3º Ano Ensino Médio - Noturno - Introdução às artes audiovisuais.
ATIVIDADES
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE UM FILME
As artes visuais, a dança, o teatro e a música são linguagens artísticas que estão presentes na
humanidade desde tempos remotos. A realização dessas ações artísticas faz parte da experiência
social humana e é por isso que estudamos as mesmas, para compreender as distintas maneiras que as
sociedades se expressam artisticamente. A linguagem audiovisual surge devido ao desenvolvimento
tecnológico. Os primeiros filmes foram feitos por meio de Stop Motion, que consiste na sequência de
muitos com diferenças mínimas, que quando exibidas em sequência, geram movimento na imagem. Ou
seja, atualmente, com acesso a distintas tecnologias, tem-se a possibilidade de criar artisticamente
diversos tipos de obras.
Para um filme ser feito, tudo começa por um roteiro. Antes de pensar a história propriamente dita,
é necessário planejar a sequência de cenas e quais ações vão estar contidas nelas. Ou seja, o roteiro é
o planejamento da filmagem como um todo. Depois disso é que são pensados os diálogos, iluminação,
trilha sonora, movimento de câmera, dentre outras coisas. Desse modo, podemos compreender que o
audiovisual possui técnicas específicas de produção, que vão ser aplicadas de acordo com os desejos
estéticos do roteirista e do diretor. O diretor, por sua vez, exerce um papel importante na concepção da
filmagem, pois a partir do roteiro, ele desenvolve a narrativa e acompanha todo o processo de filmagem,
orientando tanto a captação de imagens como a ação dos atores.
1 — De posse dessas informações técnicas sobre a produção do audiovisual, desenvolva um roteiro de
filmagem com o tema “Em quarentena”. Para isso, siga os passos abaixo:
a) Descreva qual é a sua rotina nesse período de isolamento social durante a pandemia
de COVID-19.
b) Escolha as três coisas que você considera mais importante de sua rotina para se tornarem
cenas do seu roteiro.
Exemplo: 1) Acordar, levantar, lavar o rosto e tomar café; 2) Olhar redes sociais e assistir
televisão; 3) Ajudar nas tarefas de casa.
CENA 1
CENA 2
CENA 3
c) Agora, descreva com o máximo de detalhes quais ações são executadas em cada uma das cenas.
Exemplo: 1. Joana acorda com o despertador tocando, desativa o alarme, verifica as horas e olha
rapidamente as redes sociais, ainda deitada. Joana coloca o celular em cima do travesseiro,
senta na beira da cama, calça os chinelos e dirige-se para o banheiro. Ela usa o vaso sanitário,
dá descarga e vai para pia, onde lava as mãos e o rosto, fecha a torneira, enxuga o rosto com a
toalha e sai do banheiro, dirigindo-se para a cozinha para pegar um xícara. Senta-se à mesa e
começa a tomar o café da manhã.
CENA 1
CENA 2
CENA 3
Comentários
Postar um comentário