2º Ano Ensino Médio - Noturno - Energia.
TEMA: Fungos
— Desenvolvendo o tema:
A maioria das pessoas dá pouca atenção a esses eucariotos além dos cogumelos que comemos ou
pela ocasional coceira causada por pé-de-atleta. Entretanto, os fungos são um enorme e importante
componente da biosfera. Embora cerca de 100 mil espécies tenham sido descritas, pode haver até 1,5
milhão de espécies de fungos. Alguns fungos são exclusivamente unicelulares, mas a maior parte tem
complexos corpos multicelulares. Esses organismos diversos são encontrados em quase todos os hábitats imagináveis, desde terrestres até aquáticos.
Acredita-se que os fungos tenham evoluído a partir de algas, tendo, no entanto, perdido a condição
autotrófica. Contudo, ao contrário do que possa parecer, os fungos são mais próximos aos animais que
das plantas.
Os fungos são diversos e amplamente distribuídos, sendo essenciais ao bem-estar da maioria dos
ecossistemas. Eles decompõem o material orgânico e reciclam nutrientes, permitindo a outros organismos assimilar elementos químicos essenciais. Os seres humanos utilizam os fungos como fonte de alimento, para aplicações na agricultura e silvicultura e na fabricação de produtos que variam desde pães
até antibióticos. Contudo, também é verdadeiro que alguns fungos causam doenças em plantas e animais.
Todos os fungos são eucariontes, podem ser unicelulares (leveduras) ou multicelulares (cogumelos). As células dos fungos têm reserva constituída por glicogênio (células musculares e do fígado
também armazenam glicogênio) e sua parede celular é constituída por quitina (também presente no
exoesqueleto dos artrópodes).
Fungos são aclorofilados e não realizam fotossíntese ou quimiossíntese. Todos são heterótrofos e
muitos deles comportam-se como parasitas, enquanto inúmeros comportam-se como saprofágicos
(decompositores).
Fungos multicelulares têm o corpo (Figura 1) constituído por filamentos denominados hifas cujo
conjunto forma o micélio. As hifas ficam imersas no alimento utilizado pelo fungo, que se desenvolve
em local que apresente água e seja rico em matéria orgânica como esterco, madeira, frutas ou organismos de eventuais hospedeiros. Os fungos realizam digestão extracorpórea, desprendendo enzimas
digestivas para o ambiente, onde é realizada a digestão do alimento. Os produtos de sua digestão são
absorvidos e empregados em seu metabolismo.
Os fungos se reproduzem tanto assexuadamente quanto sexuadamente. A reprodução das leveduras,
por exemplo, pode ocorrer por meio de esporos e por um processo de brotamento (reprodução assexuada),
processo no qual parte da célula-mãe pode se destacar e formar um organismo independente.
Quando o micélio se desenvolve o suficiente no substrato, muitas hifas emergem constituindo a
estrutura conhecida como corpo de frutificação. No caso de um cogumelo, o corpo de frutificação é
a parte visível de seu organismo, formada por um pilar e um chapéu. Sob o chapéu, há placas denominadas lamelas, em cujas laterais se formam minúsculos esporângios, que são estruturas produtoras
de esporos.
Os esporos do cogumelo são células reprodutoras que, carregadas pelo vento, se dispersam pelo ambiente. Se o esporo cair em um substrato adequado, ele absorverá água e iniciará a formação de novas
hifas. Quando hifas compatíveis se unem, ocorre reprodução sexuada, formando um novo cogumelo.
Os esporos dos fungos são células haplóides que, ao germinarem, dão origem a um indivíduo haploide. No quadro a seguir, estão os principais tipos de esporos formados pelos fungos.
• Zoósporos – Dotados de flagelos, os zoósporos são esporos móveis encontrados em fungos aquáticos e formados no interior de estruturas especiais denominadas zoosporângios.
