1º Ano Ensino Médio - Noturno - Modelos (Modelo para o Átomo).

TEMA: Modelo Atômico de Thomson 
 
Conceitos Básicos 

Thomson propôs seu modelo atômico  tendo como base descobertas relacionadas com a radioatividade e experimentos realizados com o tubo de raios catódicos construído pelos cientistas Geissler e Crookes.
Surgia assim, pela primeira vez na história, a ideia da existência de uma partícula subatômica (isto é, menor do que o átomo). Contrariando Dalton, começava-se a provar que o átomo pode ser dividido. Da ampola de Crookes derivam os aparelhos de raios X e os televisores modernos. 
Para explicar os fenômenos anteriores, Joseph John Thomson (1856-1940) propôs, em 1903, um novo modelo de átomo, formado por uma “pasta” positiva “recheada” pelos elétrons de carga negativa, o que garantia a neutralidade elétrica do modelo atômico (esse modelo ficou conhecido como “pudim de passas” ou “modelo panetone”).  
Começava-se, então, a admitir oficialmente a divisibilidade do átomo e a reconhecer a natureza elétrica da matéria. 
O modelo atômico de Thomson explicava satisfatoriamente os seguintes fenômenos: 
•  eletrização por atrito, entendendo-se que o atrito separava cargas elétricas (parte das positivas em um corpo e igual parte das negativas em outro, como no caso do bastão atritado com tecido); 
•  corrente elétrica, vista como um fluxo de elétrons; 
•  formação de íons negativos ou positivos, conforme tivessem, respectivamente, excesso ou falta de elétrons; 
•  descargas elétricas em gases, quando os elétrons são arrancados de seus átomos (como na ampola de Crookes).


Problemas apontados para o átomo de Thomson 

Vários físicos na época da proposta do modelo atômico de Thomson, pautados nas teorias da Física Clássica, apontaram algumas incoerências presentes nesse modelo: 
•  Thomson propôs que o átomo apresentava uma estabilidade em relação à distribuição uniforme dos elétrons, o que poderia ser modificado por influência de energia. Porém, a Física Clássica, com base no eletromagnetismo, não permite a existência de um sistema estável pautado apenas na repulsão entre as partículas de mesma carga; 
•  Para Thomson, os elétrons estão distribuídos uniformemente no átomo, mas eles têm a capacidade de se deslocar de forma acelerada e, por isso, devem emitir radiação eletromagnética em certas frequências específicas. Todavia, isso não era observado. 
•  O modelo de Thomson era muitas vezes ineficaz para explicar propriedades atômicas, como sua composição e organização. 
Fonte: FELTRE, Ricardo. Química Geral. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004. v. 1, p. 384. 
Fonte: DIAS, Diogo Lopes. Modelo atômico de Thomson. Brasil Escola. Disponível em . Acesso em: 18 jun 2020

ATIVIDADES

1 — (Fuvest-SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico: 
a) o átomo ser indivisível. 
b) a existência de partículas subatômicas. 
c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia. 
d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo. e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera. 

2 — (ETFSP) No fim do século XIX começaram a aparecer evidências de que o átomo não era a menor partícula constituinte da matéria. Em 1897 tornou-se pública a demonstração da existência de partículas negativas, por um inglês de nome: 
a) Dalton 
b) Rutherford 
c) Bohr 
d) Thomson 
e) Proust 

3 — Cite as semelhanças e diferenças entre o modelo atômico de Thomson e o de Dalton. 

4 — (UEFS) Segundo o modelo de Thomson, o átomo: 
a) poderia ser caracterizado por uma esfera gelatinosa com carga positiva, na qual estariam incrustados os elétrons, neutralizando a carga positiva. 
b) não é maciço, mas é formado por um núcleo com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a sua massa, e ao redor do qual ficam os elétrons, neutralizando a carga positiva. 
c) é formado por elétrons que giram ao redor do núcleo em determinadas órbitas. 
d) é neutro, cercado de elétrons que estariam dispostos ao redor do núcleo, como os planetas ao redor do Sol. 
e) é formado por um pequeno núcleo maciço e positivo, e os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias, sendo que nesse movimento não emitem energia. 

5 — (PUC-RS) O átomo, na visão de Thomson, é constituído de: 
a) níveis e subníveis de energia. 
b) cargas positivas e negativas. 
c) núcleo e eletrosfera. 
d) grandes espaços vazios. 
e) orbitais.

Para aprender mais, Vamos colocar a mão na massa. 

EXPERIMENTO 
Materiais 
• 1 régua de plástico 
• 1 bastão de vidro 
• 1 pedaço de tecido de lã 
• 1 pedaço de flanela 
• pedaços pequenos de papel 

Procedimento 
• Aproxime a régua de um pedacinho de papel. 
• Observe se ocorre alguma coisa e anote em seu caderno. 
• Agora, atrite a régua em um pedaço de tecido de lã e coloque-a próxima a um pedacinho de papel. 
• Anote as observações feitas em seu caderno. 
• Repita o procedimento substituindo o tecido de lã pela flanela. 
• Aproxime o bastão de vidro de um pedacinho de papel. 
• Observe se ocorre alguma coisa e anote em seu caderno. 
• Agora, atrite o bastão de vidro em um pedaço de tecido de lã e coloque-o próximo a um pedacinho de papel. 
• Anote as observações em seu caderno. 
• Repita o procedimento substituindo o tecido de lã pela flanela. Pergunta 

1 — O que aconteceu quando a régua foi colocada próxima ao pedaço de papel antes e depois do atrito? Tente explicar.

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