2º Ano Ensino Médio - Noturno - Entalpia.

TEMA: Medidas de quantidade de calor 

Conceitos Básicos 
Experimentalmente, pode-se medir a energia liberada ou absorvida em uma reação química. Sabendo que a energia liberada em uma reação aquece uma quantidade conhecida de água, é possível medir a variação da temperatura do sistema e calcular a quantidade de calor transferida. Isso porque a quantidade de calor é diretamente proporcional à massa da substância (m) que está sendo aquecida e à diferença de temperatura (Δt): quanto maiores forem a massa da substância que é aquecida e a variação de temperatura sofrida por ela, maior será a quantidade de calor necessária. Se uma grandeza é diretamente proporcional a duas outras, então é também diretamente proporcional ao produto delas, ou seja: 
• q é proporcional a m; 
• q é proporcional a Δt; 
• q é proporcional a m. Δt; Assim, essas três grandezas podem ser relacionadas pela expressão:
onde: 
• m é a massa da substância; 
• q é a quantidade de calor absorvida pela substância; 
• c é o calor específico da substância; 
• Δt é a variação de temperatura da substância. 
O calor específico de uma substância corresponde à quantidade de energia necessária para elevar em 1,0° C a temperatura de 1.0 g dessa substância. 

Unidades de quantidade de calor 

Joule e quilojoule 
O joule(J) é a unidade de energia do Sistema Internacional de Unidades (SI). O quilojoule(KJ) também pode ser utilizado e representa 10³ J, ou seja, é uma unidade mil vezes maior do que o joule. 

Caloria e quilocaloria 
Uma caloria (cal) corresponde à quantidade de energia que, fornecida a 1,0 g de água, eleva sua temperatura em 1,0° C. 1 cal corresponde a 4,18 J. A quilocaloria, que corresponde a 10³ cal, é muito utilizada para dar informações nutricionais dos alimentos. Por não fazerem parte do SI, sempre que se utilizam essas unidades, deve-se fornecer também o valor em Joule ou quilojoule. 
Fonte: LISBOA, Julio Cesar Forschini/Organizador. SER PROTAGONISTA. Química -3 ed. – São Paulo: Editora: SM, 

ATIVIDADES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?