• Aplanósporos – Sem mobilidade própria, esse tipo de esporo é transportado pelo vento e produzido no interior de estruturas denominadas esporângios.
• Conidiósporos – Também sem mobilidade própria, sendo transportados pelo vento, os conidiósporos são menores do que os aplanósporos e produzidos em filas, na extremidade das hifas.
• Ascósporos – Geralmente em número de oito, os ascósporos são formados no interior de uma
estrutura denominada asco.
• Basidiósporos – Em número de quatro, os basidiósporos são formados numa célula fértil claviforme, denominada basídio e localizada na extremidade de uma hifa.
• A classificação dos fungos ainda é um assunto polêmico.
Vamos adotar uma classificação simplificada e que está resumida no cladograma apresentado na figura abaixo.
Essa classificação dos fungos considera principalmente os tipos de esporos formados durante os
ciclos de vida desses organismos.
Os fungos que formam zoósporos estão adaptados a viver em ambiente aquático, como oceanos,
rios e lagos. São classificados como Chytridiomycota (quitridiomicetos ou quitrídios). Muitos ocorrem
em solos úmidos, onde os zoósporos podem se deslocar na água acumulada.
Na evolução dos fungos, houve a perda do flagelo nos esporos, propiciando a ocupação do ambiente
terrestre por esses organismos.
Os fungos terrestres são classificados com base no tipo de esporo sexuado que produzem:
No grande reino dos fungos, muitas espécies se destacam pelas utilidades que trazem ao homem
e ao meio ambiente. Por outro lado, algumas espécies também se destacam por serem prejudiciais ao
homem, a outros animais e às plantas.
Atuam como decompositores, tendo, portanto, papel importante na reciclagem da matéria nos
ecossistemas e no enriquecimento do meio abiótico com nutrientes minerais, indispensáveis ao
desenvolvimento dos produtores.
Alguns vivem associados com raízes de plantas formando as micorrizas, relação em que há uma
troca mútua de benefícios. As raízes das plantas absorvem parte dos nutrientes minerais provenientes
da degradação dos restos de matéria orgânica do solo realizada pelos fungos e, em troca, as plantas
cedem açúcares produzidos pela fotossíntese para os fungos. Esse tipo de associação tem uma importância relevante na agricultura, uma vez que disponibiliza mais nutrientes minerais para o desenvolvimento das plantas cultivadas.
Muitas espécies são utilizadas na alimentação, como acontece com o basidiomiceto Agaricus
campestris (champignon) e o ascomiceto Morchella esculenta.
Muitas espécies fermentadoras são utilizadas industrialmente na produção de certos tipos de queijos
(Camembert, Roquefort, Gorgonzola) e bebidas alcoólicas (cervejas, vinhos). Certas leveduras, conhecidas
também por fermentos biológicos, são utilizadas na fabricação de pães, bolos e biscoitos.
Algumas espécies servem como matéria-prima para a extração de drogas de interesse médico-farmacêutico. É o caso, por exemplo, dos fungos utilizados na fabricação de antibióticos.
LEITURA COMPLEMENTAR: Os Líquens
Os liquens ou líquenes são associações do tipo mutualismo entre fungos e cianobactérias ou entre fungos e algas. Assim, distinguimos nessa associação o micobionte (o fungo) e o ficobionte (a alga). Os fungos
presentes nos liquens, geralmente, são ascomicetos, enquanto as algas estão representadas pelas clorofíceas. As hifas dos fungos revestem e protegem as gonídias (células das algas), formando com elas um conjunto tão homogêneo e harmonioso que dá ao líquen o aspecto de um organismo único. Além de dar proteção às células das algas, os fungos fornecem água e minerais para que elas, por meio da nutrição autótrofa,
possam fabricar alimentos. Parte do alimento fabricado pelas algas é, então, fornecido aos fungos. ,A reprodução dos liquens comumente envolve fragmentos denominados sorédios. Cada sorédio é
formado por grupos de algas envoltas por algumas hifas de fungos. Tais fragmentos são dispersos pelo
vento e, caindo em um substrato favorável, originam novos liquens.
