3º Ano Ensino Médio - Noturno - Ginástica

TEMA: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA 

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS... 

Exercícios físicos ajudam a controlar o estresse e a melhorar a imunidade? 

A prática regular de exercícios atua na manutenção da saúde geral e aumenta a sensação de bem-estar. À medida que você começa a se exercitar regularmente, é possível perceber a diminuição de sintomas de depressão e ansiedade e uma melhora no sono. Todos esses benefícios da prática de exercícios podem aliviar seus níveis de estresse e dar-lhe uma sensação de comando sobre seu corpo e sua vida. 
Praticamente qualquer forma de exercício ou movimento pode aumentar seu nível de condicionamento físico enquanto diminui seu nível de estresse, como caminhar, correr, andar de bicicleta, praticar yoga, tai chi, levantamento de peso, natação, entre outros. O mais importante é escolher uma modalidade ou atividade que você realmente goste. 
Atividades curtas ou breves também podem oferecer benefícios no manejo do estresse, mas o mais importante é tornar a atividade física regular parte do seu estilo de vida. Para uma vida saudável, pratique 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana, em sessões de pelo menos 10 minutos de duração. 
Além do combate ao estresse motivado pelo aumento da produção de endorfina, que é considerado o neurotransmissor do “bem-estar”, alguns estudos apoiam que os exercícios podem influenciar também o sistema imunológico, com efeitos que variam dependendo da natureza e da intensidade do exercício. 
Segundo alguns estudos, a atividade física moderada pareceu melhorar a função imunológica do corpo ao aumentar a produção dos anticorpos de uma das primeiras linhas de defesa contra invasores do sistema respiratório superior. 
Mais estudos nesse sentido ainda precisam ser feitos, mas, de qualquer maneira, sabe-se que os exercícios físicos têm papel fundamental na prevenção de doenças e na manutenção de uma vida mais saudável. 

Entenda o seu sistema imunológico 
O sistema imunológico é muito complexo e obviamente essencial para a manutenção da nossa saúde. 
Ele compreende dois componentes básicos: o sistema imune inato (que nasce com a pessoa) e o sistema imune adaptativo. Os elementos do sistema inato incluem as defesas externas (como a pele e as membranas mucosas), os glóbulos brancos (leucócitos fagocíticos não específicos) e proteínas do soro (presentes no sangue). 
Os patógenos que escapam dessas barreiras externas iniciais entram em contato com o sistema adaptativo, que é constituído de anticorpos chamados de células T e B. Quando este sistema é ativado, células com a capacidade de reconhecer micróbios específicos são geradas. Ao contrário do sistema inato, o sistema adaptativo se desenvolve gradualmente e “cria uma memória”, que permite uma reação mais rápida quando o mesmo patógeno é novamente identificado no organismo, melhorando ainda mais a defesa a cada exposição repetida a esse invasor específico. Juntos, esses dois componentes fornecem um formidável obstáculo ao estabelecimento e à sobrevivência a longo prazo sobre agentes infecciosos. 

Colaboraram neste conteúdo: Dra. Renata Demarque e Rosyanne Michele Marques de Oliveira. Fonte: . Acesso em: 14/05/2020.

ATIVIDADES

VAMOS PRATICAR?! 

Como você acabou de ler no texto acima, a atividade física auxilia na melhora da saúde, promovendo bem-estar, diminuindo o estresse e melhorando o sistema imunológico. 
Você já deve ter realizado em algum momento de sua vida exercícios físicos, seja na aula de educação física na escola ou em alguma escolinha de esportes, academia, etc. 
Por isso te convido a realizar uma série de exercícios em casa. Para isso use a memória para lembrar das orientações do seu professor(a) de educação física, em relação ao cuidado com a postura e respiração. A coluna deve estar sempre alinhada e ereta, os joelhos semiflexionados, abdômen contraído. 

Orientações: 
Treino: Faça cada exercício por 30 segundos, com descanso depois de cada série. Para iniciantes, recomenda-se duas séries com as oito atividades; para intermediários; três séries; para avançados; quatro séries.

ATIVIDADES

1 — (PUC MG) Gripe e AIDS são doenças provocadas por vírus. Entretanto, a gripe tem uma evolução benigna, e a AIDS já não tem. Isso ocorre porque: 
a) o vírus da gripe é mais fraco que o vírus da AIDS. 
b) o vírus da AIDS destrói as células responsáveis pela defesa imunológica. 
c) nosso organismo já é naturalmente imune ao vírus da gripe. 
d) o vírus da AIDS não é reconhecido como antígeno pelo sistema imunológico. 
e) os mecanismos de infecção são diferentes. 

2 — (IFRN 2012) A Educação Física como disciplina curricular deve tratar da cultura corporal no seu sentido mais amplo, proporcionando ao aluno consciência crítica para o exercício da cidadania no cumprimento de posicionamentos éticos. Portanto, as aulas devem ser num ambiente em que os alunos tenham condições de usufruir dos 
a) jogos, esportes, performance, lutas e ginásticas em benefício da melhoria da qualidade de vida e do estilo de vida. 
b) jogos, esportes, rendimento, lutas e ginásticas em benefício do exercício e da qualidade de vida. 
c) jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhor qualidade de vida. 
d) jogos, esportes, danças, musculação e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e do estilo de vida.


3 — (ENEM 2010) O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é: 
a) a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em movimentação de intensidade máxima. 
b) a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável período de tempo, sem perda da qualidade da execução. 
c) a flexibilidade, que permite a amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesões. 
d) a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção. e o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.




