1º/2º/3º Ano Ensino Médio - Noturno - Saúde.
CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CONSUMO DE TABACO, COMO CIGARRO DE PALHA,
NARGUILÉ E CIGARRO ELETRÔNICO
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, lança a Campanha de prevenção ao consumo de
tabaco. A campanha é um alerta aos jovens quanto ao consumo precoce de tabaco, contidos em cigarro
de palha, narguilé e cigarro eletrônico.
“Alertar os Jovens Sobre o Uso de Produtos de Tabaco”.
O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, e causa aproximadamente 50 doenças diferentes. O tabagismo ativo ou passivo prejudica a saúde de quem fuma e de quem não
fuma, podendo levar a morte.
Qualquer tipo de exposição ao tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cânceres e doenças
respiratórias crônicas. Entre as doenças causadas pelo tabagismo estão a trombose, aterosclerose, doença arterial coronariana,
IAM, o acidente vascular encefálico, DPOC, enfisema pulmonar,
tuberculose, câncer de pulmão.
O Dia Mundial sem Tabaco é uma data celebrada anualmente no
dia 31 de maio. Este ano, o tema escolhido foi “Alertar os Jovens Sobre o Uso de Produtos de Tabaco”.
Esse tema está ligado a atual situação mundial em decorrência do Coronavírus (COVID-19), pois, o tabagismo configura-se como um fator de risco para a doença. Neste cenário é muito importante a permanência
das ações de educação em saúde voltadas para a Promoção da Saúde alertando a população, principalmente os jovens, sobre os produtos de tabaco e dos riscos à saúde quanto ao uso desses produtos. O objetivo da campanha é alertar a população e estimular os serviços de saúde a ofertarem ações de prevenção da iniciação e a experimentação do uso de outras formas de consumo de tabaco, como cigarro de palha, narguilé e cigarro eletrônico, produtos que estão amplamente disseminados entre os jovens. Com o objetivo de informar, para que eles façam escolhas conscientes, e mais saudáveis.
Quem é o Público-Alvo da Campanha?
Adolescentes e jovens de 13 a 25 anos, de ambos os sexos, incluindo fumantes ou não.
Esse público é alvo da indústria do tabaco para atrair novos consumidores por meio de múltiplas
estratégias, incluindo as de marketing e publicidade.
Algumas das estratégias da indústria citadas pela OMS são:
• Uso de sabores atrativos aos jovens em seus produtos;
• Promoção de produtos como se fossem alternativas de “risco reduzido”;
• Patrocínio de celebridades/influenciadores e ações com marcas;
• Publicidade em pontos de venda frequentados por crianças (como padarias), incluindo a exibição
ao lado de doces;
• Marketing indireto do seus produtos em filmes e séries;
Você sabia que o tabagismo é considerado uma doença pediátrica?
Crianças, adolescentes e jovens têm contato cada vez mais precocemente com fatores de risco
para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), especialmente o tabagismo.
A iniciação precoce ao fumo é também uma “porta de entrada” para o uso de outras substâncias, tais
como álcool e drogas ilícitas: adolescentes fumantes, quando comparados aos não fumantes, consomem três vezes mais álcool, usam 8 vezes mais maconha, 22 vezes mais cocaína” (WHO, 2011).
Por todos esses motivos, a OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica, sendo a maior vulnerabilidade do adolescente à nicotina relacionada ao fato de o seu cérebro não estar ainda completamente desenvolvido.
Qual o cenário em Minas Gerais relacionado ao consumo de derivados de tabaco pelos jovens?
Os dados estaduais mais recentes indicam que a prevalência de tabagismo em Minas Gerais é de
17,8%, acima da média nacional, 14,7%. Com o crescimento do número de fumantes que vêm abandonando o cigarro, devido aos riscos à saúde, a indústria do tabaco tem investido em novas formas de
atrair novos consumidores, e o público jovem é o alvo preferido. O percentual de escolares em Minas
Gerais que usaram outros produtos de tabaco (cigarro de palha ou enrolados a mão, charuto, cachimbo,
cigarrilha, cigarro indiano ou bali, narguilé, rapé, fumo de mascar, etc.) correspondem a 4,6%, sendo no
Brasil, 6,1% (PENSE, 2015).
No estado de Minas Gerais observa-se um aumento do consumo de cigarro de palha, principalmente
entre o público universitário, consumo de cigarro eletrônico nas escolas e uso de narguilé em eventos,
pubs e bares.
Fonte: https://www.saude.mg.gov.br/tabagismo. Acesso em: 10/06/2020.
ATIVIDADES
Vamos refletir...
A campanha vem de alerta sobre os problemas de saúde relacionados ao consumo de tabaco. Cada vez mais cedo jovens passam a fazer o uso de tabaco em produtos como cigarro de palha, cigarro eletrônico e narguilé. A indústria do tabaco apresenta esses produtos como isentos de nicotina e outras substâncias nocivas à saúde, porém isso não é verdade. Então vamos refletir sobre alguns desses produtos.
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