1º Ano Ensino Médio - Noturno - Linguagem e Língua.

Em nosso último encontro vimos sobre as fake News e as interferências que elas podem causar nas questões política e sociais. Hoje vamos aprender como identificar uma fake News. Antes de você ler o texto, gostaria que refletisse sobre essas questões: 

•  Você sabe diferenciar uma notícia de um boato? 

•  Como identificar a fonte de uma notícia? 

•  Quais ações são importantes para o combate aos boatos? 

•  Quais problemas são trazidos com as fake news?

 Leia o texto abaixo sobre como identificar se a notícia é verdadeira ou se é fake news.

Agora que você já conhece algumas dicas, separamos algumas notícias falsas e verdadeiras. Leia e responda:

1 — Quais indícios levaram você̂ a concluir qual notícia era falsa e/ou verdadeira? 

2 — Quais elementos (título, fonte, conteúdo) das notícias fez você perceber que a notícia era falsa? 

3 — O texto lido e a atividade proposta mudou a sua percepção para identificar uma notícia falsa? Em que sentido? 

4 — Você̂ tem o hábito de compartilhar uma informação pelas redes sociais e/ou WhatsApp? 

5 — Após a aula, quais os cuidados que você̂ terá́ para conferir uma informação? Cite 4 sugestões. 

6 — Quais podem ser as consequências quanto à disseminação de uma notícia falsa? Cite 3 exemplos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.