1º Ano Ensino Médio - Noturno - Projeto de Vida - Valores

Caro estudante, 
Na aula anterior você refletiu sobre a PAZ como valor, que quando internalizada por cada pessoa, é capaz de mudar atitudes em conflitos gerados, por exemplo, pela convivência e contribuir para a construção de um mundo melhor. Sobre isso, você lembra quais as relações que estabeleceu entre a paz no mundo e a paz interior? Ou melhor, sobre os conflitos gerados no mundo e a necessidade de paz? 
Dando sequência às reflexões das aulas anteriores, essa aula aborda o que é viver entre gerações, ou seja, como as gerações lidam com as suas diferenças. Sobre isso, você já ouviu falar no chamado “conflito de gerações?” É aquele conflito que acontece entre os mais novos e os mais velhos em função de diferenças culturais, de comportamento, de pensamento, de crenças, entre outras. Esse assunto é sempre atual, pois não é raro encontrar alguém que já tenha passado por algum momento no qual não foi entendido pelos mais novos ou mais velhos, ou não compreendeu algum valor daqueles que não pertencem à mesma geração. 
Dessa forma, será que existem mesmo diferenças na forma de pensar e agir dos seus pais, avós e tios?! Você já observou algumas diferenças entre eles? Alguma vez você já chamou alguém de “careta” ou “antiquado?” E... Será mesmo que as gerações são tão diferentes como se pensa? Esses são alguns questionamentos trazidos nesta aula para que você possa construir uma visão mais ampla sobre a própria realidade e a do outro. Vamos lá?

ATIVIDADES

1 — Você já deve ter escutado alguma pessoa mais velha que você dizendo: — “Isso não acontecia na minha época!”, “No meu tempo, as pessoas não faziam isso!” Não é verdade? Pensar sobre as gerações é pensar sobre como o tempo contribui com a evolução da sociedade e mais diretamente, como cada pessoa muda com o passar dos anos! Falar das gerações é falar da evolução da tecnologia, da forma como as pessoas vivem, dos novos valores que são construídos com a convivência, de como cada pessoa pensa e age levando em conta o aprendizado que as outras pessoas o ajudam a construir. Partindo disso, responda: 

a) Se você tivesse a oportunidade de voltar no tempo, o que será que você acharia da forma de viver dos seus avós? 

b) Se existisse uma máquina para te levar até o futuro, o que você acha que iria pensar sobre todas as mudanças que ocorreram? 


4 — Levando em consideração as mudanças que ocorreram entre as gerações, as identificadas por você, responda: 
a) Você se considera mais conservador, moderno ou um pouco de ambos? Justifique a sua resposta. 

b) Para você qual é a idade que se começa a ser uma pessoa de idade e o que significa ser uma pessoa mais velha?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.