1º Ano Ensino Médio - Noturno - Linguagem e Língua.
No nosso último encontro, aprendemos como identificar uma notícia falsa. Confira os cinco passos
para ajudar a identificar se um site é verdadeiro/falso, e não cair em golpes.
Tenha sempre em mente:
• De onde vem a informação?
• Os sites com esses URLs geralmente são legítimos: .com, .org, .net, .edu, .gov • Os sites falsos geralmente têm URLs que terminam com: lo, .com.co.
• Como alternativa, URLs falsos estão incompletos.
• Os sites falsos têm nomes semelhantes aos sites autênticos, por exemplo, casalbahia (ao invés de casabahia). Leia os textos abaixo:
( ) prevenção à Covid-19.
( ) fake News durante a pandemia.
( ) crimes na internet durante a quarentena.
( ) pesquisas para combate à Covid-19.
2 — O objetivo do 1o texto é:
( ) conscientizar as pessoas a manterem o isolamento social.
( ) alertar as pessoas sobre as fraudes pela internet.
( ) vender produtos da Netflix.
( ) promover ações do auxílio emergencial.
3 — De acordo com o Texto 2, é correto afirmar:
( ) 80% da população brasileira têm acesso à internet.
( ) A pesquisa é realizada com os estudantes da USP.
( ) A participação na pesquisa é voluntária.
( ) Os golpes durante a pandemia tem causado estresse.
4 — A afirmativa que NÃO expressa o objetivo do estudo da USP é:
( ) compreender como as mensagens enganosas contendo golpes atuam.
( ) levantar o número de pessoas que receberam o benefício emergencial.
( ) verificar como reagem as pessoas que caem nos golpes.
( ) verificar quais redes sociais são utilizadas com maior frequência para os golpes.
5 — Leia a afirmativa abaixo:
“Quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira.”
Que tal fazermos uma campanha para diminuirmos com as notícias falsas?
Tenha sempre em mente:
• De onde vem a informação?
• Os sites com esses URLs geralmente são legítimos: .com, .org, .net, .edu, .gov • Os sites falsos geralmente têm URLs que terminam com: lo, .com.co.
• Como alternativa, URLs falsos estão incompletos.
• Os sites falsos têm nomes semelhantes aos sites autênticos, por exemplo, casalbahia (ao invés de casabahia). Leia os textos abaixo:
TEXTO 1
TEXTO 2
( ) prevenção à Covid-19.
( ) fake News durante a pandemia.
( ) crimes na internet durante a quarentena.
( ) pesquisas para combate à Covid-19.
2 — O objetivo do 1o texto é:
( ) conscientizar as pessoas a manterem o isolamento social.
( ) alertar as pessoas sobre as fraudes pela internet.
( ) vender produtos da Netflix.
( ) promover ações do auxílio emergencial.
3 — De acordo com o Texto 2, é correto afirmar:
( ) 80% da população brasileira têm acesso à internet.
( ) A pesquisa é realizada com os estudantes da USP.
( ) A participação na pesquisa é voluntária.
( ) Os golpes durante a pandemia tem causado estresse.
( ) compreender como as mensagens enganosas contendo golpes atuam.
( ) levantar o número de pessoas que receberam o benefício emergencial.
( ) verificar como reagem as pessoas que caem nos golpes.
( ) verificar quais redes sociais são utilizadas com maior frequência para os golpes.
“Quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira.”
(Richard Dawkins. O gene egoísta, 1976)
Produza um cartaz, para seus amigos e familiares, que tenha o objetivo de informar como as notícias falsas podem influenciar nas decisões e vidas das pessoas ou como os golpes podem fazer com que caiam em armadilhas e levem prejuízos. Faça a revisão e distribua seu cartaz a seus familiares. Se puder, publique nas redes sociais. Faça parte dessa disseminação e ajude a diminuir as Fake News.
Comentários
Postar um comentário