3º Ano Ensino Médio - Noturno - Teia da Vida.
TEMA: SEGUNDA LEI DE MENDEL
A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece
que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a
formação dos gametas e se combinam ao acaso”. Gregor Mendel foi capaz de realizar essas afirmações
após estudar dois caracteres ao mesmo tempo.
Experimentos de Mendel
Como sabemos, Mendel realizou seus experimentos utilizando ervilhas, as quais possuem várias características que podem ser analisadas. Inicialmente ele estudou apenas uma característica por vez, o
que o ajudou na formulação da primeira lei. Posteriormente, ele analisou duas características ao mesmo tempo. Utilizaremos como exemplos para explicar o experimento de Mendel a cor e o formato das
ervilhas. A cor da semente pode ser amarela ou verde, e seu formato pode ser liso ou rugoso. A cor amarela será representada pela letra V, enquanto a verde será representada por v. Já o formato liso será
representado por R, e o formato rugoso, por r. A cor amarela é dominante sobre a cor verde, e o formato
liso é dominante sobre o rugoso.
Com base nessas informações, Mendel realizou o cruzamento de duas variedades puras com características diferentes: um indivíduo amarelo e liso e outro verde e rugoso. Ao cruzar esses indivíduos, Mendel obteve na geração F1 indivíduos heterozigotos para as duas características VvRr. Esses
indivíduos eram, portanto, di-híbridos.
Mendel então realizou o cruzamento das plantas da geração F1 para compreender como ocorria
a transmissão das características. Ele pretendia descobrir se os alelos V e R eram herdados sempre
juntos ou de forma independente. Ao realizar o cruzamento entre os indivíduos da F1, ele percebeu que,
na descendência F2, obteve resultados
que estavam próximos à proporção fenotípica 9:3:3:1. Com essa proporção,
ele compreendeu que os alelos se
segregavam de maneira independente,
uma vez que surgiram mais variações
que o esperado se a segregação fosse
dependente (observe a figura a seguir).
Mendel testou as várias características das ervilhas, obtendo sempre algo
em torno da proporção de 9:3:3:1. Esses
vários experimentos foram fundamentais
para Mendel compreender que os alelos
segregam-se de maneira independente
durante a formação do gameta.
Atenção: Essa Lei é aplicada apenas
para aqueles genes que estão localizados
em cromossomos não homólogos ou ainda para aqueles que estão distantes uns dos outros.
ATIVIDADES
1 — (UFRGS – RS) A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos
e apresenta alguns fenótipos mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações
recessivas, observáveis nessa mosca, são a das asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e).
Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido
o seguinte:
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos resultados obtidos
para o cruzamento descrito.
( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam ausência de dominância, pois houve alteração nas proporções esperadas.
( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um dihibridismo envolvendo dois genes autossômicos
com segregação independente.
( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a segunda Lei de Mendel ou Princípio da
segregação independente dos caracteres.
( ) Os pares de alelos desses genes estão localizados em cromossomos homólogos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – V – F – F
b) V – F – V – F.
c) V – F – F – V
d) F – F – V – V
e) F – V – V – F.
2.— (PUC – RJ) Uma linhagem pura de uma variedade de ervilhas de sementes lisas (gene dominante)
flores brancas (gene recessivo) foi cruzada com outra linhagem pura de uma variedade de sementes rugosas (gene recessivo) e de flores roxas (gene dominante). Caso os híbridos sejam fecundados posteriormente, a proporção de indivíduos com sementes rugosas e flores brancas será a
seguinte:
a) 1 /16.
b) 2/16.
c) 3/16.
d) 6/16.
e) 9/16.
3 — A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, diz que os fatores para duas ou mais características segregam-se de maneira independente, distribuindo-se
para os gametas e recombinando-se ao acaso. De acordo com essa Lei, podemos concluir que um
indivíduo de genótipo BBCc terá gametas:
a) B, C e c.
b) BB e Cc.
c) BC e Bc.
d) BB, BC, Bc e Cc.
4 — Imagine que uma mulher com olhos escuros e visão normal (CcMm) case-se com um homem de
olhos claros e míope (ccmm). Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados
por genes dominantes (C e M), calcule a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e
visão normal.
5 — Um indivíduo com genótipo AabbCcDd apresenta quantos tipos diferentes de gametas?
a) 10.
b) 9.
c) 8.
d) 7.
e) 6.
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