1º, 2º e 3º Ano Ensino Médio - Noturno - Educação Física - Jogos e Brincadeiras.

Entendendo os jogos cooperativos no contexto da escola 

A escola desempenha papel protagonista na formação dos sujeitos. A sua diversidade a faz ser um lugar rico de experiências, mas também de desigualdades. A escola pública que agrega elementos culturais, econômicos, familiares e políticos na constituição desta diversidade, formada por crianças e jovens vindos de áreas empobrecidas trazem as marcas da segregação, da violência, da criminalidade e da desigualdade social. 
Diante deste contexto, a juventude escolar se apresenta muitas vezes como um desafio e em alguns casos como um “problema”. Surgindo atrelado ao problema disciplinar, a evasão escolar, a defasagem idade-série e a reprovação escolar, culminam na exclusão educacional. Deste modo, compreender os conflitos na escola e adotar uma leitura positiva, significa olhar o sujeito como social e singular que se mobiliza em direção ao saber. 
Assim, os JOGOS COOPERATIVOS surgem como uma proposta para mediação de conflito, pois propõem, de forma interdisciplinar, minimizar os problemas oriundos da democratização escolar, entre eles: o bullying, a exclusão dos estudantes com necessidades especiais, as diferenças étnicas e raciais, pois abre espaço para a cooperação com o outro a partir do conhecimento de si (das próprias limitações) e do outro, permitindo que tal espaço se torne mais acessível em suas variáveis, fortalecendo os processos culturais e educativos por meio de jogos cooperativos. 
O foco é a efetivação da ação educativa individual e coletiva, em especial com os alunos em situação de vulnerabilidade social e educacional, para o enfrentamento e prevenção da violência no ambiente escolar e comunidade local.
Neste sentido entende-se jogos cooperativos como: 
“Dinâmicas de grupo que tem por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são eles próprios, experiências cooperativas.” (BARRETO, 2000 apud SOLER, 2008, p.68) 
Fonte: TEXTO PRÓPRIO — Projeto Jogos Cooperativos: uma proposta para mediação de conflito, apresentado por Idelcio Fernandes Ferreira para participação da Capacitação de Professores de Educação básica no Canadá, 2019.

ATIVIDADES

Atividade 1

“Entendo Cooperação e Competição como processos distintos, porém, não muito distantes. As fronteiras entre eles são tênues, permitindo um certo intercâmbio de características, de maneira que podemos encontrar em algumas ocasiões, uma competição-cooperativa e noutras, uma cooperaçãocompetitiva. 
Admitindo essas aproximações, faz-se necessário redobrar a atenção sobre a dinâmica Cooperação-Competição, pois sendo menos rigorosa a distinção entre elas, poderemos estar ainda mais sujeitos a cometer equívocos.” 
Fonte: Brotto, 1999, p. 28 

Com base no texto de apoio, relacione: 
A — SITUAÇÃO COOPERATIVA 
B — SITUAÇÃO COMPETITIVA 

a) ( ) Os indivíduos percebem que o atingimento de seus objetivos é, em parte, consequência da ação dos outros membros. 
b) ( ) Os indivíduos são menos sensíveis às solicitações dos outros. 
c) ( ) Os indivíduos se ajudam mutuamente com frequência. 
d) ( ) Há menor homogeneidade na quantidade de contribuições e participações dos indivíduos. 
e) ( ) Os indivíduos são mais sensíveis às solicitações dos outros. 
f) ( ) Há maior homogeneidade na quantidade de contribuições e participações dos indivíduos. 
g) ( ) Os percebem que o atingimento de seus objetivos é incompatível com a obtenção dos objetivos dos demais. 
h) ( ) Os indivíduos se ajudam mutuamente com menor frequência.

Atividade 2

Responda as questões 

1 — (CETRO - 2013) Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprender a trabalhar em grupos e não se destinam à uma faixa etária específica em cada jogo, participam desde crianças até adultos. Sobre seus objetivos, é correto afirmar que: 
a) se aprende a considerar o outro não como adversário, mas como participante. Apesar disso, cada um pode, se quiser, priorizar o seu lado e desenvolver a individualidade. 
b) reforçam a confiança em si mesmo e nos outros, porque ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo. 
c) devem ser o único tipo de jogo a ser aplicado em aulas para crianças entre 7 e 12 anos, pois ajudam a compreender que competir não é saudável, sobretudo na sociedade contemporânea, onde os valores de compartilhamento não são considerados importantes. 
d) trouxeram inovação às aulas de Educação Física, cujo acervo de atividades estava restrito aos esportes e às ginásticas. 
e) o objetivo maior é agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta melhor do que o outro time/ equipe. 
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/578744. Acesso em: 11/07/2020. 

2— (FUNIVERSA—2015) Nos jogos cooperativos, o resultado representa a ideia de que todos ganham e que não há perdedores. Já os jogos competitivos, quando bem ensinados, representam uma preparação para enfrentar desafios, enfocando auto superação, perseverança e determinação. 
Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta. 
a) Competição é um processo de interação social em que as ações são compartilhadas e os objetivos são comuns, uma vez que todos tentam alcançar uma meta. 
b) Cooperação é um processo de interação social, em que os objetivos se excluem mutuamente e as ações são isoladas ou se opõem umas a outras. 
c) Competição e cooperação são determinadas por fatores inerentes ao ser humano. 
d) Cooperação e competição são partes do mesmo todo, o que permite certo intercâmbio de características entre esses dois conceitos. 
e) Em jogos cooperativos, no final de uma partida, a equipe vencedora ensina à equipe perdedora as estratégias ou táticas de sucesso utilizadas. 
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/16ee43bc-ad. Acesso em: 11/07/2020.

3 — Elaborar um jogo Elabore um modelo de jogo cooperativo com lógica solidária, que possa ser executado no retorno das atividades escolares presenciais, levando em conta: participação de todos os estudantes de sua turma, regras simples, inclusão. Elencando os elementos orientadores da estrutura e organização do mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.