1º Ano Ensino Médio - Noturno - Linguagem e Língua.
Em nosso último encontro vimos sobre as fake News e as interferências que elas podem causar nas questões política e sociais. Hoje vamos aprender como identificar uma fake News. Antes de você ler o texto, gostaria que refletisse sobre essas questões:
• Você sabe diferenciar uma notícia de um boato?
• Como identificar a fonte de uma notícia?
• Quais ações são importantes para o combate aos boatos?
• Quais problemas são trazidos com as fake news?
Leia o texto abaixo sobre como identificar se a notícia é verdadeira ou se é fake news.
Agora que você já conhece algumas dicas, separamos algumas notícias falsas e verdadeiras. Leia e responda:
1 — Quais indícios levaram você̂ a concluir qual notícia era falsa e/ou verdadeira?
2 — Quais elementos (título, fonte, conteúdo) das notícias fez você perceber que a notícia era falsa?
3 — O texto lido e a atividade proposta mudou a sua percepção para identificar uma notícia falsa? Em que sentido?
4 — Você̂ tem o hábito de compartilhar uma informação pelas redes sociais e/ou WhatsApp?
5 — Após a aula, quais os cuidados que você̂ terá́ para conferir uma informação? Cite 4 sugestões.
6 — Quais podem ser as consequências quanto à disseminação de uma notícia falsa? Cite 3 exemplos.
Comentários
Postar um comentário