3º Ano Ensino Médio - Noturno - Os cenários da Globalização e Fragmentação / Novas Regionalizações.

TEMA: ECONOMIAS EMERGENTES

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS... 

Economias Emergentes 

Em 1981 foi criado por, Antoine Van Agtmael, economista o termo “mercados emergentes” com o objetivo de incentivar as sociedades financeiras a investir no mercado asiático, com forte crescimento nessa época. Países emergentes, são também classificados como Novos Países Industrializados (NPI), eles se destacaram no cenário da economia global, nas últimas décadas por apresentarem um dinamismo importante na produção de bens industriais. Mesmo tendo um processo de industrialização tardio, os países emergentes receberam, após a década de 1950, por meio de incentivos estatais, privados e auxílio das potências desenvolvidas uma expansão e expressão no cenário internacional. 

Entre eles estão China, Índia, Rússia, Brasil, África do Sul, Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, e Hon kong) e Novos Tigres Asiáticos (Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Vietnã). Tigres e Novos Tigres Asiáticos são conhecidos por essa denominação por implementarem medidas de desenvolvimento econômico que lhes garantiram grande prosperidade econômica nas últimas décadas. Os países emergentes são vulneráveis às crises econômicas mundiais pois, apresentam grande dependência econômica e tecnológica. 

BRICS 

Formado inicialmente em 2001, por Brasil, Rússia, Índia e China e depois integrado também pela África do Sul é um grupo formado por grandes países emergentes que tem acordados como princípios básicos: não interferência; igualdade; benefício-mútuo. Este grupo contribuiu nos últimos anos com mais da metade do crescimento econômico internacional, o papel dos países emergentes no novo cenário geoeconômico que se apresentam em decorrência da pandemia do COVID-19, tende a se redefinir com um prognóstico econômico de recessão, há um futuro incerto e de grandes desafios para essas nações. 

Brasil, está inserido no Mercado Internacional como fornecedor de produtos primários e de produtos industriais, mesmo sendo desprovido de uma avançada tecnologia, nos últimos anos destacou-se como economia emergente, o gigante da América do Sul. Mantém-se como importador de tecnologia e produtos avançados, de capitais, equipamentos de precisão, petróleo e etc, porém para dinamizar a economia nacional muitos produtos passaram a ser criados como estoques reguladores. 

Rússia, sustenta sua importância econômica e também militar no cenário mundial pelo grande arsenal bélico, superado somente pelos Estados Unidos, herança da corrida armamentista do período da Guerra Fria, mas também pelas reformas neoliberais praticadas no país a partir da década de 1990. É membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e tem um economia extremamente dependente da exportação de petróleo, sendo cerca de 80% no país. 

China, de país relativamente pobre e atrasado em poucas décadas tornou-se a segunda economia do mundo, comandada por um partido único, o Partido Comunista, assumiu um papel estratégico na economia global. Com um conjunto de reformas conhecidas como as “quatro modernizações”, das quatro áreas prioritárias: agricultura, indústria, defesa, ciência e tecnologia transformou-se numa das grandes potências mundiais, o estabelecimento de Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), na área litorânea, permitiu a abertura para o investimento de capitais estrangeiros e o desenvolvimento da Economia de Mercado

O país mais populoso do mundo, ocupa também os principais noticiários atuais por ser onde o surto de coronavírus se iniciou, na cidade de Wuhan. Outros problemas já desafiavam a população chinesa que precisa encontrar um equilíbrio entre o seu desenvolvimento econômico e os problemas ambientais e sociais presentes no país. Cabe ressaltar que a elevada e qualificada mão de obra é mal remunerada, as legislações trabalhistas e ambientais são pouco rígidas permitindo um alto nível de população e um regime de trabalho exaustivo. O resultado é de disparidade entre a centro e oeste pobre, e a parte leste rica. 

Índia, é o Segundo país mais populoso do mundo, sua economia apresentou um significativo crescimento nos últimos anos, sendo referência mundial na exportação de serviços de tecnologia da informação, Bangalore, cidade importante é conhecida como a capital da tecnologia da informação. A partir da década de 1990 ganharam o Mercado internacional mesmo com incríveis contrastes sociais é uma das principais potências da atualidade. 

África do Sul, em 2010, passou a formar o BRICS (do inglês South Africa), apresentando o menor PIB do grupo. Sua economia é baseada no setor de indústria, agricultura e extrativismo, é a verdadeira potência regional da África subsaariana e de todo o continente. Sua posição geográfica é importante e estratégica no desenvolvimento econômico, do ponto de vista étnico e cultural, possui uma significativa experiência em construir uma verdadeira sociedade democrática.

ATIVIDADES


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.