1º Ano Ensino Médio - Noturno - Química - Representação para os átomos.
TEMA: Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos
Conceitos Básicos:
De maneira geral, podemos dizer que muitas propriedades dos elementos químicos variam Periodicamente ao longo da Tabela Periódica, sendo por isso chamadas propriedades periódicas. Como exemplos, podemos citar o raio atômico,a afinidade eletrônica e a energia de ionização.
Fonte: FELTRE, RICARDO. Química Geral — 7 ed. — São Paulo: Editora: Moderna, 2004. v. 1, p. 162.
Raio atômico
É difícil medir o raio de um átomo, pois a “nuvem de elétrons” que o circunda não tem limites bem
definidos. Costuma-se então medir, com o auxílio de raios X, a distância (d ) entre dois núcleos vizinhos
e dizer que o raio atômico (r) é a metade dessa distância. De um modo mais completo, dizemos que o
raio atômico (r) de um elemento é a metade da distância internuclear mínima (d) que dois átomos desse
elemento podem apresentar, sem estarem ligados quimicamente.
O raio atômico dos elementos é uma propriedade periódica, pois seus valores variam periodicamente (isto é, aumentam e diminuem seguidamente) com o aumento do número atômico.
Potencial de ionização
Chama-se potencial ou energia de ionização a energia necessária para “arrancar” um elétron de um átomo isolado no estado gasoso. Essa energia é, em geral, expressa em elétron-volt (eV), que é a energia ou trabalho necessário para deslocar um elétron contra uma diferença de potencial de 1 volt. Na prática, o mais importante a ser considerado é o primeiro potencial de ionização, isto é, a energia necessária para “arrancar” o primeiro elétron da camada mais externa do átomo. O primeiro potencial de ionização aumenta conforme o esquema de Tabela Periódica a seguir.
Eletronegatividade
Eletronegatividade é a tendência que um átomo possui de atrair elétrons para perto de si, quando se encontra “ligado” a outro átomo de elemento químico diferente, numa substância composta. Linus Pauling procurou quantificar essa tendência, estabelecendo uma escala de eletronegatividade.
Com base na variação do raio atômico dos elementos, temos;
• Quanto menor o raio atômico, maior será a atração do núcleo pelos elétrons do nível de energia mais externo e, portanto, maior a eletronegatividade.
• Quanto maior o raio atômico, menor a atração do núcleo pelos elétrons do nível de energia mais externo e menor será a eletronegatividade. A eletronegatividade do átomo de um elemento químico aumenta conforme o raio atômico diminui.
A propriedade inversa à eletronegatividade é a eletropositividade, que é a capacidade que um átomo possui de se afastar de seus elétrons mais externos ao formar uma substância composta.
Fonte: FONSECA,Martha Reis Marques da. Química – Ensino Médio. 2 ed. — São Paulo: Ática, 2016 v.3, p. 192. Fonte: Propriedades periódicas. FELTRE, RICARDO. Química Geral — 6 ed. — São Paulo: Editora: Moderna, 2004. v.1, p. 123 – 127.
ATIVIDADES
Comentários
Postar um comentário