3º Ano Ensino Médio - Conhecimento e Expressão em Teatro.
O teatro como PATRIMÔNIO cultural da humanidade
É certo que o teatro, enquanto forma ritualística, esteve sempre presente na vida do ser humano
desde a pré história. Ao ser estabelecido como forma artística ou de expressão, a maneira de se elaborar os espetáculos teatrais foi mudando. Nesse transcorrer de tempo o espaço cênico foi se modificando os gregos antigos criaram espaços especiais para as apresentações teatrais.
Os métodos para elaboração das montagens teatrais também foram modificados com o passar dos
tempos. Foram criadas diferentes formas e estilos para o fazer teatral, como o teatro de corpo, a mímica, o teatro de sombras ou teatro de bonecos entre outros.
Enquanto um patrimônio da humanidade, o teatro pode ser configurado como patrimônio material
e imaterial.
Como exemplo de patrimônio material em teatro, vamos observar o teatro clássico grego as primeiras construções do teatro gregos são do século 7 e ao século 6 antes de cristo. Essas construções
surgem para os ritos de Dionísio, para comemoração das colheitas de uva, para produção de vinho.
Assim, as apresentações teatrais eram públicas e tinha um caráter, mas litúrgico, não artístico. O coro
declamava poesia e dançava coreografia inspirada nos detirambos. Essas manifestações chegavam a
reunir mais de 20 mil pessoas.
Com o passar do tempo, as comemorações ritualísticas dionisíacas foram se transformando em formas artísticas e estéticas. A palavra teatro vem do grego theatron, local onde se vai para ver o lugar
onde se vê.
Alguns elementos são fundamentais na caracterização do teatro grego. Vejamos alguns deles:
— Coro: era formado pelos narradores da história, que por meio de representação danças e canções,
relatavam as histórias das personagens.
— Atores: surgem com personagem individualizados, e diferentes do coro, que é anônimo e coletivo,
eles interpretam vários papéis.
— Máscara: adereço que os atores gregos utilizavam na face ou na nuca, que caracterizavam
o personagem.
— Dramaturgia: arte de escrever textos destinados a representação feita por atores como tradição
do teatro grego, a dramaturgia nasce inspirada nas histórias da mitologia grega.
A composição desses e de outros elementos iniciou a grande tradição que é o teatro hoje.
O patrimônio material, como as construções dos teatros gregos, é fundamental para entender a
própria história do teatro. Se no teatro grego os recursos que auxiliavam os atores eram as máscaras,
arquitetura adaptada os locais, que aproveitavam o relevo para auxiliar na acústica, hoje encontramos
teatros modernos e repletos de recursos técnicos, com equipamentos de luz e som e maquinaria para
movimentação de cenários.
O teatro como patrimônio imaterial pode ser apreciado por meio dos estilos criados, das histórias da
mitologia grega e da própria linguagem cênica, que na modernidade se apresenta de diversas formas,
porém, todas herdeiras, em maior ou menor proporção do teatro grego.
Fonte do Texto: LYNDICE, Vitória. O Teatro como Patrimônio Cultural da Humanidade. Tudo sobre artes, 2015.
Disponível em: https://tudosobreartes.tumblr.com/post/119306585226/
o-teatro-como-patrim%C3%B4nio-cultural-da-humanidad. Acesso em: 24 de jun. de 2020.
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - inscrito no Livro de Formas de Expressão do IPHAN (
Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), em março de 2015 — teve seu pedido de inclusão
solicitado pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), o que mostra a tendência de uma
apropriação da sociedade sobre suas manifestações. Os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio
Grande do Norte, além do Distrito Federal, compõem a área de abrangência dessa manifestação cultural. Para o IPHAN, esse bem imaterial não é um brinquedo ou um traço do folclore, e envolve, sobretudo,
a produção de conhecimento criativo, artístico e com uma forte carga de representação teatral.
O registro como Patrimônio Cultural Imaterial justifica-se devido à originalidade e tradição dessa expressão cênica, repassadas de mestre para discípulo, de pai para filho, de geração para geração. Uma
tradição que revela uma das facetas da cultura brasileira, onde brincantes, por meio da arte dos bonecos, encenam histórias apreendidas na tradição que falam de relações sociais estabelecidas em um
dado período da sociedade nordestina e de histórias que continuam revelando seu cotidiano, através
dos novos enredos, personagens, música, linguagem verbal, das cores e da alegria que são inerentes
ao seu contexto social.
