1º, 2º e 3º Ano Ensino Médio - Noturno - Educação Física - Ginásticas.

Alimentação é mais do que ingestão de nutrientes! 

A alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, como os alimentos são combinados entre si e preparados, as características do modo de comer e as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar das pessoas. 

O Guia Alimentar Brasileiro 

Guias Alimentares são documentos que contêm informações à população com o intuito de facilitar a adoção de escolhas alimentares mais saudáveis, em uma linguagem acessível a todas as pessoas e que leve em consideração a cultura local. 

O Brasil possui um Guia Alimentar, que já está em sua segunda edição. Lançado em 2014, pelo Ministério da Saúde, o Guia Alimentar para a População Brasileira propõe uma nova classificação dos alimentos, baseada em evidências científicas da área Biomédica e das áreas de Ciências Sociais, Ambientais e Econômicas. Esse guia busca subsidiar abordagens mais inovadoras para a promoção da alimentação adequada e saudável.  

Esse Guia classifica os alimentos conforme o seu grau de processamento:


Como exemplo, na figura abaixo, temos o abacaxi como alimento in natura, o abacaxi em calda (abacaxi adicionado de açúcar) como alimento processado e, como um alimento ultraprocessado, o suco em pó de abacaxi, que possui uma grande lista de ingredientes, entre corantes, aromatizantes, espessantes, com alta concentração de açúcar e baixa quantidade de abacaxi. 

ATIVIDADES

Atividade 1

Para que se tenha uma alimentação saudável, não basta saber o significado dos nutrientes e o valor nutritivo dos alimentos. É necessário saber utilizar essas informações no dia a dia, a começar pela escolha do alimento a ser consumido até o momento em que será preparado e ingerido. 
Para isso, torna-se de extrema importância conhecimentos como seleção, preparo, rotulagem e conservação dos alimentos. Para auxiliar na reflexão sobre como estamos nos alimentando, voltaremos no tempo para repensar como era a alimentação em cada período vivenciado pelo ser humano. Escreva no quadro abaixo: 

1 — Quais os tipos de alimentos consumidos? 

2 — Quais os modos de preparar e comer em cada um dos períodos históricos? 

3 — Quais as diferenças na alimentação de grupos sociais?


Atividade 2

No quadro abaixo, apresentamos o MILHO e as suas diversas formas de processamento. Descreva a quantidade e os tipos de resíduo (lixo) que são gerados quando consumimos cada uma das categorias de alimentos exemplificados (in natura e minimamente processados; ingrediente culinário; alimento processado e alimento ultraprocessado). 


Atividade 3

Responda as questões 

1 — (VUNESP — 2019 — adaptada) O Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde, 2014) é um importante instrumento norteador para a aquisição de gêneros alimentícios. Neste contexto, o Guia Alimentar supracitado propõe a redução da ingestão de alimentos ultraprocessados.Assinale a opção em que o alimento é ultraprocessado. 
a) ervilha congelada. 
b) queijo prato. 
c) biscoito recheado. 
d) açúcar demerara. 
e) carne seca. 

2 — (FUNDEP — 2016 — adaptada) Sobre as novas diretrizes para uma alimentação saudável destacadas no Guia Alimentar da População Brasileira, assinale a alternativa CORRETA. 
a) O novo Guia recomenda que não haja consumo de gorduras, óleos e sal. 
b) Os alimentos processados que são alimentos adicionados de açúcar, sal ou óleo, como conservas de legumes, compota de frutas e queijos são produtos relativamente simples e devem ser consumidos com moderação. 
c) Os alimentos ultraprocessados são feitos em geral por indústrias de grande porte, envolvem diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes e podem ser consumidos normalmente, pois favorecem o comércio e afetam de forma desfavorável a cultura e o meio ambiente. 
d) Os alimentos ultraprocessados podem ser consumidos por serem boas fontes de micronutrientes.

3 — São exemplos de alimentos in natura, processados e ultraprocessados, respectivamente: 
a) Peixe, fruta em calda e sardinha enlatada. 
b) Pêssego em calda, macarrão instantâneo e salgadinho de pacote tipo “chips”. 
c) Batata, salsicha e leite pasteurizado. 
d) Banana, queijo e peixe empanado tipo “nuggets”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?