2º Ano Ensino Médio - Noturno - Textualização do Discurso Poético.

 ATIVIDADES

ATIVIDADE 1 

Poesia é estrada movediça 
O trabalho com a poesia é justamente aquele mais marcado por incertezas: as palavras podem ter múltiplos sentidos, a materialidade do signo/palavra (seu som, sua forma visual, sua disposição na página) adquire tanta ou maior importância que o significado, o ritmo do verso nem sempre coincide com a sintaxe da frase; as regras gramaticais podem ser (intencionalmente) desrespeitadas; novas palavras são criadas, enfim, o mundo como o conhecemos, tanto o exterior quanto o interior, é reinventado através da linguagem. Como se isso não fosse o bastante, ainda há o fato de que os poemas, embora se pareçam em muitas coisas, são muito diferentes entre si, uns mais solenes, outros debochados; uns profundos, outros puro divertimento; uns reconfortantes, outros desestabilizadores. Mas calma lá! É isso que faz a magia da poesia, não é mesmo? Visite sites de poesias e poemas musicados! Podem ser Cordéis, Rap, Funk, Desafios ou Embolada. Há muita diversão esperando por você! Portanto, quando quiser, rabisque uns versos aí, faça um Rap, ou um Funk, ou grave um Podcast com a letra de uma poesia escrita por você, coloque sua marca no texto, seu interior ou as dificuldades de sua rua. O importante é que, rimando ou não, a poesia que existe em você possa ocupar um lugar no mundo palpável das coisas. 
(Texto adaptado. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/blog/especial-poema/. Acesso em: 10 de junho de 2020)

ATIVIDADE 2

Ao ler a música de Djavan, sentimo-nos mobilizados pelo belo que está nas palavras utilizadas para construir um entrelaçamento dos significados e seus significantes. Na língua portuguesa, há uma parte que estuda a semântica das palavras e expressões e, nesse texto há vários exemplos da ação semântica no corpo do texto. Explique, sob seu ponto de vista, o que poderia significar:
 a) Um lobo correndo em círculo 
Pra alimentar a matilha

b) O amor é como um raio 
Galopando em desafio 
Abre fendas, cobre vales 
Revolta as águas dos rios 
Quem tentar seguir seu rastro 
Se perderá no caminho 

c) E o coração de quem ama 
Fica faltando um pedaço 
Que nem a lua minguando 
Que nem o meu nos seus braços

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.