2º Ano Ensino Médio - Noturno - Filosofia - Verdade e Validade.

 

A “República” é uma obra de Platão, que apresenta a ideia de um bom governante. Este deve ser sábio e deve administrar a polis para o bem de todos os cidadãos. Para tanto, este deve ser sábio, pois, segundo ele, o poder deve estar intimamente ligado ao conhecimento. O conhecimento da verdade mais profunda, proporcionado pelo uso da razão, liberto dos desejos e paixões pessoais, é a condição fundamental para que o governante tenha uma boa gestão. O livro todo é construído em forma de diálogos. 
O Mito da Caverna é o diálogo entre Sócrates e Glauco. O Filósofo apresenta ao jovem Glauco os desafios do pensamento racional consciente diante das sombras ideológicas de verdades universais fechadas. 
Ao apresentar essa Alegoria, Platão pretende elucidar a maiêutica Socrática e a condenação do mestre, por aqueles que tinham o conhecimento crítico, como ameaça a seu poder e status. 
O verdadeiro sábio, é aquele que se liberta das convenções impostas, encara as consequências da verdade, tal qual como ela é e a partilha, de forma a transformar a sociedade que vive, começando de si mesmo, para não ser um simples exercício de vaidade e egoísmo em direção à libertação do próximo das amarras da ignorância e da ilusão. 
O Mito da Caverna traz a nós, neste século, onde as facilidades tecnológicas, as informações formatadas para atingir um objetivo direcionado da opinião pública e as práticas de consumo, que são para muitos o caminho de realização e felicidade, a necessidade de refletir criticamente sobre tudo e entender o imenso vazio destas práticas e sua necessidade viciante do ter, sendo substituídas pelo auto – controle, auto – estima e percepção do outro, pois não estamos isolados na realidade.
Fazendo esta reflexão nos tornamos “donos de nós mesmos” e extraímos do mundo o que há de melhor e verdadeiramente útil para as nossas vidas. Superando as diversas dificuldades que se apresentarem, percebendo que os desafios e dificuldades que se apresentarem em nossas vidas, nunca serão superiores a capacidade que temos, graças ao uso de nossa análise criteriosa de nossa realidade e claro saboreando as verdadeiras realizações e conquistas da vida. 
Este período é muito fértil para fazermos um exercício de reflexão, onde o mundo tem um inimigo comum (COVID-19) e a arma é a consciência de si e a preocupação com o outro. É hora de rever nossos objetivos de vida, o que é real e o que é ilusão em nossos relacionamentos com todos que nos são próximos e claro no reinventar, elucidando as nossas capacidades, percebendo a responsabilidade exclusiva de nossos erros. Valorizar o nosso papel principal como protagonistas de nossa própria realidade. 
Entender que tudo está em constante transformação (O Devir – Heráclito de Éfeso – 540 a 470 A.C) e investir no próprio conhecimento através do aprofundamento na Educação, entendendo sua adaptação para esta etapa e esforço de todos (Pais, Professores, Supervisores, Diretores, meios de comunicação e todos os órgãos responsáveis do Estado) para manutenção da busca pelo conhecimento e formação intelectual. 
Através do esforço e adaptação a novas realidades em períodos de crise, que a humanidade deve reavaliar a sua existência no mundo e a importância de sair da “tranquilidade de navegar ao sabor dos ventos” e “tomar nas mãos os remos do esforço e da análise crítica da vida” rumo às “praias, onde a verdade brilha com uma luz inquestionável e a realização do Ser estabelece sua morada”. (Inspirado no livro “Fédon” de Platão)

ATIVIDADES

1 — Quando buscamos o termo OSTENTAÇÃO no dicionário, encontramos que significa a Exaltação dos bens materiais. Expressando a riqueza e o luxo. No popular, é o “Contar vantagem” buscando reconhecimento dos outros para si. Nestas últimas décadas, com o auge das redes sociais, esta prática tem sido frequente e muitas vezes expressa o ter e esquece o ser. Fazendo um paralelo com o Mito da Caverna, faça uma análise desta prática e apresente os benefícios e/ou malefícios desta cultura na vida do indivíduo. 

2 — Estamos em um período em que somos “bombardeados” o tempo inteiro de informações sobre a COVID-19 e suas consequências em toda realidade global. Os meios de comunicação têm vinculado orientações, relativas ao cuidado com informações falsas (Fake News) e as sanções penais a este respeito. Portanto, não basta conhecer os fatos. É necessária uma análise criteriosa para existir um conhecimento que expresse a situação em si. Em um breve texto, análise o real objetivo das “Fake News”, que como no Mito da Caverna, aparecem como “ideias das sombras” distorcendo a realidade.Qual seria a solução que devemos adotar em nossas vidas em relação a estes fatos?

3 — No Fédon, obra de Platão que retrata a morte de Sócrates, percebemos a apologia do prisioneiro liberto que busca a salvação de seus companheiros e é julgado e desacreditado pelos mesmos. Pensar e Agir, nunca é fácil. À medida que avançamos em nossa evolução acadêmica, abandonando hábitos e determinamos como foco, os nossos objetivos na busca da nossa auto realização e felicidade. Quais são os impactos percebidos no processo da nossa evolução intelectual diante da realidade em que vivemos?Aponte os pontos positivos ou negativos. Justifique sua resposta. Ainda em relação aos desafios que encontramos no processo de “Vencer na vida”, como devemos receber as críticas dos outros em relação a nossos atos e/ou ações?

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