2º Ano Ensino Médio - Noturno - Biologia - História da Vida na Terra.

TEMA: Doenças humanas causadas por protozoários 

As protozooses são doenças transmitidas por protozoários. Apesar de serem organismos de vida livre, na maioria dos casos, alguns protozoários são parasitas de animais e dos seres humanos. Amebíase, Giardíase, Malária, Doença de Chagas são algumas dessas protozooses. Os parasitos são geralmente transmitidos por água e alimentos contaminados por fezes, que contém os cistos desses microrganismos. Os cistos são uma forma inativa, que permite aos protozoários resistir por longos períodos no ambiente, sendo ativados no corpo do hospedeiro


.A maior ocorrência dessas doenças é nos países pobres e de clima quente, onde falta saneamento básico, tratamento eficiente da água e condições adequadas de higiene pessoal.

1 — Doença de Chagas 

A contaminação ocorre principalmente por ingestão de alimentos contaminados com as fezes do barbeiro, vetor da doença de Chagas. Também pode ser transmitida por transfusão de sangue, transplante de órgãos contaminados ou ainda ser transmitida da mãe ao bebê durante a gestação (congênita). Estima-se que no Brasil cerca de três milhões de pessoas estejam infectadas. Causada pelo Trypanossoma cruzi, que é um protozoário flagelado que parasita animais selvagens como o tatu. Outra espécie desse protozoário causa a doença do sono, que é muito comum na África e transmitida pela picada de uma mosca, conhecida como tsé-tsé. Cerca de 95% dos casos é provocado pelo Trypanossoma brucei gambiense, que ocorre nas regiões central e oeste da África. Há também o Trypanosoma brucei rhodesiense, no leste e sul da África.

2 — Malária 
Causada por diferentes espécies de protozoários do tipo plasmódio, sendo mais comum no Brasil o Plasmodium vivax. A malária é transmitida ao homem através da picada de mosquitos do gênero Anopheles. Também pode ser transmitida por transfusão de sangue. A malária ainda hoje mata centenas de milhares de pessoas no mundo. Especialmente em países pobres, onde há menos investimentos em pesquisas para erradicar a doença. 

3 — Amebíase 
A transmissão da doença ocorre principalmente por meio da ingestão da água ou dos alimentos contaminados pelas fezes contendo cistos de amebas. Também pode ser via sexual, através do contato oro-anal. A amebíase ou disenteria amebiana é provocada pela forma patogênica da ameba, chamada Entamoeba histolytica. Ocorre muito em países mais pobres, onde cerca de 50% das pessoas são contaminadas por ano. 

4 — Giardíase 
A infecção se dá tanto pela ingestão de água e alimentos contaminados, como pelo contato direto das mãos com objetos contaminados pelos cistos. O agente causador da giardíase é o protozoário flagelado Giardia lamblia, cujos cistos são eliminados nas fezes das pessoas contaminadas. 

5 — Tricomoníase 
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo Trichomonas vaginalis. É comumente transmitida entre parceiros que não utilizam proteção adequada (camisinha) e pode atingir tanto homens quanto mulheres. 

6 — Toxoplasmose 
A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii encontrado nas fezes de gatos. O ser humano é contaminado ao consumir carne de aves e mamíferos mal passadas e com os cistos dos parasitas. A doença pode ainda ser congênita, resultado da infecção da mãe durante a gestação. Como outras doenças oportunistas, a toxoplasmose pode se tornar extremamente agressivas em pessoas HIV positivas que por algum motivo parem de receber o tratamento antiviral, o que compromete seriamente o cérebro e pode levar a óbito.

ATIVIDADES

1 — (Concurso da Secretaria da Educação do Estado de Goiás 2010) As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são: 
a) Malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose. 
b) Dengue, difteria, micose e disenteria. 
c) Tripanossomíase, hepatite, esquistossomose e filariose. 
d) Toxoplasmose, difteria, filariose e micose. 

2 — Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e agente causador são, respectivamente: 
a) Doença de Chagas, barbeiro e Trypanosoma gambiensis; 
b) Úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania braziliensis; 
c) Doença-do-sono, mosca tse-tsé e Trypanosoma cruzi; 
d) Malária, mosquito culex e Plasmodium vivax. 

3 — Em março de 2005 foi constatado um surto da Doença de Chagas na região litorânea de Santa Catarina, atingindo 25 pessoas e resultando em 3 mortes. Este fato, totalmente inesperado para uma área não endêmica da doença, dificultou inicialmente o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde e chamou a atenção dos meios de comunicação, tendo grande repercussão em todo o país. A constatação da infecção natural pelo Trypanosoma cruzi em um gambá e em vários exemplares de triatomíneos confirmou a existência de um ciclo de transmissão do parasita naquela região. 
 Texto adaptado da “Revista Ciência Hoje”: NŽ 217, Jul. 2005. 
Sobre a origem, transmissão, aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas, é CORRETO afirmar que: 
(01) em geral, a doença tem duas etapas distintas no homem: a fase inicial, aguda, caracterizada por elevada parasitemia e estado febril, seguida de uma fase crônica, caracterizada pela diminuição do número de parasitas circulantes.  
(02) os hospedeiros intermediários do Trypanosoma cruzi podem ser tanto vertebrados como invertebrados.  
(08) as formas mais comuns de transmissão da doença são o contato com fluidos orgânicos de doentes e ingestão de alimento contaminado.  
(16) o tratamento mais eficaz da Doença de Chagas baseia-se na aplicação de antibióticos potentes.

4 — (FUVEST 2001) Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação: 
a) não procede, pois, a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas. 
b) não procede, pois, a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos. 
c) não procede, pois, a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita. 
d) procede, pois, a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.