COMO TRABALHAR A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Estimular a inclusão com crianças e jovens na escola tem se tornado algo cada vez mais importante
no cenário da educação. Ao analisarmos competências socioemocionais como empatia, amabilidade e
consciência, notamos que elas irão esbarrar no conceito de inclusão.
A educação inclusiva pressupõe escola aberta para todos, ambiente em que todos aprendem juntos,
quaisquer que sejam as suas dificuldades. Nesse contexto, todas as disciplinas e em especial a educação física escolar passam do processo de exclusão para um de inclusão.
Saber dividir a quadra com pequenos atletas de diversas origens, credos, raças e habilidades físicas,
em que serão estimulados e exigidos da mesma forma, proporciona um aprendizado de valor inestimável. Dentro do contexto escolar, já estamos acompanhando a educação inclusiva na qual os alunos
participam, tendo ou não necessidades especiais, da mesma atividade.
E a educação física é uma das melhores disciplinas para isso, pois através de atividades e brincadeiras promove a interação de todos os alunos e cria oportunidades para as pessoas com deficiência
mostrarem que também são capazes de evoluir em conjunto.
Existem duas linhas na educação física quando se trata de pessoas com deficiência: a Educação
Física adaptada e a educação física inclusiva. As duas modalidades de atuação dependem muito mais
dos educadores que dos estudantes. Na educação física adaptada, os estudantes com deficiência praticam atividades físicas separados dos seus colegas. Já na educação física inclusiva, todos participam
das mesmas atividades propostas.
A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais,
com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize
as competências socioemocionais. Para isso, cabe ao professor planejar as aulas de acordo com as
especificidades dos alunos de cada turma.
Fonte: Impulsiona.
Disponível em: .
Acesso em: 21 de julho de 2020.
ATIVIDADES
Atividade 1
Adaptação para a prática de esportes e exercícios de PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
deve observar: o espaço, o material, as regras, a habilidade do estudante e a possibilidade de contar com professor de apoio ou estudante colaborador. Pensado
nessas situações responda:
1 — Com base em suas observações cite três mudanças nas estruturas da sua escola que facilitariam
a inclusão de pessoas com deficiência.
2 — Um aluno cego pede para participar de uma partida de futebol na escola. Apresente aqui uma
solução para inclusão desse aluno na partida.
3 — Cite e exemplifique uma situação de exclusão que você já viveu ou viu em uma aula de educação
física.
Atividade 2
Responda as questões
1 — Qual das situações abaixo representa a exclusão nas aulas de Educação Física.
a) Um aluno por não ser bom jogador não é permitido fazer a de fora.
b) O professor coloca todos os melhores jogadores sentados para que somente os com mais
dificuldade participem.
c) Um aluno com deficiência física não pode fazer aula porque a quadra tem muitos lances de
escada.
d) Todas as situações anteriores.
2 — Uma aluna gosta de jogar futebol com os meninos, qual orientação o professor pode dar aos alunos para que a aluna participe e não se sinta privilegiada ou excluída na atividade.
a) Pedir aos meninos que só dêem 2 toques na bola.
b) Só valerá gol se a bola passar pelos pés da aluna.
c) O professor explica aos alunos que no futebol, o excesso de uso da força é falta, independente
do tamanho, força ou gênero e que não há problema algum na participação mista na partida.
d) O professor deve colocá-la somente no gol para que ela participe.
3 — Produção de Texto
No contexto social brasileiro, o país representa um quadro panorâmico enorme de deficientes que
necessitam de acessibilidade. Constitui-se essa lacuna o direito de ir e vir. Devido a isso surge a
necessidade de desenvolver um Brasil que seja acessível para todos, onde estes tenham possibilidades de locomoção independentes de suas limitações.
Baseado na imagem onde se apresenta a falta de acessibilidade, elabore um texto argumentativo
apresentando sugestões para a melhoria da acessibilidade para as pessoas com deficiência seja
na escola ou em outros espaços públicos.

4 — A inclusão de estudantes com deficiência em educação física ou esportes deve ser gradual iniciando por exercícios leves, simples e básicos. A inserção desses estudantes nas modalidades
adaptadas além dos impactos positivos para inserção social desses estudantes e da melhoria
na qualidade da relação consigo mesmo, tem probabilidade de trazer inúmeros benefícios para a
saúde física e para a evolução em alguns tratamentos.
Você já vivenciou algum destes esportes na Educação Física escolar? Qual? Descreva sua experiência e se lembrar escreva algumas regras.
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