2º Ano Ensino Médio - Noturno - Biologia - História da Vida na Terra.

TEMA: Origem e evolução das plantas 

Os primeiros seres vivos da Terra surgiram no oceano. Com o passar do tempo, apareceram espécies animais que se adaptaram à vida em outros meios, como a terra e o ar. As plantas seguiram um caminho semelhante. As primeiras formas de vida vegetal, as algas, também vieram da água. Depois destas surgiram vegetais como os musgos – aqueles tapetes verdes que se formam no cimento, na pedra ou na parede depois de um período de chuvas. Apesar de viverem em ambiente terrestre, os musgos precisam de locais úmidos e com pouco sol. 
As algas verdes são um grupo diversificado que possui representantes uni e multicelulares e que são capazes de produzir seu próprio alimento pela fotossíntese (autotróficos). As plantas, por sua vez, são organismos exclusivamente multicelulares e, assim como as algas, realizam fotossíntese. Esses dois grupos de seres vivos apresentam várias semelhanças, o que leva muitos especialistas a acreditar que grupos de algas verdes possam ter originado as plantas terrestres. 
Diversas características sustentam a tese de que as algas deram origem aos vegetais, sendo uma delas a presença de um tipo especial de clorofila. Assim como nos vegetais, as algas verdes possuem clorofila a como pigmento responsável pelo processo de fotossíntese, além da existência de clorofila b e carotenoides atuando como pigmentos acessórios. 
O passo seguinte da evolução foi o surgimento de plantas que possuíam elementos para o transporte de água (pequenos canais), como as samambaias. Estas plantas possuem três partes fundamentais: a raiz (que fixa a planta na terra e absorve a água e os sais minerais), o caule (que possui vasos para conduzir a água e os nutrientes até as folhas), e a parte que faz a fotossíntese, formada pelas folhas.
Com o passar do tempo, vieram plantas maiores, com flores e frutos. Milhões de anos se passaram até que as plantas conquistassem ambientes terrestres e tornarem-se maiores mais complexas. Com o estudo de fósseis, foi possível aos cientistas estabelecer a cronologia de aparecimento das diferentes estruturas nas plantas. Ao longo do processo, as plantas se tornaram essenciais para a manutenção da vida na Terra como a conhecemos. Plantas compõe a base da cadeia alimentar de grande parte dos seres vivos. Além disso, muitas plantas liberam oxigênio no ambiente a partir da energia do Sol – processo chamado fotossíntese. Sem oxigênio, a grande maioria dos organismos atuais simplesmente não existiria. 
Com o tempo, o homem aprendeu a utilizar as plantas em seu benefício. Os vegetais têm diversas aplicações no dia a dia. A medicina, por exemplo, faz uso de plantas para extrair substâncias e produzir medicamentos. Anti-inflamatórios, analgésicos, digestivos, calmantes são feitos a partir de essências, extratos e outros componentes desses vegetais. O setor de cosméticos usa essas mesmas substâncias em diversos produtos, como perfumes e xampus. Borracha, carvão e madeira para construções também são extraídos das plantas.
ATIVIDADES

1 — (UFPA) De modo geral, nos vegetais, a transição da vida aquática para a vida terrestre foi acompanhada pelo aparecimento de: 
a) tubo polínico, não havendo mais necessidade de água para a fecundação; 
b) mecanismos que facilitaram a polinização; 
c) sistema radicular bem desenvolvido; 
d) sistema vascular bem desenvolvido; 
e) tecido epidérmico. 

2 — (UFCE) Todas as estruturas abaixo são indispensáveis para a sobrevivência dos vegetais no meio terrestre, EXCETO: 
a) Raízes com pelos absorventes. 
b) Anterozoides livre-natantes. 
c) Tecido vascular. 
d) Epiderme com estômatos. 
e) Epiderme com cutícula. 

3 — (UFF) Assinale a afirmativa errada: 
a) A vida vegetal surgiu na água, há 3 bilhões de anos. 
b) Em sua maioria, as plantas terrestres são vasculares. 
c) As pteridófitas alcançaram, num grau completo, a conquista do meio terrestre. 
d) As gimnospermas são, historicamente, mais antigas do que as angiospermas. 
e) As plantas terrestres menos diferenciadas são as briófitas. 

4 — (UEL) As modificações abaixo estão diretamente relacionadas com a conquista do ambiente terrestre pelas plantas, ao longo de sua história evolutiva, EXCETO: 
a) o desenvolvimento do processo fotossintético; 
b) o aparecimento dos tecidos de sustentação e de condução; 
c) a formação de raízes para a fixação e absorção de água; 
d) o surgimento de cutículas impermeáveis; 
e) o aparecimento dos estômatos. 

5 — Todas as alternativas contêm adaptações evolutivas que permitiram sobrevivência dos vegetais fora do ambiente aquático, EXCETO: 
a) Epiderme impregnada de cutina. 
b) Presença de parede celular. 
c) Presença de raiz. 
d) Tecidos condutores: xilema e floema. 
e) Troncos recobertos de súber

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.