1º Ano Ensino Médio - Noturno - Mutações no Mundo Natural.
TEMA: Os desastres ambientais provocados pelas atividades mineradoras
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS…
MINAS EM QUESTÃO!
Os impactos ambientais gerados pelas atividades mineradoras são, hoje, um dos principais desafios no território mineiro, devido ao processo de escavação e das barragens de contenção dos rejeitos da mineração, assistimos estarrecidos nos últimos anos um cenário de desolação e “terror”. A grande expansão das indústrias extrativas exigiu uma intensa exploração dos recursos minerais superando em grande escala a capacidade de reposição, gerando prejuízos irreparáveis e ao esgotamento das jazidas.Os minerais têm valor comercial, mas nem sempre a exploração de uma jazida é economicamente viável à manutenção da vida. Visto que, as condições inapropriadas na exploração do minério podem ser a causa de doenças e devastação da fauna e flora das áreas próximas às mineradoras. Entretanto, serão necessárias Leis trabalhista e ambientais mais rígidas para promover uma reflexão que considere a vida dos seres vivos e a preservação do meio ambiente como um bem maior.
É certo que as atividades mineradoras são essenciais para a economia brasileira, porém a apropriação dos recursos naturais deve ser estabelecida com políticas públicas que garantam a proteção ambiental e diminua os riscos oferecidos às populações que vivem nessas áreas, infraestrutura, cuidados com a saúde e educação precisam ser priorizados. As mineradoras devem garantir no exercício de suas atividades, melhores condições de trabalho: salubridade, equipamentos de proteção, desenvolvendo assim medidas que efetivamente amenizem os danos.
Apesar do óbvio, Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, em 05 de novembro de 2015, teve o seu território destruído pelo rompimento da barragem do Fundão, da Samarco Mineradora, os rejeitos de minério inundaram toda a área destruindo a vegetação, contaminando o solo; os recursos hídricos prejudicando a pesca, levando a morte 18 pessoas e deixando várias famílias desabrigadas.
Medidas que evitariam tal desastre foram ignoradas, ações que priorizassem a vida e o meio ambiente subestimadas, o que se viu foi atividades lucrativas provocando impactos no meio ambiente. O resultado foi um dos maiores desastres socioambientais do Brasil e o maior do mundo no setor da indústria de mineração.
Como se não bastasse, em Janeiro de 2019, a barragem Córrego do Feijão se rompeu em Brumadinho, Minas Gerais, levando no mar de rejeitos inúmeras vidas, o que vimos mais uma vez foi o maior desastre trabalhista ocorrido no território brasileiro, famílias castigadas pela falta de normas de fiscalização e cumprimentos de leis que não tiveram a importância devida, para que tal fato não acontecesse novamente. As sirenes não tocaram, vidas foram silenciadas e a dor da injustiça social ganha ecos cada vez mais forte.
PARA SABER MAIS —
Brumadinho e Mariana: a dor que não passa.
As Vítimas da Barragem da Vale em Brumadinho.
ATIVIDADES
Leia os depoimentos de moradores de Bento Rodrigues, trecho para responder as atividades 1 e 2.
O vigilante Edson Borges trabalhava próximo ao local do rompimento das barragens. “Estava sentado na guarita e vi que a energia toda acabou”, disse o sobrevivente. De início, ele pensou que uma tubulação de água havia estourado. “Quando olhei para baixo, o rio já tinha levantado uns quatro metros de lama, árvore, um monte de coisa”.
“Foi um milagre”, afirma Edilaine Marques dos Santos ao explicar como escapou da avalanche de lama que destruiu Bento Rodrigues. Ela contou que correu durante 20 minutos com os sobrinhos para conseguir escapar. Foi uma coisa horrorosa. Só deu tempo de correr. Uma barulhada de água. A gente olhava para trás e via tudo indo embora. A escola saiu inteira. As casas saíram inteiras”, relembrou.
Depoimentos publicados no G1, São Paulo 06/11/2015 11h08 — Atualizado em: 16/11/2015 21h36
1 — Quais ações podem ser tomadas para garantir uma melhor segurança às populações que vivem no entorno das mineradoras?
2 — É muito importante a fiscalização em áreas de exploração mineral. Na sua opinião quais ações foram negligenciadas na fiscalização da barragem de Fundão, na unidade de Germano, em Mariana (MG), operada pela Samarco?
3 — O Impacto socioambiental provocado pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG), provocou inúmeras perdas de vida humanas e a destruição da fauna e flora da região. Comente sobre a atual situação das pessoas afetadas pelo desastre.
4 — É comum ouvirmos sobre “ Desenvolvimento Sustentável”, a expressão faz parte do cotidiano nas análises geográficas do meio ambiente. O que significa a expressão em destaque e qual a importância das ações que promovem uma relação equilibrada entre o homem e o meio para a sociedade moderna?
5 — A mineração é considerada como atividade potencialmente poluidora do meio ambiente. Observe a imagem e responda as questões.
a) Cite as principais formas de poluição do meio ambiente decorrentes das atividades de extração mineral.
b) Faça uma análise e cite ações necessárias para a recuperação das áreas degradadas.

Comentários
Postar um comentário