4 — (ENEM 2009) Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes —, de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão deve ser levada em conta. 
A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando: 
a) apresenta uma postura regular. 
b) pode se exercitar por períodos curtos de tempo. 
c) pode desenvolver as atividades físicas do dia a dia, independentemente de sua idade. 
d) pode executar suas atividades do dia a dia com vigor atenção e uma fadiga de moderada a intensa, e pode exercer atividades físicas no final do dia, mas suas reservas de energia são insuficientes para atividades intelectuais. 

5 — (FUNDEP 2014) A prática de atividade física regular a partir da infância somente NÃO contribui diretamente para: 
a) a regulação do peso corporal. 
b) o acréscimo do mineral ósseo durante a pré-adolescência. 
c) a redução do risco de doenças degenerativas. 
d) a estimulação da taxa de crescimento em estatura. 

6 — A prática de exercícios físicos de forma habitual é considerado um hábito de vida saudável. São alguns dos benefícios do exercício físico: 
a) Aumento da pressão arterial e da insônia. 
b) Aumento da força muscular e da densidade óssea. 
c) Diminuição da força muscular e da densidade óssea. 
d) Diminuição da insônia e aumento da pressão arterial. 
e) Controle da pressão arterial e aumento da adiposidade. 

7 — Os bons hábitos posturais durante as atividades físicas são importantes por: 
a) Proporcionarem apenas uma maior eficiência no exercício. 
b) Prevenirem dores e lesões musculares. 
c) Proporcionarem apenas um melhor efeito estético. 
d) Trabalharem apenas para um ganho de peso mais eficiente pelo indivíduo. 

8 — Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos 
A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. 
Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticava nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.

Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia. 
DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012. (adaptado). 

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que: 
a) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constitui um fator relacionado com o aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes. 
b) a diminuição do consumo de alimentos que são fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuiu para o aumento da obesidade entre os adolescentes. 
c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico. 
d) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação. Na população adulta, os fatores hereditários são preponderantes. 
e) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica. 

9 — Nos últimos anos, a obesidade tem crescido consideravelmente entre crianças e adolescentes em nosso país, tornando-se um problema nutricional altamente significativo, visto que pode trazer consequências drásticas à saúde. Considerando a conduta a ser tomada diante de erros alimentares e/ou comportamentais, assinale a alternativa correta. 
a) Erro alimentar: doces, salgadinhos e fast-food; 
Conduta: controlar a quantidade, porém liberando nos finais de semana, feriados e ocasiões especiais. 
b) Erro comportamental: Comer rápido; 
Conduta: Aumentar a quantidade de alimento por garfada para estimular o tempo de mastigação. 
c) Erro alimentar: sobremesas; 
Conduta: se desejado, comer diariamente, porém em quantidades limitadas. 
d) Erro Alimentar: nenhuma fruta e hortaliça; 
Conduta: incentivar a experimentar pequenos pedaços; experimentar novas formas de preparo

10 — A idade de um ser humano é medida de várias formas: 
I. Idade Cronológica: é expressa pelo número de meses desde o nascimento.
II. Idade Biológica: enfoca o envelhecimento através de mudanças nos processos biológicos ou fisiológicos. 
III. Idade Psicológica: são perdas das capacidades individuais, envolvendo as funções cognitivas. 
IV. Idade Social: apesar de anos de pesquisa, não há consenso para mensurar esse tipo de idade. 

a) I, II e III. 
b) II, III e IV. 
c) I, III e IV. 
d) I, II e IV. 
e) Todas estão corretas. 

11 — A flexibilidade abrange propriedades morfofuncionais do aparelho motor que determinam a amplitude dos movimentos do ser humano. Partindo do termo flexibilidade, podemos afirmar que: 
I. A flexibilidade refere-se à mobilidade geral das articulações. 
II. A falta de flexibilidade pode comprometer e atrasar a assimilação dos hábitos motores. 
III. A falta de flexibilidade limita os níveis de força, velocidade e piora a coordenação intra e intermuscular. 
IV. A falta de flexibilidade diminui a economia de trabalho e aumenta a possibilidade de lesões musculares, articulares e dos ligamentos. 
V. Um nível insuficiente de flexibilidade é também a causa da diminuição dos resultados decorrentes do treinamento voltado ao desenvolvimento de outras capacidades motoras. 

Está correta a sequência: 
a) I, III e IV. 
b) II, IV e V. 
c) I, II e IV. 
d) III, IV e V. 
e) Todas estão corretas. 

ATIVIDADES

TEMA DE REDAÇÃO...

A prática de atividade física está imersa em um contexto social, midiático, cultural e social, pois deixou de ser abordada apenas pelo campo da medicina. Por este motivo é que o incentivo à prática de atividades físicas é um tema possível de ser abordado na prova de redação do ENEM sob vários pontos de vista, como por exemplo, o que concerne a saúde dos cidadãos, especialmente a questão do sobrepeso e da terceira idade (que têm avançado no Brasil); o prisma relativo aos espaços públicos e privados destinados à prática das atividades, como praças e centros esportivos públicos e sob o ponto de vista social em relação à ditadura da beleza e da magreza. 
Começaremos pelos números de pessoas sedentárias, praticantes de atividades físicas e de esportes no nosso país; vejam o gráfico:

Os motivos pelos quais as pessoas deixam de se exercitar e/ou de praticar um esporte:


A partir das informações acima elabore um texto dissertativo argumentativo sobre os problemas e dificuldades para que as pessoas possam aderir a um programa de atividade física e quais são as consequências para a saúde e para o Sistema Único de Saúde — SUS, o Brasil possuir um número expressivo de pessoas sedentárias. 

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