Os liquens são ótimos indicadores dos níveis de poluição atmosférica, especialmente pelo SO2
. Assim, a presença de liquens sugere baixo índice de poluição, enquanto o desaparecimento sugere agravamento da poluição ambiental.
PARA SABER MAIS –
ATIVIDADES
1 — (UNEB-BA) Qual dos seguintes termos jamais pode ser usado com referência a um fungo?
a) Simbionte.
b) Consumidor.
c) Decompositor.
d) Parasita.
e) Produtor.
2 — (UFPR) Fazendo-se um corte do talo de um líquen e observando-o sob o microscópio, conseguese reconhecer pequenas formações verdes arredondadas. Nos itens a seguir, essas formações
são interpretadas como:
a) esporos da alga, que o fungo não conseguiu digerir.
b) algas, componentes normais do líquen.
c) os esporos do fungo, produzidos normalmente.
d) cloroplastos, ingeridos pelo fungo, do vegetal parasitado.
e) gotas de pigmento, resultante da digestão da alga cativada pelo fungo.
3 — (PUC Minas) Os fungos apresentam importância variada em muitos aspectos. São atividades dos
fungos, EXCETO:
a) provocar doenças em plantas e animais.
b) causar difteria no homem.
c) produzir antibióticos usados no tratamento de certas doenças.
d) ser utilizados na produção de alimentos.
e) participar de processos de decomposição junto com bactérias.
4 — (UFRJ) Um dos armários do laboratório da escola apareceu com pontos e fios brancos em suas
portas, do lado interno. Um dos alunos identificou os pontos e os fios brancos como sendo um tipo
de mofo. Para eliminá-lo, passou um pano embebido em álcool na porta, até limpá-la totalmente.
Na semana seguinte, para surpresa do aluno, os pontos e fios reapareceram. A partir dos seus conhecimentos a respeito da estrutura e biologia dos fungos, explique por que o mofo reapareceu.
5 — (FUVEST-SP) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2 500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento.
a) O que é o mofo?
b) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções de pele?
6 — (UFRJ) A produção de vinho é um dos exemplos mais antigos de biotecnologia. O livro do “Gênesis”
já nos fala da embriaguez de Noé. Embora vários fatores devam ser levados em conta na produção
de um bom vinho (como a cor, o aroma, o sabor etc.), o processo depende, essencialmente, da degradação do suco das uvas por leveduras anaeróbicas facultativas, presentes na casca do fruto.
Na fermentação, nome dado a esse processo, o açúcar da uva é degradado a álcool etílico (etanol).
EXPLIQUE por que se evita, na produção de vinho, o contato do suco de uva com o ar.
7 — (ENEM) A figura a seguir mostra os fungos no contexto evolutivo.
Embora muitas pessoas acreditem que uma salada contendo cogumelos é um prato 100% vegetariano, a análise das características genéticas dos fungos (grupo ao qual pertencem os cogumelos)
mostra que esses seres vivos estão mais próximos evolutivamente dos animais do que dos vegetais.
Entre as características que identificam os fungos com os animais estão:
a) a nutrição autótrofa, a ausência de clorofila e o glicogênio como material de reserva.
b) a nutrição autótrofa, a presença de clorofila e o amido como material de reserva.
c) a nutrição heterótrofa, a ausência de clorofila e o glicogênio como material de reserva.
d) a nutrição heterótrofa, a ausência de clorofila e o amido como material de reserva.
e) a nutrição mixotrófica, ausência de clorofila e o glicogênio como material de reserva.
8 — Realize uma pesquisa e registre, em seu caderno, quais produtos são fabricados a partir de fungos.
Identifique quais deles existem na sua casa e registre.
Saiba mais …
Você poderá aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:
A vida secreta dos fungos.
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