1º Ano Ensino Médio - Noturno - Modelos (Modelo para o Átomo).
TEMA: Modelo Atômico de Thomson
Conceitos Básicos
Thomson propôs seu modelo atômico tendo como base descobertas relacionadas com a radioatividade e experimentos realizados com o tubo de raios catódicos construído pelos cientistas
Geissler e Crookes.
Surgia assim, pela primeira vez na história, a ideia da existência de uma partícula subatômica (isto é,
menor do que o átomo). Contrariando Dalton, começava-se a provar que o átomo pode ser dividido. Da
ampola de Crookes derivam os aparelhos de raios X e os televisores modernos.
Para explicar os fenômenos anteriores, Joseph John Thomson (1856-1940) propôs, em 1903, um
novo modelo de átomo, formado por uma “pasta” positiva “recheada” pelos elétrons de carga negativa, o
que garantia a neutralidade elétrica do modelo atômico (esse modelo ficou conhecido como “pudim de
passas” ou “modelo panetone”).
Começava-se, então, a admitir oficialmente a divisibilidade do átomo e a reconhecer a natureza elétrica da matéria.
O modelo atômico de Thomson explicava satisfatoriamente os seguintes fenômenos:
• eletrização por atrito, entendendo-se que o atrito separava cargas elétricas (parte das positivas
em um corpo e igual parte das negativas em outro, como no caso do bastão atritado com tecido);
• corrente elétrica, vista como um fluxo de elétrons;
• formação de íons negativos ou positivos, conforme tivessem, respectivamente, excesso ou falta
de elétrons;
• descargas elétricas em gases, quando os elétrons são arrancados de seus átomos (como na
ampola de Crookes).
Problemas apontados para o átomo de Thomson
Vários físicos na época da proposta do modelo atômico de Thomson, pautados nas teorias da Física
Clássica, apontaram algumas incoerências presentes nesse modelo:
• Thomson propôs que o átomo apresentava uma estabilidade em relação à distribuição uniforme
dos elétrons, o que poderia ser modificado por influência de energia. Porém, a Física Clássica,
com base no eletromagnetismo, não permite a existência de um sistema estável pautado apenas
na repulsão entre as partículas de mesma carga;
• Para Thomson, os elétrons estão distribuídos uniformemente no átomo, mas eles têm a capacidade de se deslocar de forma acelerada e, por isso, devem emitir radiação eletromagnética em
certas frequências específicas. Todavia, isso não era observado.
• O modelo de Thomson era muitas vezes ineficaz para explicar propriedades atômicas, como sua
composição e organização.
Fonte: FELTRE, Ricardo. Química Geral. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004. v. 1, p. 384.
Fonte: DIAS, Diogo Lopes. Modelo atômico de Thomson. Brasil Escola. Disponível em . Acesso em: 18 jun 2020
c) Bohr
d) Thomson
e) Proust
3 — Cite as semelhanças e diferenças entre o modelo atômico de Thomson e o de Dalton.
4 — (UEFS) Segundo o modelo de Thomson, o átomo:
a) poderia ser caracterizado por uma esfera gelatinosa com carga positiva, na qual estariam incrustados os elétrons, neutralizando a carga positiva.
b) não é maciço, mas é formado por um núcleo com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a sua massa, e ao redor do qual ficam os elétrons, neutralizando a carga positiva.
c) é formado por elétrons que giram ao redor do núcleo em determinadas órbitas.
d) é neutro, cercado de elétrons que estariam dispostos ao redor do núcleo, como os planetas ao
redor do Sol.
e) é formado por um pequeno núcleo maciço e positivo, e os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias, sendo que nesse movimento não emitem energia.
5 — (PUC-RS) O átomo, na visão de Thomson, é constituído de:
a) níveis e subníveis de energia.
b) cargas positivas e negativas.
c) núcleo e eletrosfera.
d) grandes espaços vazios.
e) orbitais.
Para aprender mais, Vamos colocar a mão na massa.
EXPERIMENTO
Materiais
• 1 régua de plástico
• 1 bastão de vidro
• 1 pedaço de tecido de lã
• 1 pedaço de flanela
• pedaços pequenos de papel
Procedimento
• Aproxime a régua de um pedacinho de papel.
• Observe se ocorre alguma coisa e anote em seu caderno.
• Agora, atrite a régua em um pedaço de tecido de lã e coloque-a próxima a um pedacinho de papel.
• Anote as observações feitas em seu caderno.
• Repita o procedimento substituindo o tecido de lã pela flanela.
• Aproxime o bastão de vidro de um pedacinho de papel.
• Observe se ocorre alguma coisa e anote em seu caderno.
• Agora, atrite o bastão de vidro em um pedaço de tecido de lã e coloque-o próximo a um pedacinho
de papel.
• Anote as observações em seu caderno.
• Repita o procedimento substituindo o tecido de lã pela flanela.
Pergunta
1 — O que aconteceu quando a régua foi colocada próxima ao pedaço de papel antes e depois do
atrito? Tente explicar.
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