Fonte do Texto: Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. IPHAN, 2018. Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/508/. Acesso em: 24 de jun. de 2020.
PATRIMÔNIO MATERIAL
Teatro Municipal de Ouro Preto – MG (Casa da Ópera)
A Casa da Ópera de Ouro Preto é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Foi construído em 1769, por João de Souza Lisboa, e inaugurado em 06 de junho de 1770, no aniversário do Rei
Dom José I. Seu endereço é Rua Brigadeiro Musqueira, 04, Centro de Ouro Preto. Atualmente, é um dos
monumentos mais visitados de Ouro Preto, cidade considerada patrimônio cultural da humanidade pela
Unesco, o braço da ONU para educação e cultura. O conjunto arquitetônico e urbanístico do município
também é tombado pelo IPHAN.
Desta forma o espaço do Teatro (Casa da Ópera de Ouro Preto – MG) é patrimônio material da humanidade, como estamos falando de Patrimônio Material e Imaterial, podemos imaginar o Teatro de Ouro
Preto recebesse o grupo de Teatro dos Bonecos Populares do Nordeste para se apresentar na Casa da
Ópera. Nesta ocasião então teríamos a apresentação de um Patrimônio Cultural Imaterial dentro de um
Patrimônio Material.
Fonte do Texto: Primeiro Teatro do Brasil — Casa da Ópera de Ouro Preto completa 250 anos. UOL, 2020
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/06/primeiro-teatro-do-brasil-casada-opera-de-ouro-preto-completa-250-anos.shtml. Acesso em: 24 de jun. de 2020.
1 — ENEM — 2016
A principal razão pela qual se infere que o espetáculo retratado na fotografia é uma manifestação
do teatro de rua é o fato de:
a) dispensar o edifício teatral para a sua realização.
b) utilizar figurinos com adereços cômicos.
c) empregar elementos circenses na atuação.
d) excluir o uso de cenário na ambientação.
e) negar o uso de iluminação artificial.
2 — Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018
Sob a definição de “patrimônio imaterial” encontram-se:
a) as lendas, canções e narrativas que constituem o patrimônio folclórico de uma sociedade,
desde que nunca transcritos e transformados em textos com autoria, processo que deslegitima a fonte original e interfere em seus significados para a comunidade.
b) o conjunto das edificações construídas no passado que estejam ameaçadas de deterioração
e ainda não foram estudadas e tombadas pelo Serviço de Patrimônio Histórico em algum dos
seus âmbitos de atuação: municipal, estadual ou federal.
c) as expressões e movimentos artísticos populares reconhecidos pelo Estado, excluindo-se as
técnicas de artesanato e conhecimentos transmitidos oralmente, sobre os quais não se pode
determinar um lugar e uma época de origem.
d) as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas − com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados − que as comunidades, os grupos e,
em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
e) as habilidades e práticas associadas a conhecimentos e técnicas populares − com a produção
de instrumentos, objetos, artefatos − que o Estado chancele como parte da história nacional
e a ONU reconheça como patrimônio intangível da Humanidade.
3 — UFAL – 2017
Em relação à origem do Teatro no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, quando o Brasil passou a ser colônia de
Portugal. Os Jesuítas vieram para catequizar os índios e trouxeram suas influências culturais,
como a literatura e o teatro.
b) O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, quando os Jesuítas chegaram ao Brasil e,
assim, desenvolveram práticas teatrais construídas a partir das referências indígenas.
c) O teatro brasileiro teve sua origem a partir da invasão holandesa no século XVII, época em que
os holandeses trouxeram técnicas de interpretação e mímica.
d) A origem do teatro brasileiro se deu no século XVI, com a chegada dos negros e seus conhecimentos específicos sobre dança e movimento.
e) O teatro brasileiro se originou com a chegada dos espanhóis ao Brasil no século XIX.
4 — Relacione e comente sobre os conceitos de Patrimônio Cultural Material e Imaterial no Teatro e em outras linguagens artísticas. Lembre-se: eles têm características diferentes e vocês precisam apresentar isso no texto.
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