnóstico dessa anomalia é feito pelo “teste do pezinho”, obrigatório nas maternidades do Brasil, assim que a criança nasce. Uma dieta orientada por médicos deve ser seguida com rigor para o bem da criança. 

Manifestação atípica do heterozigoto 
Em cobaias, o heterozigoto Bb tem pelagem preta, pois o alelo dominante B expressa-se e o alelo recessivo b (que condiciona o pelo branco) não se manifesta. No caso da flor de maravilha (Mirabilis jalapa), há dois alelos para a cor das flores: V (para vermelho) e B (para branco). 
Indivíduos homozigotos VV têm flores vermelhas, homozigotos BB têm flores brancas. O heterozigoto VB têm flores róseas, cor intermediária entre o vermelho e o branco. Esse é um caso de dominância incompleta, no qual o heterozigoto apresenta fenótipo intermediário.
No sistema sanguíneo ABO, o indivíduo de sangue AB é heterozigoto em alelo que condiciona tipo A e alelo que condiciona tipo B. no entanto, não se pode caracterizar o tipo AB como sendo um fenótipo com características próprias. Nesse caso, o termo adequado para a herança é Codominância e não dominância incompleta. 
O cruzamento entre heterozigotos gera descendência com proporções definidas e pode identificar o tipo de herança envolvida.


Organizando o conhecimento: 

01- (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela? 
a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos. 
b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos. 
c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos. 
d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos. 
e) apenas amarelos. 

02- Em galináceos, há um alelo que condiciona o fenótipo conhecido pelos criadores como frizzly (ou "penas arrepiadas"). A anomalia que ele determina é uma deformidade das penas, que são fracas e oferecem pouca proteção térmica. As aves afetadas apresentam, ainda, pouca produtividade de ovos e carne, aumento dos órgãos digestivos, alterações hormonais e dos rins. 
Como se denomina este padrão de herança, em que um só alelo causa múltiplos manifestações fenotípicas? 

Cite um exemplo na espécie humana. 

03- Em drosófila, o mesmo alelo que condiciona a cor branca dos olhos determina ausência de pigmentação nos túbulos de Malpighi e nos tecidos que envolvem as gônadas dos machos. Trata-se, portanto, de um caso de: 
a) alelos múltiplos. 
b) codominância.

04- O albinismo é uma desordem genética que afeta a produção de melanina. Essa produção é determinada pela presença de um alelo A, e observa-se ainda que o indivíduo homozigoto recessivo é albino. Diante disso, podemos afirmar que se trata de um caso de: 
a) Alelos letais. 
b) Dominância completa. 
c) Dominância incompleta. 
d) Epistasia. 
e) Codominância. 

05- A maravilha (Mirabilis jalapa) é uma planta que apresenta flores vermelhas, brancas e rosas. O fenótipo rosa é determinado quando a planta é heterozigota e caracteriza-se por ser uma coloração intermediária. A maravilha é, portanto, um exemplo clássico de: 
a) Alelos letais. 
b) Dominância completa. 
c) Dominância incompleta. 
d) Epistasia. 
e) Codominância. 

06- (Unicentro) Dominância incompleta, ou semidominância, ocorre quando alelos em heterozigose promovem efeitos diferentes no fenótipo em relação ao estado de homozigose. Em plantas maravilhas, os genótipos abaixo influenciam nos seguintes fenótipos: 
• BB = flores vermelhas. 
• bb = flores brancas. 
• Bb = flores rosas. 
Em cruzamento entre uma maravilha vermelha e uma branca, nasceu, em F1, 90 maravilhas rosas. Qual a porcentagem de indivíduos da cor vermelha ocorrerá se autofecundar-se duas maravilhas da F2? 
a) 50%. 
b) 25%. 
c) 100%. 
d) 0%. 
d) 75%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.