1º Ano Ensino Médio - Noturno - Mutações no Mundo Natural.

TEMA: Dinâmica Terrestre 

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS… 
O interior do planeta Terra é bastante complexo, possui uma estrutura em camadas, sendo o núcleo, o manto e a crosta, essa última é onde extraímos os minérios. Cada camada possui características diferentes em composição, pressão e temperatura, porém grande parte das camadas são pouco exploradas, pois faltam instrumentos com alta tecnologia que consiga perfurar e resistir a pressão e calor encontrados no interior do planeta. O estudo da estrutura da Terra e dos terremotos através da sismologia, permitiu conhecer as mais profundas camadas da Terra, caracterizá-las e estabelecer dois critérios distintos para representar o modelo considerando a composição química e as propriedades físicas.  

Estrutura da Terra 
Núcleo, camada mais interna da Terra, dividido em núcleo interno sólido, região mais profunda e núcleo externo viscoso/pastoso próximo ao manto, ambas as partes compostas de NIFE (Níquel e Ferro), camada com elevadas temperaturas. A partir do núcleo há uma diminuição progressiva da temperatura em direção à crosta.  
Manto, camada intermediária da Terra que se encontra na forma pastosa, dividido em manto superior, próximo à crosta e inferior, próximo ao núcleo. Produz o magma, massa mineral pastosa, em estado de fusão,  que é expelido durante uma erupção vulcânica.  
Crosta terrestre, representa no total do planeta a menor massa em relação às outras camadas, porção sólida formada por rochas e minerais dividida em: crosta continental que tem maior espessura e a crosta oceânica que têm maior densidade.   
Ao estudar o modelo de composição física da estrutura da Terra podemos considerar as seguintes camadas: Astenosfera onde as rochas encontram-se parcialmente fundidas, os materiais mais densos descem e os menos densos sobem para próximo da litosfera. Essa dinâmica provoca a movimentação das placas tectônicas e a formação das correntes de convecção. Logo, encontramos, também, as camadas da mesosfera, onde encontra-se as ondas sísmicas em grande velocidade e a endosfera, sendo o núcleo interno e externo.  
A Litosfera formada pela crosta e o manto superior é a camada mais externa e rígida, essencial para os seres vivos. A porção sólida, constituída por rochas que são agregados de minerais, chegando ao máximo a 12 quilômetros de profundidade, e é fundamental para extração dos recursos minerais e energéticos. 

Os tipos de Rochas 
As rochas dividem-se em três tipos: magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas, formadas há bilhões de anos, são recursos naturais utilizados em grande escala pelos seres humanos. As rochas magmáticas ou ígneas caracterizam-se pela profundidade na qual foram formadas pelo resfriamento do magma. Sendo intrusivas ou plutônicas, extrusivas ou vulcânicas, hipoabissais. Já as rochas sedimentares são formadas de detritos e sedimentos de outras rochas compactados há milhares de anos. Há também as rochas metamórficas originadas de rochas pré-existentes que sofreram alterações provocadas pela pressão e temperatura gerando assim outra estrutura rochosa. 
As rochas mantêm um processo natural contínuo definido como ciclo das rochas, onde elas se transformam através de uma dinâmica de metamorfismo, fusão do magma, erosão, transporte, sedimentação definidos pela ação da temperatura e pressão sobre nas mesmas. 

Teoria da Deriva Continental e as Placas Tectônicas  
Alfred Wegener, cientista alemão no início do século XX, consolidou a partir de importantes estudos à Teoria da Deriva Continental, que pela afirmação do autor, a Terra era um único e enorme bloco de terras, formando a Pangeia, um supercontinente, todo fragmentado como um quebra cabeça que se deslocava continuamente.  
Os argumentos de Wegener, apresentaram provas que possibilitou aos cientistas, nos anos 1960, Bruce Heezen e Marie Tharp, descobertas fundamentais para a elaboração da Teoria da Tectônica de Placas, que consiste no conjunto de sete enormes placas rígidas e outras menores que se movimentam, ora se afastando ou se chocando, o limite das placas são áreas de instabilidades onde ocorrem abalos sísmicos, tectonismo e vulcanismo.  

PARA SABER MAIS 



ATIVIDADES

1 — A imagem abaixo ilustra a estrutura da Terra. Comente as camadas representadas descrevendo suas características.

2 — De acordo com o seu processo de formação as rochas podem ser classificadas em três grupos. Cite quais são e explique como são formadas.

3 — Observe a imagem e escreva um parágrafo descrevendo o Ciclo da Rochas.
4 — Através de investigações os cientistas obtiveram conhecimentos importantes sobre o interior da Terra, a perfuração mais profunda chegou 12 km abaixo da superfície terrestre. Vários conceitos nos permitem entender e esclarecer melhor a dinâmica do nosso planeta. 

Relacione alguns dos termos importantes apresentados no conteúdo. 

•  Litosfera e Astenosfera 
•  Teoria da Deriva continental a Teoria da Tectônica de Placas 

Dica: Consulte se possível seu livro didático ou um dicionário para definir os termos relacionados acima. 

5 — Explique a seguinte afirmativa: “ O magma proveniente do manto define a formação de rochas magmáticas”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?