1º Ano Ensino Médio - Noturno - Linguagem e Língua.

 No nosso último encontro, aprendemos como identificar uma notícia falsa. Confira os cinco passos para ajudar a identificar se um site é verdadeiro/falso, e não cair em golpes. 
Tenha sempre em mente: 
•  De onde vem a informação? 
•  Os sites com esses URLs geralmente são legítimos: .com, .org, .net, .edu, .gov •  Os sites falsos geralmente têm URLs que terminam com: lo, .com.co. 
•  Como alternativa, URLs falsos estão incompletos. 
•  Os sites falsos têm nomes semelhantes aos sites autênticos, por exemplo, casalbahia (ao invés de casabahia). Leia os textos abaixo: 

TEXTO 1

TEXTO 2


ATIVIDADES

 1 — O principal assunto dos dois textos é: 
( ) prevenção à Covid-19. 
( ) fake News durante a pandemia. 
( ) crimes na internet durante a quarentena. 
( ) pesquisas para combate à Covid-19. 

2 — O objetivo do 1o texto é: 
( ) conscientizar as pessoas a manterem o isolamento social. 
( ) alertar as pessoas sobre as fraudes pela internet. 
( ) vender produtos da Netflix. 
( ) promover ações do auxílio emergencial.

3 — De acordo com o Texto 2, é correto afirmar: 
( ) 80% da população brasileira têm acesso à internet. 
( ) A pesquisa é realizada com os estudantes da USP. 
( ) A participação na pesquisa é voluntária. 
( ) Os golpes durante a pandemia tem causado estresse. 

4 — A afirmativa que NÃO expressa o objetivo do estudo da USP é: 
( ) compreender como as mensagens enganosas contendo golpes atuam. 
( ) levantar o número de pessoas que receberam o benefício emergencial. 
( ) verificar como reagem as pessoas que caem nos golpes. 
( ) verificar quais redes sociais são utilizadas com maior frequência para os golpes. 

5 — Leia a afirmativa abaixo: 
“Quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira.” 
(Richard Dawkins. O gene egoísta, 1976) 

Que tal fazermos uma campanha para diminuirmos com as notícias falsas? 

Produza um cartaz, para seus amigos e familiares, que tenha o objetivo de informar como as notícias falsas podem influenciar nas decisões e vidas das pessoas ou como os golpes podem fazer com que caiam em armadilhas e levem prejuízos. Faça a revisão e distribua seu cartaz a seus familiares. Se puder, publique nas redes sociais. Faça parte dessa disseminação e ajude a diminuir as Fake News.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?